one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Dilma é afastada; Temer assume e dá posse a novos ministros; siga ao vivo

Criado em 12/05/16 07h22 e atualizado em 12/05/16 21h59
Por Portal EBC

O Senado aprovou, nesta quinta-feira (12), por 55 votos favoráveis a admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Foram 22 votos contrários ao processo. A decisão permite ao Senado dar seguimento ao processo contra Dilma. A presidenta será afastada do cargo por até 180 dias, período em que um novo parecer será elaborado, debatido e votado.

Assista ao vivo a programação da TV Brasil sobre o impeachment:

21h59 - Ministro da Educação e Cultura reforça manutenção de programas e prega diálogo

O ministro da Educação e Cultura, Mendonça Filho, afirmou hoje (12) que os principais programas das duas pastas serão mantidos na nova fase do governo federal. “Eu reforço a tese que já foi dita pelo próprio presidente Michel Temer. Nenhum programa será descontinuado. Todos serão fortalecidos e aprimorados”, disse logo após cerimônia de posse da equipe ministerial de Michel Temer.

21h54 - Conheça os 23 ministros da equipe de Michel Temer

Michel Temer faz seu primeiro discurso como presidente interino, no Palácio do Planalto
Creative Commons - CC BY 3.0 - Acompanhado de sua equipe ministerial, Michel Temer faz seu primeiro discurso como presidente interino, no Palácio do Planalto (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

21h51 - Relator de contas de Dilma no TCU diz que impeachment é “vitória da cidadania”

O ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes, responsável por recomendar a rejeição das contas da presidenta Dilma Rousseff em 2014, disse hoje (12) que a aprovação, pelo Senado, da admissibilidade do processo de impeachment contra ela foi uma “vitória da cidadania”. Para o ministro, a aprovação, que levou ao afastamento de Dilma do governo por até 180 dias, foi uma “conquista de todos os segmentos da sociedade brasileira”.

21h43 - Meirelles diz estar preparado para enfrentar problemas da economia

O novo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse estar “preparado para enfrentar os problemas” da economia do país, mas não adiantou que ações tomará para debelar as crises fiscal e econômica. Segundo ele, as ações serão anunciadas no devido tempo.

21h40 - Confira na íntegra o primeiro pronunciamento de Michel Temer como presidente interino:

21h33 - Novo ministro do Trabalho acredita que desemprego será revertido até fim de 2016

O novo ministro do Trabalho, deputado federal Ronaldo Nogueira (PTB-RS), disse após a posse no Palácio do Planalto, acreditar que o desemprego será revertido até o fim do ano, mas não detalhou como isso será feito. “Precisamos acreditar no potencial do Brasil e do seu povo”.

A taxa de desocupação atingiu, no primeiro trimestre deste ano, 10,9%, e a população desocupada chegou a 11,1 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a maior taxa de desemprego da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) iniciada em 2012.

20h46 - Entidades científicas são contra fusão dos ministérios de CTI e Comunicações

Em resposta aos planos do presidente interino, Michel Temer, amplamente divulgados pela imprensa nacional, de fundir o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o das Comunicações, 13 entidades brasileiras, ligadas à área de ciências, enviaram manifesto conjunto a Temer intitulado “O MCTI é o motor do desenvolvimento nacional”. O documento diz que a fusão “é uma medida artificial,que prejudicaria o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país”, além do que pode comprometer as políticas públicas do setor.

20h30 - Ministro de Minas e Energia quer atrair investimentos privados para o setor

O novo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho (PSB-PE)
Creative Commons - CC BY 3.0 - O novo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho (PSB-PE) (Foto: Gustavo Lima/Agência Câmara)

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse hoje (12), após sua posse no Palácio do Planalto, que vai trabalhar para buscar investimentos privados para o setor. “Temos de dar previsibilidade às regras, aos contratos, porque o país vai voltar a crescer e a precisar de energia. Precisamos preparar as bases para que os investidores, nacionais ou estrangeiros, possam ter a tranquilidade de poder voltar a investir no Brasil”

19h11 - Lewandowski passa a presidir processo e manda citar Dilma para apresentar defesa

A presidenta afastada Dilma Rousseff terá prazo de 20 dias corridos, contados a partir de hoje (12), para apresentar sua defesa à Comissão Processante do Senado – a mesma comissão especial que fez a análise de admissibilidade do processo de impeachment e agora começará a fase de instrução do processo.

O mandado de citação a Dilma foi assinado hoje pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, que também tomou posse como presidente do processo de impedimento da presidenta. Lewandowski esteve no Senado para assinar a transferência da presidência do processo de Renan Calheiros para ele, e seu primeiro ato na nova condição foi a assinatura do mandado de citação a Dilma.

19h - Ex-ministro de Dilma, Helder Barbalho assume Integração Nacional

O presidente interino Michel Temer nomeou hoje (12) o peemedebista Helder Barbalho para o Ministério da Integração Nacional. Barbalho comandou o Ministério da Pesca e a Secretaria de Portos no governo da presidenta afastada Dilma Rousseff.

18h43 - Em ato na Paulista, movimentos sociais dizem não reconhecer governo Temer

Manifestantes contra o impeachment fazem ato na avenida Paulista
Creative Commons - CC BY 3.0 - Manifestantes contra o impeachment fazem ato na avenida Paulista (Foto: Mídia NINJA)

Em manifestação no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) desde o fim da tarde de hoje (12), movimentos sociais da Frente Povo Sem Medo disseram não reconhecer como legítimo o governo do presidente interino Michel Temer e prometeram intensificar a mobilização nas ruas do país.

18h30 - Manifestantes tentam subir rampa do Planalto e PM reage com gás de pimenta 

Manifestantes tentam subir rampa do Planalto e PM reage com gás de pimenta
Creative Commons - CC BY 3.0 - Em protesto contra o impeachment, mulheres tentam subir a rampa do Palácio do Planalto e recuam após serem recepcionadas com gás de pimenta pela Polícia Militar (Foto: Mídia NINJA e Janine Moraes/Fotojornaleira)

Manifestantes contrários ao impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff pularam as grades de contenção em frente ao Palácio do Planalto e conseguiram subir alguns metros da rampa do prédio. A segurança do Planalto e a Polícia Militar atuaram para conter o grupo usando gás de pimenta.

18h12 - Temer pede confiança e diz que brasileiros vão colaborar para saída da crise

Michel Temer dá posse a novos ministros e faz discurso de posse
Creative Commons - CC BY 3.0 - Michel Temer dá posse a novos ministros e faz discurso de posse (Foto: Pedro Peduzzi/Agência Brasil)

Em suas primeiras palavras como presidente interino da República, Michel Temer, disse que o povo brasileiro há de “prestar sua colaboração para tirar o país da crise em que se encontra", mencionou entusiasmo dos políticos que o prestigiam e voltou a falar que é “urgente pacificar a Nação” e “unificar o Brasil”.

Após dar posse aos novos ministros de seu governo, que comporão uma equipe menor, Temer citou algumas vezes a necessidade de recuperação da economia. Segundo ele, é “urgente” fazer um governo de “salvação nacional”.

18h11 - Fernando Coelho assume Ministério de Minas e Energia

Fernando Coelho Filho foi eleito três vezes deputado federal pelo PSB, desde 2007, era líder do partido na Câmara. É de Recife. Sua primeira candidatura foi em 2006, aos 22 anos, quando obteve 117.720 votos. Fernando Coelho é filiado ao PSB desde 2005. O parlamentar é formado em administração de empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, em São Paulo.

18h04  -Fabiano Silveira é o ministro da Fiscalização, Transparência e Controle

Bacharel em direito e doutor em ciências penais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fabiano Silveira assume o Ministério da Fiscalização, Transparência e Controle, antiga Controladoria-Geral da União. É consultor legislativo do Senado Federal para as áreas de direito penal, processual penal e penitenciário, desde 2002. Está no segundo mandato como conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde também já ocupou a função de ouvidor-geral. Foi membro da comissão redatora do anteprojeto de reforma do Código do Processo Penal e atuou como conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público de 2011 a 2013.

17h56 - General Etchegoyen assume o Gabinete de Segurança Institucional de Temer

O general Sérgio Westphalen Etchegoyen, 63 anos, será o novo ministro do Gabinete de Segurança Institucional. Natural de Cruz Alta (RS), ele ingressou no Exército em março de 1971, na Academia Militar das Agulhas Negras, e foi declarado aspirante a oficial da arma de Cavalaria em dezembro de 1974.

17h54 - Autor do 342º voto na Câmara pelo impeachment, Bruno Araújo assume Cidades

 

Alçado aos holofotes por ter proferido o 342º voto a favor da admissibilidade do impeachment da presidenta Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, o que garantiu a maioria de dois terços necessária para que o pedido fosse encaminhado ao Senado, o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) assume hoje o Ministério das Cidades. Ele é um dos nomes indicados pelo PSDB para compor o governo de Michel Temer, que assumiu a Presidência após Dilma ter sido afastada por até 180 dias, enquanto o Senado realiza o julgamento final sobre seu impedimento.

17h53 - Ex-aliado de Dilma, Leonardo Picciani é o novo ministro do Esporte

O deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ) é o novo ministro do Esporte no governo de Michel Temer. Eleito pela primeira vez em 2002, quando tinha 22 anos, ele está em seu quarto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados e deixa a vaga de líder do PMDB na Casa para assumir o cargo no Executivo.

17h52 - Fábio Medina é o novo titular da Advocacia-Geral da União

O gaúcho Fábio Medina é mestre em direito público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Direito Administrativo pela Universidade Complutense de Madri. Foi membro do Ministério Público do Rio Grande do Sul de dezembro de 1991 a janeiro de 2006, exonerando-se para exercer a advocacia privada. É sócio-titular e fundador do escritório Medina Osório Advogados.

17h50 - Henrique Eduardo Alves volta ao Ministério do Turismo

henrique alves presidente da cãmara fazendo positivo
Creative Commons - CC BY 3.0 - Henrique Alves volta a comandar o Ministério do Turismo (Foto: Arquivo ABr)

O ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (PMDB) vai voltar a ocupar a pasta que deixou quando o PMDB rompeu com o governo em março. O novo ministro presidiu a Câmara dos Deputados entre 2013 e 2014, e atualmente está sem mandato eletivo na Casa após 44 anos como deputado federal pelo Rio Grande do Norte.

17h48 - Sarney Filho assume Ministério do Meio Ambiente

Sarney Filho
Creative Commons - CC BY 3.0 - O deputado Sarney Filho é o novo ministro do Meio Ambiente (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O maranhense Sarney Filho (PV-MA) foi eleito para o seu primeiro mandato de deputado federal em 1982, e hoje está em seu nono mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. O advogado de 58 anos é filho do ex-senador José Sarney e assume o Ministério do Meio Ambiente no governo do presidente Michel Temer. O deputado, também conhecido como Zequinha Sarney, já comandou a pasta do Meio Ambiente durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1999 e 2002.

17h46 - Indicado pelo PP, deputado Ricardo Barros vai comandar a Saúde

O nome escolhido pelo presidente Michel Temer para o Ministério da Saúde foi o do deputado federal Ricardo Barros, indicado pelo PP, partido que vem mostrado apoio ao PMDB no impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Engenheiro civil de formação, Barros foi filiado ao antigo PFL (1988 – 1997) e ao PPB (1997-2003), antes de entrar no PP em 2003. Com atuação na área de indústria e comércio, participação na Comissão de Finanças e Tributação e no Conselho de Ética, ambas na Câmara dos Deputados, o novo ministro não tem histórico de contribuições na área da saúde.

17h45 - Ex-líder do governo no Senado, Romero Jucá é o novo ministro do Planejamento

Romero Jucá
Creative Commons - CC BY 3.0 - O senador Romero Jucá assumirá o Ministério  do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Foto: Arquivo ABr)

O novo ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Romero Jucá, é senador pelo PMDB de Roraima. Ele assumiu o terceiro mandato consecutivo em fevereiro de 2012. Foi líder do governo no Senado, designado pelos presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT).

17h44 - Articulador político, Geddel Vieira Lima ocupa Secretaria de Governo

Geddel Vieira Lima, de Salvador, vai ocupar o cargo de secretário de Governo da Presidência da República na gestão do presidente interino Michel Temer. Ele ocupou o cargo de presidente do PMDB da Bahia por muitos anos.

17h44 - Marcos Pereira assume Ministério da Indústria e do Comércio 

Indicado para o cargo de ministro da Indústria e do Comércio, Marcos Antônio Pereira nasceu em Linhares, no interior do Espírito Santo, tem 44 anos, é evangélico, advogado e presidente nacional do Partido Republicano Brasileiro (PRB). A partir de 1995, foi diretor administrativo e financeiro da TV Record do Rio de Janeiro, onde permaneceu até o final de 1999, quando assumiu a Rede Mulher de Televisão. Em 2003 tornou-se vice-presidente da Rede Record de Televisão.

17h43 - Ministro das Comunicações, Gilberto Kassab integrou governo Dilma

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, durante a abertura da 18ª Marcha em Defesa dos Municípios
Creative Commons - CC BY 3.0 - Gilberto Kassab é o novo ministro da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (Foto: Arquivo/ABr)

O presidente interino Michel Temer escolheu Gilberto Kassab, ex-ministro das Cidades na gestão da presidenta afastada Dilma Rousseff, para comandar o Ministério de Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações. Kassab deixou o cargo em abril, depois de o seu partido, PSD, ter declarado voto favorável ao processo de impeachment da petista, na Câmara dos Deputados. Além das atribuições do setor de comunicações, Kassab vai coordenar as atividades do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será incorporado à pasta.

17h42 - Deputado pelo PMDB, Osmar Terra vai comandar o Ministério Social

Osmar Terra
Creative Commons - CC BY 3.0 - Osmar Terra assumirá Ministério Social (Foto: Arquivo ABr)

 

O deputado federal Osmar Gasparini Terra (PMDB-RS) foi escolhido pelo presidente interino Michel Temer para comandar o Ministério Social. A pasta vai cuidar de políticas sociais, reunindo os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social. Ficará a cargo de Osmar Gasparini Terra cuidar de programas como o Bolsa Família e de financiamentos à agricultura familiar.

17h42 - Novo ministro da Educação foi autor da emenda da reeleição em 1997

Recifense, filho do ex-deputado federal José Mendonça Bezerra, José Mendonça Bezerra Filho foi, em 1986, aos 20 anos, o deputado estadual mais novo eleito no país. Como deputado federal, Mendonça foi o autor da emenda da reeleição em 1997, permitindo que o então presidente Fernando Henrique Cardoso conquistasse um segundo mandato.

17h42 - Ex-deputado federal por Alagoas, Maurício Quintella assume Transportes

O ministro dos Transportes do governo Temer, Maurício Quintella, deverá comandar também os setores de aviação civil e de portos, que serão incorporados à pasta. Natural de Maceió, Quintella tem 45 anos e é formado em direito pelo Centro de Ensino Superior de Maceió.

17h41 - Ministro da Agricultura, Maggi é um dos maiores produtores de soja do país

 

Ministro da Agricultura, Blairo Maggi
Creative Commons - CC BY 3.0 - O novo ministro da Agricultura, Blairo Maggi  (Foto: André Corrêa/Agência Senado)

O novo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, é conhecido por ser um dos maiores produtores e exportadores de soja do país. Filiado ao PR desde 2007, Maggi deixou ontem (11) a legenda para ingressar no PP.

17h32 - Temer discursa como presidente em exercício e dá posse a ministros

Tem início cerimônia em que o presidente interino Michel Temer dá a posse aos novos ministros. Temer deverá fazer seu primeiro pronunciamento após o Senado ter decidido pelo afastamento da presidenta Dilma Rousseff por 180 dias.

17h23 - Osmar Terra diz que "orientação de Michel Temer é manter programas sociais"

O deputado Osmar Terra (PMDB-RS), que deve assumir o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, que o importante agora é não “deixar a máquina [pública] parar e não parar os programas sociais”. “Este é o desafio que a gente tem agora”.

17h13 - Paes lamenta impeachment, mas garante que mudança não prejudica Olimpíada

O prefeito Eduardo Paes lamentou hoje (12) o atual momento político que o Brasil atravessa, mas garantiu que essa instabilidade não trará prejuízo aos Jogos Olímpicos. Paes informou que conversou ao telefone com o presidente interino, Michel Temer, no último sábado, que garantiu seu compromisso com a Olimpíada.

16h57 - Lewandowski diz que não será protagonista do processo de impeachment

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou hoje (12) que, como presidente do processo de impeachment, não será o protagonista. Com a aprovação da admissibilidade do impedimento pelo Senado Federal, o presidente do STF assume o comando do processo a partir desta quinta-feira.

16h41 - Nas redes sociais, Dilma diz que governo sem voto não será respeitado

A presidenta da República afastada, Dilma Rousseff, publicou um vídeo nas redes sociais em que condena mais uma vez o processo de impeachment que vai julgar, nos próximos 180 dias, se ela cometeu crime de responsabilidade. Na gravação, ela afirma que seu governo foi vítima de “sabotagem”, que foi eleita por 54 milhões de brasileiros e que “o que está em jogo” não é o seu mandato e, sim, “as conquistas dos últimos treze anos”, quando ela e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva governaram o país.

16h39 - Unasul diz que afastamento de Dilma abre precedente perigoso

Segundo o secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Ernesto Samper, o impeachment é um tipo de "ruptura da ordem democrática", que pode levar o Brasil a ser suspenso do bloco econômico, já que tem "caráter político". Samper criticou ainda a postura dos parlamentares na Câmara dos Deputados, que "não deram espaço" para que a defesa de Dilma fosse realizada de maneira correta.

16h15 - "É um momento difícil para o Brasil", diz Pezão

O governador licenciado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse hoje (12) que este é um momento "muito difícil" para o Brasil. Ele afirmou que o governo do Rio manterá as relações institucionais com o governo federal, na figura do presidente em exercício, Michel Temer, para que, juntos, possam "criar propostas para que o país e o estado superem a crise econômica". Em nota, ele também agradeceu a ajuda que a presidenta Dilma Rousseff deu ao povo do Estado do Rio.

16h10 - Solidariedade assume Desenvolvimento Agrário e Incra

O partido Solidariedade vai assumir o comando de uma nova Secretaria de Desenvolvimento Agrário e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no governo a ser anunciado em breve pelo presidente interino Michel Temer. O Incra será presidido por Leonardo Dias, segundo o deputado Paulinho da Força (SD-SP). No enxugamento da máquina pública a ser promovido por Temer, o Ministério do Desenvolvimento Agrário irá se tornar uma secretaria dentro do Ministério da Agricultura. O nome que assumirá a área ainda não foi definido. “Deve ser um técnico”, disse Paulinho a jornalistas, na portaria do Palácio do Jaburu.

15h49 - Ex-ministros participam de ato de apoio à Dilma

Dilma Rousseff deixa planalto acompanhada de apoiadores e parlamentares para discursar ao público após seu afastamento
Creative Commons - CC BY 3.0 - Dilma Rousseff deixa planalto acompanhada de apoiadores e parlamentares para discursar ao público após seu afastamento (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Ex-ministros dos governos Dilma e Lula participaram, no Palácio do Planalto, do ato de apoio à presidenta Dilma Rousseff, afastada hoje (12) da Presidência da República. “Estamos com ela e estamos todos indignados. Vamos lutar muito para reverter esse processo no Senado, e vamos lutar para a Dilma retomar seu mandato, usando a comissão para esclarecer o país sobre o golpe que está acontecendo”, disse a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) à Agência Brasil.

15h27 - Secretário-geral da ONU acompanha acontecimentos políticos no Brasil

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, está acompanhando os acontecimentos no Brasil, afirma nota divulgada hoje (11) por seu porta-voz, Stéphane Dujarric. A nota diz que Ban Ki-moon confia que as autoridades do país “vão honrar os compromissos democráticos do Brasil, aderindo ao Estado de Direito e à Constituição.” O secretário-geral também expressou gratidão pelas contribuições brasileiras ao trabalho das Nações Unidas.

15h06 - Cardozo diz que vai continuar defendendo Dilma em impeachment

“O Conselho de Ética da Presidência da República disse que tem uma quarentena, mas que na causa específica relativa ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff não haveria nenhum conflito para que eu pudesse continuar, não só para não prejudicar a defesa, mas como também é uma situação em que eu já atuava como advogado dela. Houve uma liberação específica para esta causa: atuar no caso do impeachment”, afirmou ex-ministro da Advocacia-Geral da União, José Eduardo Cardozo.

15h01 - Imprensa internacional repercute afastamento de Dilma

O impedimento de Dilma Rousseff pelo Senado foi assunto nos principais veículos internacionais, como o The New York Times e o El País. 

Vídeo: Repórter Brasil/TV Brasil

14h55 - Mulheres se acorrentam às grades do Palácio do Planalto

Um grupo de mulheres se acorrentou hoje (12) às grades que cercam o Palácio do Planalto logo após a saída da presidenta Dilma Rousseff do local. “Vamos ficar aqui até tirarem a gente”, disse a jornalista Bia Barbosa, explicando que o coletivo é formado por mulheres de diferentes entidades.

Vídeo: Luciano da Luz/Mídia NINJA

14h39 - Ex-ministros criticam falta de diversidade no ministério de Temer

Ex-ministros e parlamentares aliados do governo da presidenta afastada Dilma Rousseff avaliaram que o ministério anunciado pelo presidente interino Michel Temer, que toma posse hoje (12), representa um retrato do novo governo, já que não constam, entre os nomes anunciados, mulheres ou negros. Temer divulgou mais cedo a lista de ministros, seis dos quais já integraram o governo de Dilma ou o governo de Lula.

14h20 - Joaquim Barbosa diz que impeachment está sendo feito sem consulta à população

O ex-ministro do STF disse que é "radicalmente favorável" à convocação de novas eleições pra presidente. "Essa é a verdadeira solução. A solução que eliminaria toda essa anomalia, esse mal-estar com o qual nós seremos obrigados a conviver nos próximos dois anos e oito meses. Dar a palavra ao povo”, defendeu.

13h50 - Governo Temer: Esplanada deixa de ter ministras

Com o anúncio dos novos ministros do governo interino de Michel Temer, a participação de mulheres no Poder Executivo Federal sofreu um retrocesso e voltou ao patamar do governo de Ernesto Geisel (1974-1979). Saiba mais no link.

13h15 - Cardozo vai continuar como advogado no processo de impeachment de Dilma

Ministros exonerados devem cumprir uma quarentena de 180 dias. Mas Cardozo disse que consultou o Conselho de Ética da Presidência da República e recebeu a orientação de que não haveria conflito nessa situação, porque ele já vinha acompanhando o caso. Além disso, ele destacou que é uma forma de não prejudicar o direito de defesa.  

13h10 - Confira lista oficial de ministros nomeados por Temer

- Gilberto Kassab, ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
- Raul Jungmann, ministro da Defesa
- Romero Jucá, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
- Geddel Vieira Lima, ministro-chefe da Secretaria de Governo
- Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional
- Bruno Araújo, ministro das Cidades
- Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
- Henrique Meirelles, ministro da Fazenda
- Mendonça Filho, ministro da Educação e Cultura
- Eliseu Padilha, ministro-chefe da Casa Civil
- Osmar Terra, ministro do Desenvolvimento Social e Agrário
- Leonardo Picciani, ministro do Esporte
- Ricardo Barros, ministro da Saúde
- José Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente
- Henrique Alves, ministro do Turismo
- José Serra, ministro das Relações Exteriores
- Ronaldo Nogueira de Oliveira, ministro do Trabalho
- Alexandre de Moraes, ministro da Justiça e Cidadania
- Mauricio Quintella, ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil
- Marcos Pereira, ministério da Indústria e Comércio
- Fabiano Augusto Martins Silveira, ministro da Fiscalização, Transparência e Controle (ex-CGU)
- Fábio Osório Medina, AGU

12h59 - Michel Temer é notificado e assume Presidência

O senador Vicentinho Alves (PMDB-TO) notificou, às 11h27 de hoje (12), o vice-presidente Michel Temer sobre o afastamento da presidenta Dilma Rousseff do cargo por até 180 dias. Ele passa a ser presidente interino e possuir plenos poderes de nomear a equipe de governo e gerenciar o Orçamento da União.

12h43 - Senador diz que PT fará oposição "dura" ao governo Temer

Com a aprovação da abertura de processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, o senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que deixa de ser líder do governo no Senado.

12h40 - Dilma já está no Palácio da Alvorada

Após discursar no Palácio do Planalto, a presidenta afastada Dilma Rousseff já chegou ao Palácio da Alvorada.

O comboio, composto por sete carros oficiais, chegou à residência oficial de Dilma por meio da entrada do Palácio do Jaburu, residência oficial de Michel Temer.

12h34 - Nomeados os membros da equipe que acompanhará Dilma no Alvorada

No mesmo dia em que o Senado aprovou a admissibilidade da abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, o Diário Oficial da União traz a nomeação da equipe que acompanhará a presidenta até a conclusão do processo. Dilma terá que se afastar do cargo por até 180 dias para se defender das acusações de crime de responsabilidade fiscal, Durante o afastamento, o Senado vai elaborar um novo parecer sobre as denúncias contra a petista, debater o documento e votá-lo.

11h55 - "Nossa democracia está sendo objeto de um golpe", diz Dilma a apoiadores

A presidenta afastada Dilma Rousseff faz neste momento um discurso para manifestantes e apoiadores do governo concentrados do lado de fora Palácio do Planalto. Segundo Dilma, o país vive um momento trágico. Ele voltou a negar que tenha cometido crime de responsabilidade e classificou o processo de impeachment contra ela de "golpe". 

11h51 - Ouça íntegra da declaração de Dilma Rousseff após afastamento

Em declaração no Palácio do Planalto, a presidenta afastada Dilma Rousseff afirmou, nesta quinta-feira (12), que seu governo, desde as eleições de 2014, sofreu “intensa sabotagem” por parte da oposição. Ela também resssaltou que jamais recebeu propina  e que não tem contas no exterior.

11h36 - Conheça a trajetória política de Michel Temer, que assume a presidência da República

Considerado o principal cacique do PMDB, Michel Temer é filiado à sigla desde 1981 e assume a presidência da República por até 180 dias diante do afastamento da presidenta Dilma Rousseff, que responde a processo de impeachment no Congresso Nacional. O distanciamento da chefe do Executivo foi definido após votação, na madrugada desta quinta-feira (12), no Plenário do Senado Federal, e referendada por 55 senadores.

11h34 - Saiba quais foram últimos atos de Dilma antes de ser afastada do Executivo

A presidenta Dilma Rousseff viveu o período mais turbulento do seu mandato durante os últimos dois meses. A expectativa de afastamento do comando do Executivo teve início em 17 de abril, quando a Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade do processo de impeachment na Casa, e chegou ao fim na manhã desta quinta-feira (12), quando o Senado decidiu pela instauração oficial do processo e seu afastamento da presidência por até 180 dias.

11h29 - Punição sem crime é a "maior das brutalidades" contra ser humano, diz Dilma

Cercada por dezenas de ex-ministros, parlamentares e servidores do Palácio do Planalto, a presidenta afastada Dilma Rousseff faz neste monento um pronunciamento à imprensa em que classificou o processo contra ela de "impeachment fraudulento". Dilma Rousseff admitiu que pode ter cometido erros, mas enfatizou que não cometeu crimes e que está sofrendo injustiça, a "maior das brutalidades que pode ser cometida".

11h17 - Começa declaração de Dilma após afastamento do governo

Dilma recebe jornalistas e militantes para dar a primeira declaração pública após o afastamento após o Senado. 

Vídeo: TV NBR

Ela diz que a democracia e as conquistas dos últimos 13 anos estão jogo com o afastamento dela. Ela apontou que o impeachment é "fraudulento e golpe". "Essa é a maior brutalidade que pode acontecer com um ser humano. Puní-lo por um crime que não cometeu. Sou inocente. Posso ter cometido erros e não cometido crimes", diz. 

Ela também falou que continuará lutando para voltar à Presidência: "Tenho orgulho de ser a primeira mulher presidenta. O destino me reservou muitos e grandes desafios e consegui vencer". 

10h36 - Temer receberá notificação no Palácio do Jaburu

O vice-presidente Michel Temer aguarda, no Palácio do Jaburu, a notificação sobre o afastamento da presidenta Dilma Rousseff. Por volta das 9h, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, chegou ao Jaburu e deverá estar presente quando Temer receber o documento das mãos do senador Vicentinho Alves (PR-TO).

10h31 - Processo de impeachment repercute na imprensa internacional

A votação no Senado Federal e a admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff foram destaque, na manhã de hoje (12), nos sites dos principais jornais da Europa. Por 55 votos a favor e 22 contra, o Senado aprovou a abertura do processo e o afastamento de Dilma do cargo por até 180 dias, até que o mérito do impeachment seja votado.

10h26 - Acampamento pró-impeachment em frente à Fiesp começa a ser desmontado

Cinquenta e oito dias após serem montadas na calçada em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), algumas das barracas do acampamento pró-impeachment da presidenta Dilma Rousseff começaram a ser desfeitas na manhã de hoje (12).

10h19 - Eliseu Padilha: dois ministérios ainda estão indefinidos

Ao chegar hoje às 10h ao Palácio do Jaburu, o ex-ministro e ex-deputado Eliseu Padilha disse que será o novo ministro da Casa Civil da Presidência da República.

Afirmou que dos 22 ministérios, 20 já estão com nomes definidos. Quanto ao Ministério de Minas e Energia, Padilha disse que “é certo que ficará com o PSB, mas há disputa”.

10h05 - Macri diz que Argentina manterá diálogo com governo Temer

O governo argentino emitiu um breve comunicado, para dizer que “respeita o processo institucional” no Brasil e que “continuará dialogando com as autoridades constituidas, para seguir avançando no processo de integracao bilateral e regional”.

09h58 - Dilma Rousseff já está no Palácio do Planalto

A presidenta Dilma Rousseff, chegou as 9h48 ao Palácio do Planalto, onde vai ser notificada, pelo primeiro-secretário da Casa, senador Vicentinho Alves (PR-TO), de seu afastamento por até 180 dias, enquanto o processo de impeachment será conduzido no Senado.

09h37 - Edinho Silva: “Brasil amanhece hoje um país menos democrático”

O ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, disse hoje (12), em seu blog pessoal, que o afastamento da presidenta Dilma Rousseff pelo Senado é “um inaceitável desrespeito à Constituição e à vontade do povo brasileiro”. Edinho foi exonerado nesta quinta do cargo junto com outros ministros de Dilma.

9h23 - Deputado avalia o que muda com a entrada de Michel Temer na presidência

Para o deputado federal, Osmar Serraglio (PMDB-PR) com a entrada de Michel Temer na presidência, uma vez que a maioria do Senado Federal votou pela adminissibilidade do processo de impeachment contra Dilma Rousseff, o que a afasta do cargo por até 180 dias, há um "alento ainda com todas as dificuldades que serão enfrentadas".

9h15 - Dilma faz pronunciamento no Palácio do Planalto às 10h

O Palácio do Planalto prepara uma cerimônia no gabinete presidencial, no terceiro andar do prédio, onde Dilma receberá o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, autoridades e personalidades aliadas para assinar a notificação, que será entregue pelo primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado, senador Vicentinho Alves (PR-TO).

9h05 - Em seu perfil no Facebook, Dilma diz que decisão do afastamento "é golpe"

A presidenta Dilma Rousseff publicou em seu perfil no Facebook, às 8h30, que a decisão do Senado de abrir processo de julgamento contra ela "é golpe". Dilma, que acompanhou toda a votação da admissibilidade do processo de impeachment no Palácio da Alvadora disse que “quanto mais uma palavra se aproxima da realidade que se quer esconder, maior o incômodo que seu uso traz.”

8h59 - Intimação a Dilma traz prerrogativas que ela terá durante afastamento do cargo

No documento, Renan diz que a partir do recebimento da intimação está instaurado o processo de impedimento por crime de responsabilidade, ficando Dilma Rousseff, nos termos do Art. 86, §1º, II, da Constituição Federal, suspensa das funções de presidente da República por até 180 dias.

Na mesma notificação o presidente do Senado diz que prerrogativas Dilma manterá nesse período. “Uso de residência oficial, segurança pessoal, assistência saúde, transporte aéreo e terrestre, remuneração e equipe a serviço do gabinete pessoal da Presidência”, diz a intimação.

8h22 - Impeachment: Anastasia diz que mérito do julgamento é de exclusividade do Senado

O relator da Comissão Especial do Impeachment, Antonio Anastasia (PSDB-MG) disse hoje (12), após a aprovação da admissibilidade da denúncia de crime de responsabilidade contra a presidenta Dilma Rousseff pelo plenário do Senado, que o mérito do julgamento é de exclusividade da Casa.

8h13 - Aécio diz que Temer tem grande chance e não pode errar

O afastamento da presidenta Dilma Roussef repercutiu entre os senadores da oposição. O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse hoje (12) que o vice-presidente Michel Temer, que ocupará a presidência durante o afastamento de Dilma, terá que se colocar à altura das expectativas e desafios do país e que não poderá errar.

7h47 - Manifestantes festejam na Avenida Paulista resultado da votação no Senado

Manifestantes ocupavam às 7h20 de hoje (12) duas faixas da avenida Paulista, em frente à sede da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), no sentido Paraíso. Eles comemoravam a aprovação da admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff no Senado, onde houve 55 votos a favor e 22 contra.

7h42 - Julgamento do mérito do impeachment terá prazo "justo", diz Raimundo Lira

O presidente da Comissão Especial do Impeachment no Senado, Raimundo Lira (PMDB-PB), disse há pouco que a definição do rito da comissão que analisará, agora, o mérito das denúncias contra a presidenta Dilma Rousseff será definido hoje (12), às 16h, em reunião dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.

7h40 - Abriu-se caminho para a “imposição de um governo ilegítimo”, diz Rui Falcão

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, disse hoje (12) em nota que foi aberto caminho para a “imposição de um governo ilegítimo”. Ele se refere à aprovação do processo deimpeachment da presidenta Dilma Rousseff, do PT, no Senado, no início da manhã, por 55 votos.

7h32 - Impeachment: Confira quais foram as palavras mais usadas pelos senadores em seus discursos

Entre as palavras mais usadas nos discursos dos parlamentares, estão termos como "República" e "Brasil". Termos mais políticos também figuram nos discursos. A palavra "golpe" apareceu 127 vezes, enquanto o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi mencionado em 254 momentos. O nome do vice-presidente Michel Temer, por sua vez, foi citado em 69 ocasiões. 

7h18 - Saiba como votou cada partido no plenário do Senado

7h11 - Dos 81 senadores, 12 são investigados na Lava-Jato; confira como votaram no impeachment

Dentre os 81 parlamentares que compõem o Senado, um total de 12 são investigados pela operação Lava-Jato, da Polícia Federal. A maior parte está filiada ao PMDB, um total de quatro. Outros três representam o PP, e três o PT. Um senador é do PSB e um do PTC. 

6h51- Dilma será afastada do cargo por até 180 dias; Temer assume presidência

A decisão tomada na madrugada desta quinta (12) permite ao Senado dar seguimento ao processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Ela será afastada do cargo por até 180 dias, período em que um novo parecer será elaborado, debatido e votado. Nesse período, o vice Michel Temer assumirá a presidência do país até o encerramento do processo. 

Para ser afastada do cargo, Dilma deverá ser notificada pelo primeiro-secretário da Mesa do Senado, Vicentinho Alves (PR-TO), o que deverá ocorrer nesta quinta-feira (12). Em seguida, Temer também será comunicado de que assumirá a presidência. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário