one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Saiba como será o roteiro do impeachment de Dilma Rousseff no Senado

Criado em 17/08/16 18h10 e atualizado em 20/08/16 15h38
Por Líria Jade Edição:Priscila Ferreira/ Noelle Oliveira Fonte:Portal EBC

Os ritos da sessão que vai definir o futuro da presidenta afastada Dilma Rousseff foram definidos nesta quarta-feira (17) em reunião com líderes partidários e com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

Na sessão marcada para o próximo dia 25 de agosto, Dilma vai a julgamento por crimes de responsabilidade e pode perder definitivamente o mandato de presidenta da República. Todas as partes, tanto defesa quanto acusação, foram notificadas. As últimas alegações foram entregues e testemunhas que vão prestar depoimento já foram indicadas.

A votação no Senado - que exige pelo menos 54 senadores, dois terços para a condenação - será comandada por Lewandowski.

A presidente afastada Dilma Rousseff deve comparecer ao Senado para se defender no processo de impeachment. A data provável para que isso aconteça é 29 de agosto, conforme roteiro acertado. Após um pronunciamento de meia hora, que pode ser prorrogável, Dilma será interrogada.

O julgamento será iniciado às 9h do dia 25 de agosto, conforme o Lewandowski. Os dias 25 e 26 serão reservados para o depoimento das testemunhas. Existe a possibilidade de os depoimentos se estenderem até a madrugada do dia 27 (sábado). No entanto, haverá trabalhos no fim de semana somente se necessário, para a conclusão de depoimentos de testemunhas, a primeira etapa do julgamento.

A sessão pode ser suspensa, a qualquer tempo, a critério do presidente do STF. Os trabalhos se reiniciariam no dia 26 de agosto, a partir das 9 h. Questões de ordem ou manifestações pela ordem terão precedência relativamente às intervenções da acusação, da defesa e dos oradores inscritos para fazer uso da palavra, devendo ser formuladas em até 5 (cinco) minutos.

Encerrada a discussão entre senadores, Lewandowski lerá um resumo do processo com as fundamentações da acusação e da defesa. Dois senadores favoráveis ao impeachment de Dilma e dois contrários terão cinco minutos cada para encaminhamento de votação.

Após o encaminhamento, previsto para o dia 30 de agosto, Lewandowski perguntará aos senadores o seguinte: “Cometeu a acusada, a senhora presidente da República, Dilma Vanna Roussef, os crimes de responsabilidade correspondentes à tomada de empréstimos junto a instituição financeira controlada pela União e à abertura de créditos sem autorização do Congresso Nacional, que lhes são imputados e deve ser condenada à perda do seu cargo, ficando, em consequência, inabilitada para o exercício de qualquer função pública pelo prazo oito anos?”

A votação será aberta, nominal, pelo registro eletrônico.

Parecer

O parecer, elaborado pelo senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) e aprovado em plenário do Senado por 59 votos a 21, acolhe partes da acusação de crime de responsabilidade contra a petista. A denúncia é de autoria dos juristas Miguel Reale Júnior, Janaína Paschoal e Hélio Bicudo. Segundo Anastasia, as “pedaladas” configuram empréstimos da União com bancos que controla, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Resultados

A presidenta Dilma Rousseff será definitivamente afastada do cargo caso 54 senadores, no mínimo, votem pela sua condenação. O número é o equivalente a dois terços dos senadores. Caso não se atinja esse número, porém, Dilma retornará imediatamente ao cargo.

Em caso de absolvição, a presidenta reassume o mandato de imediato. Se condenada, Dilma é automaticamente destituída e o vice, Michel Temer, assume até o fim do mandato. Neste caso, Dilma Rousseff fica oito anos sem pode exercer cargo público.

 

Loading...

Loading...

 
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário