one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Muro na Esplanada dos Ministérios

Imagem: Antonio Cruz/Agência Brasil

Compartilhar:

Muros da intolerância: a dificuldade do diálogo em tempos de crise política

Criado em 15/04/16 16h28 e atualizado em 16/04/16 16h21
Por Líria Jade e Cibele Tenório Edição:Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

Em Brasília, manifestantes a favor e contra o impeachment ficarão separados por um muro e um corredor de 80 metros de largura e um quilômetro de comprimento, entre a Catedral e o Congresso Nacional. O alambrado é para impedir a visibilidade e o contato entre os grupos contrários e reduzir a chance de provocações e embates. Coxinhas para um lado, petralhas para o outro - conforme os apelidos dados ao grupo pró e contra impeachment, respectivamante. O muro é também uma representação física do clima de intolerância que tomou conta do debate político do Brasil. Para o psiquiatra Daniel Martins, essa separação representa a incapacidade de convívio com o outro. “O impacto do radicalismo na vida prática é que não enxergamos o outro”, diz. 

O psiquiatra destaca que as posturas políticas adotadas acabam se tornando parte da identidade da pessoa - por isso a dificuldade de entender posições contrárias. “Quando se forma uma convicção, isso fica automaticamente, dependendo do grau de importância daquilo, misturado com a identidade do sujeito. Ele se torna uma pessoa que acredita naquilo e essa postura passa a ser uma parte constituinte da sua identidade”, explica. 

O sujeito não consegue colocar em suspenso e nem questionar a sua própria convicção, o que se traduz em dificuldades para estabelecer o debate saudável com quem tem opiniões diferentes . “Por isso, é difícil argumentar e contra-argumentar com as pessoas tentando questionar convicções. A partir do momento em que você apresenta argumentos contrários àquilo que ela é convicta, automaticamente a pessoa se defende porque se sente ameaçada na sua própria identidade”, completa Martins. O confronto gera emoções negativas como raiva, frustração e medo, que são contrárias ao raciocínio claro e preciso. 

Extremos: zona de conforto

“Quando falamos de política ou ciência, estamos falando de temas complexos. São muitas nuances e os detalhes escapam aos conhecimentos do leigo. A plena compreensão do que está sendo debatido é muito rara. Essa complexidade teoricamente faria com que as pessoas tivessem mais dúvidas, mas, na verdade, empurra as pessoas pros extremos de um lado ou de outro”, alerta o psiquiatra. 

Em geral, a maioria das pessoas opta por ignorar essa complexidade dos assuntos e se colocar em uma posição confortável. “O cérebro não lida bem com dúvidas, com incertezas. Quando a gente está com dúvida, está o tempo todo buscando a resposta e a certeza. Só que a visão simplista, normalmente, está nos extremos”. 

Como derrubar o muro da intolerância?

Uma saída para a intolerância e a construção do diálogo está no auto-questionamento. “As pessoas poderiam fazer um exercício de 'eu posso estar errado', 'talvez não seja assim'. Para debater, a gente precisa ter a possibilidade de colocar em dúvida a própria crença. Caso contrário, não falaremos de uma postura e sim de um dogma”, explica. 

Questionar-se não significa "entregar o jogo":  "ela pode pegar parte dos argumentos e inserir na sua visão, enriquecer o seu discurso ou ajustar sua visão de mundo”, complementa o médico. 

Outra medida que se mostra eficaz, segundo alguns estudos, é pedir para que o seu interlocutor explique detalhadamente a sua visão. “Quando as pessoas são confrontadas com a sua incapacidade de explicar minunciosamente suas posições, elas percebem que o assunto é muito mais complexo do que elas imaginavam e isso leva à diminuição do radicalismo”, exemplifica Martins. 

Lado a lado

Na semana que antecedeu a votação do impeachment na Câmara, O Portal EBC foi até a Esplanada para ouvir o que os dois lados têm a dizer sobre o assunto. Confira:

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário