one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

Imagem: Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

Compartilhar:

Impeachment: Confira quais foram as palavras mais usadas pelos senadores em seus discursos

Criado em 12/05/16 03h02 e atualizado em 12/05/16 07h32
Por Portal EBC

Após mais de 18 horas de sessão, o plenário do Senado decidiu, por 55 votos favoráveis, pela admissibilidade do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff na Casa. Os trabalhos começaram às 10h de quarta-feira (11) e seguiram até as 6h40 desta quinta (12), sendo encerrados com o registro eletrônico dos votos dos parlamentares.

A lista do painel eletrônico, com o voto de cada senador, foi publicada em seguida. Antes da votação, os 71 senadores inscritos puderam falar por até 15 minutos cada um - o equivalente à soma dos prazos regimentais de 10 minutos de discussão mais cinco minutos para encaminhamento do voto. A maior parte dos parlamentares optou por utilizar todo o tempo.

Diferentemente do que ocorreu na votação em plenário da Câmara dos Deputados, no Senado não houve tempo destinado à orientação das lideranças. As intervenções finais couberam ao relator do processo de impeachment na Comissão Especial da Casa, senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), e ao advogado-geral da União, Eduardo Cardozo. 

Entre as palavras mais usadas nos discursos dos parlamentares, estão termos como "República" e "Brasil". Termos mais políticos também figuram nos discursos. A palavra "golpe" apareceu 127 vezes, enquanto o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi mencionado em 254 momentos. O nome do vice-presidente Michel Temer, por sua vez, foi citado em 69 ocasiões. 

Falou-se em "crise" por 143 vezes e em crime em outros 171 registros. A palavra "não" foi a mais citada, nos mais diversos contextos, sendo repetida por 1703 vezes. Porém, apenas em 22 dessas ocasiões a negativa referiu-se a votos contrários ao impedimentos de Dilma Rousseff.

Confira, abaixo, os principais termos citados durante os discursos dos senadores:

created at TagCrowd.com
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário