one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Congresso Nacional

Imagem:

Compartilhar:

Projetos que envolvem meio ambiente, orçamento e internet avançam no Congresso durante processo de impeachment

Criado em 06/06/16 13h20 e atualizado em 07/06/16 16h47
Por Líria Jade e Fernanda Duarte Fonte:Portal EBC

Desde que foi acolhido pelo então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em dezembro de 2015, o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff vem monopolizando a atenção dos cidadãos e da mídia. Afinal, trata-se de um dos acontecimentos políticos mais importantes da história recente do país.

Por outro lado, aproveitando os holofotes centrados no impedimento de Dilma Rousseff, pautas polêmicas têm tramitado e avançado no Congresso Nacional.

Listamos abaixo quatro projetos de leis polêmicos que foram aprovados ou admitidos a tramitar pelas comissões do Congresso Nacional durante esse período. Confira:

1. Licenciamento ambiental

Com o objetivo de dificultar a paralisação de obras do governo depois de iniciadas, o projeto que modifica regras do licenciamento ambiental foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em meados de abril. Trata-se da PEC 65 de 2012, uma proposta de emenda à constituição de autoria de Acir Gurgacz (PDT/RO) e outros senadores.

A proposta de emenda ainda está em tramitação no Senado Federal e precisa passar por votação no Plenário da Casa. Caso aprovada, a proposta seguirá para tramitação na Câmara. Se não for modificada, seguirá para sanção presidencial.

De acordo com os parlamentares,  a proposta "tem por objetivo garantir a celeridade e a economia de recursos em obras públicas sujeitas ao licenciamento ambiental, ao impossibilitar a suspensão ou cancelamento de sua execução após a concessão da licença".

A medida, no entanto, desagradou o próprio governo e ambientalistas que consideram a pauta um retrocesso na política ambiental por desconsiderar as etapas de avaliação técnica para concessão de licença ambiental.

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nota logo depois que a PEC foi aprovada na comissão, destacando que, na prática, a medida descaracteriza o processo de licenciamento ambiental, que é composto por várias etapas. Além de impedir qualquer controle posterior sobre o cumprimento das obrigações socioambientais por parte do empreendedor. Também por meio de nota, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) manifestou sua oposição à proposta.

2. Limitação de punição a prefeitos

O Senado aprovou o projeto de lei que busca evitar a punição de prefeitos com base na Lei de Responsabilidade Fiscal  (Lei 101/2000), a LRF, em casos de redução de recursos por razões externas. O texto, do senador Otto Alencar (PSD-BA), é parte da Agenda Brasil, uma série de projetos reunidos pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, para impulsionar o desenvolvimento nacional. O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados.

O autor do projeto alega que os prefeitos são punidos por ações de desoneração do governo federal. Para evitar isso, o projeto veda a aplicação de sanções ao município que ultrapassar o limite para a despesa total com pessoal em dois casos. O primeiro é quando isso ocorrer por conta da diminuição do valor das transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) decorrente de isenção tributária praticada pela União. O segundo caso é quando houver redução das receitas recebidas de royalties e participação especial.

As punições vedadas incluem a não contratação de operações de crédito, não recebimento de transferências voluntárias e de não obtenção de garantia aos Municípios.

3. Volta da DRU

A Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno no início deste mês a PEC 4/2015 , que ressuscita a chamada Desvinculação de Receitas da União (DRU), um mecanismo que permite ao governo federal usar livremente 20% de todos os tributos federais vinculados por lei a fundos ou despesas até 2023. O principal objetivo da DRU é liberar para o governo recursos que estariam comprometidos com despesas específicas, como a seguridade social, para ajudar a cumprir a meta de resultado primário. Ou seja: cerca de R$ 120 bilhões anuais da seguridade social poderão ser utilizados livremente pelo governo para ajudar a conter o rombo orçamentário em outras áreas (a meta é fechar o ano com um déficit de R$ 170,5 bilhões). O receio é que, com a desvinculação, falte investimentos para a Previdência Social, o que poderia acarretar possíveis restrições de direitos para aposentados e pensionistas.

Criada em 1994 com o nome de Fundo Social de Emergência (FSE), essa desvinculação foi instituída para estabilizar a economia logo após o Plano Real. No ano 2000, o nome foi trocado para Desvinculação de Receitas da União e seu prazo de vigência foi prorrogada por várias vezes, sendo que a última tinha validade até 31 de dezembro de 2015, conforme previsto na Emenda Constitucional 68.

A PEC da DRU ainda precisa ser aprovada em 2º turno pela Câmara para, depois, seguir para o Senado, onde também deverá ser apreciada em dois turnos.

4. Bloqueio de sites e aplicativos

A CPI dos Crimes Cibernéticos, que finalizou os trabalhos no mês passado, sugeriu em seu relatório final um projeto de lei  PL-5204/2016 que permite a juízes determinar o bloqueio de sites e programas que veiculem conteúdo ilegal — desde que sejam hospedados no exterior ou não tenham representação oficial no Brasil.

A medida é vista como ineficaz por ativistas, pois em vez de prender os criminosos estaria se penalizando os usuários de serviços, como já ocorreu com o WhatsApp.

O projeto está em análise na Câmara, na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e deve tramitar com prioridade pelo Congresso Nacional.

*Matéria alterada no dia 07/06 para correção de informações. Diferentemente do informado, o PL 2731/2015 havia sido retirado da pauta antes do impeachment , portanto, foi retirado da lista 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário