one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vista aérea de Teresina

Imagem:

Compartilhar:

Teresina: Acompanhe a apuração dos votos do primeiro turno para prefeito

Criado em 02/10/16 15h41 e atualizado em 02/10/16 20h29
Por Sayonara Moreno – Correspondente da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger

Cerca de 144 milhões de eleitores irão às urnas hoje para eleger os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de seus municípios. De acordo com a Justiça Eleitoral, 475.363 candidatos disputam os 5.568 cargos de prefeito e 57.931 cargos de vereador. 

Resultado: Firmino Filho é reeleito em Teresina

Para votar, o eleitor deve ir à sua seção eleitoral entre as 8h e as 17h, considerado o horário local de seu município. A votação será realizada 100% em urnas eletrônicas. O primeiro voto será para o cargo de vereador, identificado por cinco números. Em seguida, será para o cargo de prefeito, com dois números. O tempo médio de votação, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deverá ser de menos de um minuto.

Na corrida eleitoral para a prefeitura de Teresina, capital do Piauí, sete chapas se registraram, entre as quais, duas com candidatas mulheres. O cenário eleitoral se caracteriza por candidatos que concorrem pela primeira vez nas urnas. Para a Câmara Municipal, 605 candidatos vão disputar os votos dos eleitores para ocupar 29 vagas no legislativo de Teresina.

A partir dos registros feitos no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), a primeira chapa é do novato Amadeu Campos (PTB). O jornalista de 51 anos concorre pela coligação Hora do Novo, Tempo de Mudar, composta por cinco partidos, como PROS e PT. Ao lado dele, segue na corrida eleitoral, o advogado e candidato a vice-prefeito, Décio Solano (PTB).

Também disputa o cargo de prefeito de Teresina, o deputado estadual e médico Dr. Pessoa (PSD). Aos 70 anos, José Pessoa Leal é da coligação Mudar Pensando em Você, formada também por PHS e PR. A candidata a vice é a policial militar, coronel Julia (PR).

Com chapa pura, o professor Everton Diego e a professora Juliana Monteiro disputal o executivo teresinense pelo PSOL. Everton Diego tem 28 anos e disputa pela primeira vez uma corrida eleitoral. Sua vice já se candidatou a deputada estadual em 2014, mas não se elegeu.

O atual prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) disputa a reeleição. Aos 53 anos, o economista participa da coligação Com o Povo Rumo à Vitória, formada por 21 partidos, como PMDB, DEM e PCdoB. Ao lado dele, o professor universitário, Luiz Júnior (PMDB), encara a corrida eleitoral, pela primeira vez, para o cargo de vice-prefeito.

A professora universitária Lourdes Melo (PCO), de 53 anos, também está na disputa, sem coligação. A docente já se candidatou aos cargos de vice-prefeita de Teresina e de governadora do Piauí, mas não foi eleita em nenhum pleito. Quem compõe a chapa para o executivo local é a professora, Albetiza Moreira (PCO), que disputa, pela primeira vez, uma eleição.

Outra estreante em eleições é a professora Luciane Santos, que concorre em chapa pura pelo PSTU. Aos 32 anos, a candidata enfrentará a corrida ao lado do também estreante Douglas Bezerra, que é professor universitário.

O último nome para a prefeitura de Teresina é o do empresário Francisco Oliveira, registrado com o nome Quem Quem (PTN). O atual suplente de vereador tem 45 anos e também concorre sem coligação. Como vice, está o empresário Cleiton Popular (PTN), que se candidatou pela primeira vez.

Do público que vai às urnas naa capital teresinense, 55% são mulheres e 45% homens. Ao todo, são mais de 530 mil eleitores, em Teresina, segundo dados do TRE-PI. O número corresponde a 62% da população estimada para a capital, pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE): superior a 840 mil habitantes em 2016.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário