one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Parque Vaca Brava - Goiânia

Imagem:

Compartilhar:

Conheça os candidatos à prefeitura de Goiânia

Criado em 16/09/16 09h44 e atualizado em 21/09/16 19h03
Por *Portal EBC

Sete coligações disputam as eleições de 2016 para a prefeitura de Goiânia. A capital de Goiás vem sendo gerida desde 2010 por Paulo Garcia (PT). Eleito em 2008 como vice na chapa liderada por Iris Rezende, o petista assumiu o cargo após o cabeça da chapa renunciar, em 2010, para concorrer ao governo do estado. Em 2012, Garcia foi reeleito.

Neste ano, a corrida pelo Paço Municipal conta com o ex-prefeito de Senador Canedo (GO), Vanderlan (PSB), a delegada Adriana Accorsi (PT) e a graduada em engenharia civil Djalma Araujo (Rede). A lista segue com o professor da UFG Flavio Sofiati (PSOL), o também advogado e urbanista Francisco Junior (PSD), o pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal, Delegado Waldir (PR) e também Iris Rezende (PMDB), que já foi ministro da Agricultura no governo de José Sarney.

O primeiro turno das eleições acontece no dia 02 de outubro. Mas com uma população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 1.448.639 habitantes, os 901 mil eleitores da capital goiana, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), poderão voltar às urnas no dia 30 de outubro para um possível segundo turno.

O empresário Vanderlan Cardoso (PSB), de 53 anos, participa da disputa pela coligação Uma Nova Goiânia, formada por doze partidos. Seu vice é Thiago Albernaz, do PSDB. Vanderlan foi eleito prefeito de Senador Caneado (GO) em 2004 e reeleito em 2008. Em 2010 e 2014 concorreu ao governo de Goiás e saiu derrotado.

Adriana Sauthier Accorsi, mais conhecida como Delegada Adriana Accorsi tem 43 anos e está na Polícia Civil há 16. É filha do professor e ex-prefeito de Goiânia, Darci Accorsi. Nasceu em Itapuranga, interior de Goiás e é graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com especialização em Ciências Penais. Em 2011, assumiu a Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria da Segurança Pública de Goiás e em 2013 dirigiu a Secretaria Municipal de Defesa Social. Adriana atua como deputada estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, tendo sido a primeira candidata petista a ser eleita para o cargo. É candidata na coligação Goiânia Vida e Paz e tem como vice Deivison Costa (PTdoB).

Djalma Araújo é vereador por Goiânia e candidato à prefeitura pela Rede Sustentabilidade, ao lado do vice Valmiro Batista. Atuando em seu 6° mandato, Djalma foi filiado ao PT por décadas, e, em 2015, ajudou a fundar a Rede no estado. Em 1992, quando foi eleito, rapidamente passou a representar grande parte da região norte do município de Goiânia. É um dos mais atuantes na Câmara Municipal.

Flávio Sofiati é professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Ele é um dos fundadores do PSOL e é ligado a várias lutas sociais, com destaque para movimentos em defesa da juventude. Disputa pela primeira vez um cargo eletivo, ao lado do candidato a vice João Pucinelli, também do PSOL. Ambos disputam pela coligação Se a Cidade Fosse Nossa, composta pelo PSOL e PCB.

O deputado estadual Francisco Júnior entrou na carreira política em 2005, quando foi nomeado secretário municipal de Planejamento no governo de Íris Rezende. Em 2008, foi eleito vereador e em 2010, deputado estadual, cargo que ocupa pelo segundo mandato. Francisco ajudou a fundar o Partido Social Democrático em 2011, legenda pela qual concorre à prefeitura. Junto ao candidato a vice, Coronel Pacheco, do PTB, forma a coligação Renovando Goiânia.  

Iris Rezende tem uma carreira consolidada na política brasileira. Ele já assumiu dois mandatos como governador de Goiás. Foi prefeito e vereador de Goiânia e deputado estadual. Rezende também já foi nomeado como ministro da Agricultura no governo de José Sarney e da Justiça na gestão de Fernando Henrique Cardoso. Rezende chegou a ter seu mandato cassado pelo regime militar, em 1969.  Em julho deste ano, o político de 82 anos chegou a anunciar o fim da sua carreira política, mas um mês depois voltou atrás. Ele concorre pela coligação Experiência e Confiança, fomada por seis partidos. Seu vice é Major Araújo.

Natural de Jacarezinho (SC), Delegado Waldir (PR) foi o mais bem votado deputado federal na história de Goiás, em 2014. Nas eleições de 2010, Waldir Soares também concorreu como deputado federal e conseguiu pouco mais de 40 mil votos, tendo sido eleito suplente. Ele concorre pela coligação Honestidade e Coragem, composta pelo PR e PMN, ao lado da candidata a vice Rose Cruvinel. 

*Colaborou: Yuri Moura e Robson William

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário