one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

31 de março: golpe contra Jango completa 52 anos

Criado em 31/03/16 00h07 e atualizado em 31/03/16 18h06
Por Leandro Melito / Portal EBC

Brasília - Após o último discurso de João Goulart como presidente na noite do dia 30 de março de 1964, tropas militares e apoiadores civis começaram a se movimentar para sua derrubada. Nas primeiras horas do dia 31 de março, o golpe de Estado começou efetivamente com a saída de tropas de Minas Gerais em direção ao Rio de Janeiro, ainda sede do governo federal. Enquanto os insatisfeitos com o governo avançavam (para o que chamariam de "revolução"), Jango tentava articular a resistência junto a militares legalistas e sociedade civil. Confira as principais movimentações daquele dia:

Cronologia do Golpe de 1964

02h30 - Tropas do IV Exército partem de Juiz de Fora (MG)

General Mourão
Creative Commons - CC BY 3.0 - General Mourão

Reprodução / Revista O Cruzeiro

Em Minas Gerais, o general Olímpio Mourão Filho, comandante do IV Exército decidiu entrar em ação e escreveu no diário dele:“Acendi o cachimbo e pensei: não estou sentindo nada e, no entanto, dentro de poucas horas, deflagrarei um movimento que poderá ser vencido, porque sai de madrugada e terá que parar no meio do caminho”. Entre 3h e 4h, começou a movimentação das tropas  em direção ao Rio de Janeiro. Mourão fez uma nova anotação. “Eu estava de pijama e roupão de seda vermelho. Posso dizer com orgulho de originalidade: creio ter sido o único homem no mundo (pelo menos no Brasil) que desencadeou uma revolução de pijama”.

 

5h - O golpe avança também por telefone

General Mourão e o deputado Armando Falcão
Creative Commons - CC BY 3.0 - General Mourão e o deputado Armando Falcão

Acervo EBC

Mourão telefonou para o deputado Armando Falcão para informar sobre o movimento das tropas, que por sua vez telefona para o general Castelo Branco e avisa que as tropas já estavam na estrada União-Indústria, ligação entre Juiz de Fora e Petrópolis. Castelo ligou, então, para o irmão do comandante do II Exército e pediu para avisar o general Amaury Kruel que, sem ele, a movimentação “não passaria de uma aventura”. O recado chegou ao quartel-general do II Exército em São Paulo, mas Kruel se mantinha fiel a Goulart.

7h - Castello Branco articula o comando do RJ

Castello Branco
Creative Commons - CC BY 3.0 - Castello Branco

Arquivo Nacional / Agência Nacional

No Rio de Janeiro, o general Antonio Carlos Muricy recebeu a senha de Mourão para se dirigir a Juiz de Fora: “começou a brincadeira”. Avisado sobre a situação, Castelo Branco determinou que o general Antônio Carlos Muricy, em seu próprio automóvel, fosse ao encontro de Mourão e assumisse o comando das tropas. Muricy rumou para Minas no seu Rural Willys, enquanto Castelo  ao telefone tentava conter a marcha dos mineiros. Castelo Branco vai para o Ministério da Guerra e fala com o general Guedes, alegando que “não foi possível fazer nenhuma articulação” no Rio de Janeiro: "A solução é vocês voltarem, porque senão serão massacrados".

13h - EUA enviam porta-aviões para apoiar os golpistas no Brasil

Porta-aviões dos EUA
Creative Commons - CC BY 3.0 - Porta-aviões dos EUA

Divulgação: O dia que durou 21 anos / Pequi Filmes

O contra-almirante John Chew, vice-diretor de operações navais dos EUA, ordenava ao comandante em chefe da Esquadra do Atlântico o deslocamento de um porta-aviões à frente de uma força-tarefa para a “área oceânica na vizinhanças de Santos, Brasil” 

Rui Moreira Lima sobrevoa as tropas de Mourão com seu caça

Em iniciativa individual, o comandante da Base Aérea de Santa Cruz, coronel-aviador Rui Moreira Lima, por conta própria, decolou em um jato de caça. Os voos rasantes assustaram a tropa de Mourão. Sem ordens para atirar, retornou para a Base Aérea. Em depoimento para a Comissão Nacional da Verdade, em 2012, ele relembrou o episódio:

 

16h Jango tenta articular a resistêcia junto aos militares 

João Goulart em reunião com Peri Bevilacqua
Copyright - João Goulart em reunião com Peri Bevilacqua

Arquivo Nacional / Agência Nacional

Jango convocou o chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, o general Peri Bevilacqua ao Palácio. Bevilacqua apresentou a Jango um documento que expressava a opinião dos chefes dos Estados-Maiores do Exército e da Aeronáutica. O general garantiu que ainda era possível reestabelecer a confiança entre o Presidente da República e as Forças Armadas: uma declaração formal de se opor à deflagração de greves políticas, anunciadas pelo principal sindicato da época, o Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), ligado a Goulart.

CGT: "vamos decretar a greve"

 

João Goulart e Clodismidt Riani
Creative Commons - CC BY 3.0 - João Goulart e Clodismidt Riani

Erbes Soares Ferreira / Acervo Maria do Resguardo

Goulart telefonou para o presidente do CGT Clodsmidt Riani e pediu aos sindicalistas que evitassem a decretação de greves. “Presidente, o senhor vai me desculpar, mas o que pode manter um governo agora é só o povo na rua. Nós vamos decretar a greve e está decidido", respondeu o líder sindical.

18h - JK lança carta em defesa da "discilplina e hierarquia" e faz apelo a Jango

Juscelino Kubitschek e João Goulart
Creative Commons - CC BY 3.0 - Juscelino Kubitschek e João Goulart

Arquivo Nacional

No final da tarde, Juscelino Kubitschek divulgou uma nota afirmando que “a legalidade está onde estão a disciplina e a hierarquia”. Depois, foi conversar com o presidente no Palácio das Laranjeiras. Para evitar o golpe, o ex-presidente propôs a Jango uma solução política: nomear um novo ministério, de caráter conservador, punir os marinheiros e lançar um manifesto de repúdio ao comunismo. Jango não concordou. "Eu não posso fazer isso. Se fizer isso, dou uma demonstração de medo e um homem que tem medo não pode governar o país”, teria dito o presidente.

Carta da Presidência fala de resistência ao Golpe

Comunicado da Presidência
Creative Commons - CC BY 3.0 - Comunicado da Presidência

Erbes Soares Ferreira / Acervo Maria do Resguardo

Jango distribuiu aos repórteres um texto intitulado “Comunicado do Presidente da República”. A nota informava que o ministério da Guerra já havia enviado tropas do I Exército para acabar com a rebelião. O general Jair Dantas Ribeiro, que estava no Hospital se recuperando de uma cirurgia, reassumiu o ministério da Guerra. Fez contatos com o comandante do I Exército, general Armando de Moraes Âncora. A seguir, distribuiu uma nota aos comendantes dos quatro Exércitos declarando que a ordem seria reestabelecida a qualquer preço. Um avião T6 da FAB jogou os dois tipos de panfletos sobre Juiz de Fora

Regimento Sampaio adere ao Golpe

Tropas na proximidade com o RJ
Creative Commons - CC BY 3.0 - Tropas na proximidade com o RJ

Reprodução / Revista O Cruzeiro

O Regimento Sampaio,  I Regimento de Infantaria comandado pelo coronel Raymundo Ferreira de Souza, aproximava-se do que poderiam ser as linhas de combate. Ao chegar em Três Rios (RJ), o comandante do regimento, coronel Raymundo Ferreira de Souza, recebeu um telefonema do marechal Odílio Denys, de quem fora assistente, e mudou de lado:“Eu e toda minha tropa nos solidarizamos com o movimento revolucionário”. Mourão estava em Três Rios. Denys deslocou-se para o Vale do Paraíba onde manteve contatos para obter a adesão das tropas legalistas.

22h - Comandante em SP pede rompimento de Jango com a esquerda

O comandante do II Exército, general Amauri Kruel
Copyright - O comandante do II Exército, general Amauri Kruel

Reprodução / Revista O Cruzeiro

O comandante do II Exército em São Paulo, general Amauri Kruel pediu ao presidente que rompesse com a esquerda. Queria a demissão de Abelardo Jurema do ministério da Justiça e de Darcy Ribeiro da chefia do gabinete Civil e colocasse o CGT na ilegalidade. Jango negou o pedido. "Se essas são as suas condições, eu não as examino. Prefiro ficar com as minhas origens. O senhor que fique com as suas convicções. Ponha as tropas na rua e traia abertamente”. Em um novo contato telefônico, Kruel insiste na proposta mas Jango mantém a negativa.

23h - Kruel passa a apoiar o Golpe 

Kruel ordenou o deslocamento das tropas do II Exército e da Força Pública de São Paulo para o Vale do Paraíba no caminho para a Guanabara e divulgou manifesto em que diz ser preciso "salvar a pátria em perigo". O governador Ildo Meneghetti, refugiado em uma cidade do interior, ordenou, com sucesso, que a Brigada Militar apoiasse a revolta. 

Miguel Arraes e Gregório Bezerra são presos em Pernambuco

Prisão do governador de Pernambuco Miguel Arraes
Creative Commons - CC BY 3.0 - Prisão do governador de Pernambuco Miguel Arraes

Reprodução / Revista O Cruzeiro

No comando do IV Exército, o general Justino Alves Bastos, tomou posição ao lado dos golpistas e ordenou a prisão do governador de Pernambuco Miguel Arraes. O governador ainda fez um discurso por meio de um rádio de dentro do Palácio das Princesas, enquanto negociava com os apoiadores do golpe. Ouça:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Discurso de Miguel Arraes no dia 31 de março

No Porto de Recife, o início de uma greve foi reprimida pela Marinha. Gregório Bezerra incentivou uma revolta camponesa no sul do Estado. Preso, foi arrastado pelas ruas de Recife em um carro do Exército. Ele contou sobre o episódio em entrevista gravada. O registro foi recuperado e digitalizado pelo Armazém Memória.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário