one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Urna eletrônica

Imagem: Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

Compartilhar:

Confira as principais notícias sobre as Eleições 2018

Criado em 07/10/18 10h04 e atualizado em 08/10/18 00h36

Os eleitores irão neste domingo (7) às urnas para escolher deputado federal, deputado estadual ou distrital, dois senadores, governador e presidente da República. No total, são 13 candidatos a presidente. A votação começa às 8h e termina às 17h (horário local) em todo o país.

Confira aqui as principais notícias da EBC:

Confira a pagina especial de eleições

Confirmado segundo turno entre Bolsonaro e Haddad

Com 96,06% das urnas apuradas, está confirmado o segundo turno entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Bolsonaro tem 46,66% dos votos válidos e não tem mais chance matemáticas de fechar com mais de 50% dos votos. Fernando Haddad (PT) está com 28,43%. Os dois voltam a se enfrentar no dia 28 de outubro.

 

Bolsonaro convoca eleitores para segundo turno da eleição

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) convocou os eleitores para a disputa do segundo turno no dia 28 de outubro, quando irá enfrentar Fernando Haddad (PT). 

Haddad fala em unir democratas e debater "olho no olho" no 2º turno

No primeiro pronunciamento após a confirmação da disputa de segundo turno na corrida presidencial, o candidato Fernando Haddad (PT) afirmou haver "muita coisa em jogo" no pleito deste ano e sinalizou a busca de apoio nas próximas três semanas de campanha.

Eunício não consegue reeleição ao Senado pelo Ceará

O candidato Cid Gomes (PDT) venceu a disputa para o Senado, pelo Ceará, com 41,59% dos votos válidos. Eduardo Girão (PROS) ficou em segundo lugar e também garantiu vaga, com 17,11% dos votos válidos.

No primeiro turno, 2,4 mil urnas tiveram que ser trocadas, informa TSE

Em seu último boletim do dia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que no pleito deste domingo 2,4 mil urnas eletrônicas apresentaram defeito e precisaram ser substituídas em todo o país. O número representa 0,46% do total de urnas utilizadas no pleito deste ano.

Se provocado, TSE apurará falhas com rigor, diz Rosa Weber

A ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), exaltou  o que chamou de clima de “absoluta normalidade” no primeiro turno das eleições. Questionada se estaria preocupada com dúvidas que circulam entre eleitores e candidatos sobre a confiabilidade do processo eleitoral eletrônico, ela reafirmou que, se provocada, a Justiça Eleitoral tem como apurar e sanar qualquer eventual falha.

Deputado lidera disputa de Senado em AL; Renan fica com segunda vaga

O candidato Rodrigo Cunha (PSDB) venceu a disputa para o Senado, por Alagoas, com 34,39% dos votos válidos. O senador Renan Calheiros (MDB) ficou em segundo lugar e garantiu sua permanência no parlamento, com 23,9% dos votos válidos.

Eleição para o Senado derrota políticos conhecidos

A eleição para o Senado Federal deixa fora do Congresso políticos de renome, como a ex-presidente Dilma Rousseff (PT-MG), que ficou em quarto lugar na disputa; o atual presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).

Jaques Wagner e Ângelo Coronel são eleitos senadores pela Bahia

O candidato Jaques Wagner (PT) venceu a disputa para o Senado, pela Bahia, com 35,63% dos votos válidos. O senador Ângelo Coronel (PSD) ficou em segundo lugar e também garantiu vaga, com 32,83% dos votos válidos. Até agora, foram apurados 95,27% das urnas. Os votos brancos somam 13,19% e os nulos, 42,51%. A abstenção está em 20,76%.

Sergipe elege para o Senado um médico e um delegado

O candidato Alessandro Vieira (Rede) venceu a disputa para o Senado por Sergipe, com 25,97% dos votos válidos. Rogério Santos (PT) ficou em segundo lugar e também garantiu vaga, com 16,42% dos votos válidos.

São Paulo terá segundo turno entre Doria e França

Depois de muita disputa em torno do segundo lugar, o ex-prefeito João Doria (PSDB) e o governador Márcio França (PSB) concorrerão ao comando do estado de São Paulo no segundo turno. Com 99,99% das urnas apuradas, Doria está com 32,20% e França, com 21,83% dos votos válidos.

Abstenção chega a 20,3% e é o maior índice desde as eleições de 2002

Um em cada cinco brasileiros preferiu não ir votar no pleito deste domingo. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, 29.719.056 pessoas não compareceram às seções eleitorais - uma taxa de 20,32%. Esse é o maior índice desde 2002 (segundo verificado quando 99,42% dos votos estavam apurados).

Alckmin diz que vai reunir PSDB para decidir posição no 2º turno

O candidato à Presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin, afirmou que a executiva nacional do partido se reunirá na terça-feira (9), em Brasília, para avaliar os resultado do primeiro turno das eleições e discutir a posição para o segundo turno da corrida presidencial.

Maranhão elege Weverton Rocha e Eliziane Gama ao Senado

O candidato Weverton Rocha (PDT) venceu a disputa para o Senado, pelo Maranhão, com 34,99% dos votos válidos. Eliziane Gama (PPS) ficou em segundo lugar e também garantiu vaga, com 27,02% dos votos válidos.

Gladison Cameli é eleito governador do Acre no primeiro turno

O candidato Gladson Cameli (PP) venceu a disputa para o governo do Acre, com 53,59% dos votos válidos. Marcus Alexandre (PT) ficou em segundo lugar, com 34,68% dos votos válidos.

Rio de Janeiro teve 0,7% das urnas substituídas

Durante as eleições no estado do Rio de Janeiro, 245 urnas tiveram de ser substituídas, o que equivale a 0,7% das mais de 33 mil que computaram os votos dos eleitores do estado.

Seis governadores foram derrotados no primeiro turno

Seis governadores que tentaram a reeleição foram derrotados nas urnas e não vão disputar o segundo turno, no fim deste mês.

Disputa para governo de Sergipe vai para segundo turno

O atual governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), liderou a disputa de primeiro turno no estado, mas não conseguiu garantir a reeleição. Ele vai ter que disputar com Valadares Filho (PSB) o segundo turno das eleições em Sergipe.

Segundo turno no Rio Grande do Norte não terá atual governador

Os candidatos Fátima Bezerra (PT) e Carlos Eduardo (PDT) disputarão o segundo turno das eleições no Rio Grande do Norte. Fátima Bezerra teve 46,12% dos votos válidos e Carlos Eduardo 32,49%. O resultado representou a derrota do atual governador do estado, Robinson Faria, que alcançou 11,85% dos votos já apurados.

Valerio e Eduardo Braga são eleitos senadores pelo Amazonas

Com 99,32% das urnas apuradas, o deputado estadual Plinio Valerio (PSDB) foi eleito senador e o senador Eduardo Braga (MDB) foi reeleito para o Senado pelo Amazonas. Valerio teve 25,43% dos votos e Braga, 18,36%.

Flávio Bolsonaro e Arolde de Oliveira são eleitos para Senado pelo RJ

Com 99,87% das urnas apuradas, o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL) e o deputado federal Arolde de Oliveira (PSD) foram eleitos para o Senado pelo Rio de Janeiro, com 31,36% e 17,05% dos votos válidos, respectivamente.

Petecão e Bittar são eleitos para o Senado pelo Acre

Com 93,45% das urnas apuradas, o senador Petecão (PSD) foi reeleito e Márcio Bittar (PSC) foi eleito para a segunda vaga para o Senado pelo Acre. Petecão teve 30,59% dos votos e Bittar, 23,12%.

Mato Grosso elege Juiza Selma e Jayme Campos senadores

Os candidatos Juiza Selma Arruda (PSL) e Jayme Campos (DEM) foram eleitos senadores pelo estado de Mato Grosso. Com 99,96% das urnas apuradas, eles foram eleitos com 24,65% e 17,82% dos votos válidos, respectivamente. 

Denarium e Anchieta disputam segundo turno em Roraima

Os candidatos Antonio Denarium (PSL) e o ex-governador Anchieta (PSDB) disputarão o segundo turno das eleições em Roraima no dia 28 de outubro. Denarium teve 42,27% dos votos válidos e Anchieta, 38,67%.

 Pernambuco reelege o governador Paulo Câmara

Paulo Câmara (PSB) venceu a disputa para o governo de Pernambuco, garantindo a reeleição com 50,66% dos votos válidos até o momento e não pode mais ser alcançado.

Veneziano Vital do Rêgo e Daniella Ribeiro são eleitos senadores na PB

O candidato Veneziano do Rêgo (PSB) venceu a disputa para o Senado, pela Paraíba, com 24,61% dos votos válidos até o momento. Daniella Ribeiro (PP) ficou em segundo lugar e também garantiu vaga, com 24,27% dos votos válidos

Expedito e Coronel Marcos Rocha disputam 2º turno em Rondônia

Os candidatos Expedito Junior (PSDB) e o Coronel Marcos Rocha (PSL) disputarão o segundo turno das eleições em Rondônia no dia 28 de outubro. Expedito teve 31,59% dos votos válidos e o Coronel Marcos, 23,99%.

 Pernambuco reelege Humberto Costa e elege Jarbas Vasconcelos ao Senado

O senador pelo estado de Pernambuco Humberto Costa (PT) se reelegeu ao cargo com 25,74% dos votos válidos. O deputado Jarbas Vasconcelos (MDB) também garantiu uma vaga, com 21,5% dos votos válidos. 

Witzel e Paes vão disputar o segundo turno no Rio de Janeiro

Com 99,36% das urnas apuradas, Wilson Witzel (PSC) contabilizou 41,26% dos votos válidos e Eduardo Paes (DEM), 19,56%.

Minas Gerais terá segundo turno entre Zema e Anastasia

Minas Gerais terá segundo turno para governador entre os candidatos Romeu Zema (Novo) e o senador Antonio Anastasia (PSDB).

Com 99,65% das urnas apuradas, Zema (Novo) teve 42,78% e Anastasia (PSDB) 29,04% dos votos válidos.

Flávio Dino é reeleito para o governo do Maranhão

O atual governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) garantiu sua reeleição com 59,45% dos votos válidos até o momento e não pode mais ser alcançado. Roseana Sarney (MDB) ficou em segundo lugar, com 29,44% dos votos válidos até o momento.

 Lima e Amazonino disputam segundo turno no Amazonas

Os candidatos Wilson Lima (PSC) e o governador Amazonino Mendes (PDT) disputarão o segundo turno das eleições no Amazonas no dia 28 de outubro. Lima teve 33,89% dos votos válidos e Amazonino, 32,59%.

Bolsonaro vence em 17 estados, Haddad em nove e Ciro ganha no Ceará

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) teve a maioria dos votos válidos em 16 estados e no Distrito Federal. Fernando Haddad (PT) ganhou em nove estados, a maioria no Nordeste.

Marina critica polarização e não decidiu quem apoiará no 2º turno

Candidata derrotada à Presidência, a ex-senadora Marina Silva (Rede) lamentou a polarização ocorrida nestas eleições entre o que classificou de “dois polos tóxicos”.

Ciro cita bordão da campanha anti-Bolsonaro ao falar do segundo turno

O candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT), agradeceu há pouco a votação que o colocou em terceiro colocado na disputa eleitoral. Ainda sem garantir apoio a Fernando Haddad, segundo colocado na disputa, Ciro afirmou que está "do lado da democracia" e contra o fascismo. Ele repetiu o bordão da campanha anti-Bolsonaro: "uma coisa está decidida: ele não, sem dúvida".

Em 12 estados, eleição de governador foi decidida no primeiro turno

O resultado já está definido nos seguintes estados: Alagoas (MDB), Bahia (PT), Ceará (PT), Paraíba (PSB),  Piauí (PT), Maranhão (PCdoB)  e Tocantins (PHS), Pernambuco (PSB) - onde os governadores foram reeleitos - e no Paraná (PSD), Goiás (DEM), Mato Grosso (DEM) e Espírito Santo (PSB), onde novas candidaturas venceram. 

Bolsonaro vence na votação de brasileiros em Buenos Aires

Na capital argentina, Buenos Aires, os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) disputariam o segundo turno das eleições presidênciais.

Barbalho e Marinho são eleitos para o Senado pelo Pará

Com 97,64% das urnas apuradas, o senador Jaber Barbalho (MDB) foi reeleito e o vice-governador Zequinha Marinho (PSC) foi eleito para a segunda vaga para o Senado pelo Pará. Barbalho teve 19,71% dos votos e Marinho, 19,62%.   As eleições para o Senado no Pará teve uma candidatura indeferida: Prado Sá (PSB).

Santa Catarina: Esperidião Amin e Jorginho Mello são eleitos senadores

Com 100% das urnas apuradas, os deputados federais por Santa Catarina Esperidião Amin (PP) e Jorginho Mello (PR) foram eleitos senadores pelo estado, com 18,77% e 18,07% dos votos válidos, respectivamente.

Confucio e Marcos Rogério são eleitos senadores por Rondônia

Com 99,47% das urnas apuradas, o governador Confucio Moura e o deputado federal Marcos Rogério foram eleitos senadores por Rondônia. Rogério teve 24,04% dos votos válidos e o atual governador 17,05%.

Rio registra 153 casos relacionados a crimes eleitorais

A Coalizão Eleitoral, reunida durante dois dias no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com a participação dos órgãos estaduais de segurança, das Forças Armadas e das equipes de segurança do governo federal, informou hoje (7) que neste domingo ocoreram em todo o estado do Rio de Janeiro 153 casos relacionados a crimes eleitorais.

João Azevêdo vence governo da Paraíba

O candidato João Azevêdo Lins Filho (PSB) garantiu a vitória na disputa para o governo da Paraíba em primeiro turno, com 58,12% dos votos válidos até o momento. Lucélio Cartaxo (PV), em segundo lugar, com 23,38% dos votos válidos.

Randolfe e Barreto são eleitos para o Senado no Amapá

Com 100% das urnas apuradas, Randolfe Rodrigues (Rede) e Lucas Barreto (PTB) foram eleitos senadores pelo Amapá. Randolfe conquistou 264.798 votos e Barreto, 128.186 votos. 

Ciro Nogueira e Marcelo Castro são eleitos senadores pelo Piauí

O candidato Ciro Nogueira (PP) venceu a disputa para o Senado, pelo Piauí, com 29,75% dos votos válidos até o momento. Marcelo Castro (MDB) ficou em segundo lugar e também garantiu vaga, com 26,84% dos votos válidos.

Minas Gerais elege Rodrigo Pacheco e Carlos Viana para o Senado

Com 98,3% das urnas apuradas, o deputado federal Rodrigo Pacheco (DEM) e o Jornalista Carlos Viana (PHS) foram eleitores senadores por Minas Gerais, com 20,54% e 20,3%, respectivamente.

Gelson Merísio e Comandante Moisés disputam governo de Santa Catarina

Os candidatos Gelson Merísio (PSD) e Comandante Moisés (PSL) disputarão o segundo turno das eleições para o governo de Santa Catarina, no próximo dia 28 de outubro. Com 100% das urnas apuradas, eles obtiveram 31,12% e 29,72% dos votos válidos, respectivamente.

Marina Silva e Geraldo Alckmin minguam na eleição presidencial

A polarização entre as candidaturas de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), prevista em levantamentos de intenção de voto de diferentes institutos de opinião durante a campanha eleitoral, agravou as dificuldades de candidaturas que se posicionavam ao centro. A analise é do cientista político Joviniano Neto, professor da Universidade Federal da Bahia.

Waldez e Davi disputam 2º turno no AP; decisão depende do TSE

Com o fim das apurações, o atual governador Waldez (PDT) vai disputar o segundo turno para o governo do Amapá contra o senador Davi. Waldez teve 48% dos votos válidos e Davi 33,97%. Os números, porém ainda podem mudar dependendo de decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

Wellington Dias garante reeleição ao governo do Piauí

O candidato Wellington Dias (PT) venceu a disputa para o governo do Piauí, e garantiu a reeleição com 55,06% dos votos válidos até o momento. Ele não pode mais ser alcançado pelo candidato Dr. Pessoa (Solidariedade), que ficou em segundo lugar, com 20,83% dos votos válidos.

Bolsonaro e Haddad devem disputar segundo turno

Com 96,78% das urnas apuradas, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) lidera a disputa pela presidência da República, com 46,58% dos votos válidos. Fernando Haddad (PT) aparece com 28,54% e Ciro Gomes (PDT), com 12,52%.

Rio Grande do Norte elege Styvenson e Dra. Zenaide para o Senado

O candidato Capitão Styvenson (Rede) venceu a disputa para o Senado, pelo Rio Grande do Norte, com 26,43% dos votos válidos até o momento. Dra. Zenaide Maia (PHS) ficou em segundo lugar e também garantiu vaga, com 22,41% dos votos válidos.

Heinze e Paulo Paim são eleitos senadores pelo Rio Grande do Sul

O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP) foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul com 21,92% dos votos válidos. Ele vai ser colega do atual senador Paulo Paim (PT), que foi reeleito com 17,74%. Até agora foram apurados 98,33% das urnas.

Bahia define reeleição do governador Rui Costa

Com 77,71% das urnas na Bahia apuradas, o atual governador Rui Costa (PT) garantiu a reeleição em primeiro turno, alcançando 75,86% dos votos. Ele não pode ser mais alcançado por José Ronaldo (DEM), com 21,82%.

 O governador Renan Filho se reelege em Alagoas

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), acaba de garantir a reeleição para o governo de Alagoas. Com 81,48% das urnas apuradas, o candidato tem 77,99% dos votos e não pode ser mais alcançado por Josan Leite (PSL), que tem 10,47%.

Vanderlan e Kajuru são eleitos senadores por Goiás

Os candidatos Vanderlan (PP) e Jorge Kajuru (PRP) foram eleitos senadores pelo estado de Goiás, com 31,42% e 28,29% dos votos, respectivamente. Eles venceram os atuais integrantes da bancada goiana no Senado. Até o momento, 97,11% das urnas foram apuradas.

Major Olimpio e Mara Gabrilli são eleitos para o Senado por São Paulo

Com 95,09% das urnas apuradas, os deputadores federais Major Olímpio (PSL) e Mara Gabrilli (PSDB) foram eleitos senadores por São Paulo, com 25,79% e 18,63%, respectivamente.

Mauro Mendes é eleito governador de Mato Grosso, com 58,81% dos votos

Com 92,42% das urnas apuradas, Mauro Mendes (DEM) foi eleito, em primeiro turno, para o governo de Mato Grosso, com 58,81% dos votos. O atual governador Pedro Taques (PSDB), que tentava a reeleição ficou em terceiro lugar com 18,89% dos votos. Em segundo lugar na disputa, Wellington Fagundes (PR) obteve 19,58% dos votos.

Reinaldo Azambuja e Juiz Odilon disputam 2° turno ao governo do MS

Os candidatos Reinaldo Azambuja (PSDB) e Juiz Odilon (PDT) disputarão o segundo turno das eleições ao governo do Mato Grosso do Sul, no dia 28 de outubro. Com 99% das urnas apuradas, eles obtiveram 44,61% e 31,67%, respectivamente.

Camilo Santana se reelege para o governo do Ceará

O governador Camilo Santana (PT) acaba de garantir a reeleição no Ceará com 77,87% dos votos válidos, no momento em que foram apuradas 75,16% das urnas. Seu adversário mais próximo, General Theophilo (PSDB), obteve 12,59%. As abstenções no Ceará alcançam, até agora, 17,64% das urnas apuradas.

Ronaldo Caiado é eleito governador de Goiás com 59,79%

O senador Ronaldo Caiado (DEM) venceu a disputa ao governo de Goiás, com 59,79% dos votos válidos. O candidato Daniel Vilela (MDB), que atualmente é deputado federal, ficou em segundo lugar, com 16,28% dos votos válidos.

Eduardo Leite e Ivo Sartori vão disputar 2° turno ao governo gaúcho

Os candidatos Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB) disputarão o segundo turno das eleições para o governo do Rio Grande do Sul, no dia 28 de outubro. Com 95,21% das urnas apuradas, Eduardo Leite obteve 35,52% dos votos válidos e o atual governador que tenta a reeleição, Ivo Sartori, obteve 31,4%.

Eduardo Gomes e Irajá Abreu são eleitos senadores por Tocantins

Os deputados federais Eduardo Gomes (PRB) e Irajá Abreu (PSD) foram eleitos senadores pelo estado do Tocantins. Com 99,32% das urnas apuradas, Gomes recebeu, até agora, 246.093 votos, ou 19,47% dos votos, e Abreu recebeu 212.142, ou 16,79%.

Eleição no DF tem derramamento de santinhos em locais de votação

O dia de votação ocorreu com tranquilidade no Distrito Federal, segundo a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Carmelita Brasil. Entretanto, ela lamenta o “derramamento” de santinhos que foi registrado em todos os pontos de votação da capital federal. “O TRE teve uma preocupação corretíssima de trabalharmos o sentido pedagógico de evitar a propagando irregular, e até então eles [candidatos] haviam cumprido a legislação, e hoje fomos surpreendidos por essa derrama de santinhos que acabaram nas ruas de Brasília”, disse.

Espírito Santo elege Contarato e Marcos do Val para o Senado

Os candidatos Fabiano Contarato (Rede) e Marcos do Val (PPS) foram eleitos para o Senado pelo Espírito Santo, com 31,14% e 24,06% dos votos válidos, respectivamente, com 99%. 

Oriovisto Guimarães e Flávio Arns são eleitos senadores pelo Paraná

Os candidatos Oriovisto Guimarães (Podemos) e Flávio Arns (Rede) foram eleitos senadores pelo Paraná. Com 96,46% das urnas apuradas, eles ficaram com 29,32% e 23,18%, respectivamente.

Bolsonaro acompanha apuração de votos de casa no Rio de Janeiro

O candidato do PSL, Jair Bolsonaro acompanha a apuração dos votos na casa dele, na Barra Tijuca, Zona oeste do Rio de Janeiro. Graziele Bezerra tem os detalhes. 

Eleições: Ratinho Júnior é eleito governador do Paraná

O candidato Ratinho Júnior (PSD) venceu a disputa para o governo do Paraná, com 60,08% dos votos válidos. A atual governadora Cida Borghetti (PP) ficou em segundo lugar, com 15,54% dos votos válidos.

Ibaneis e Rodrigo Rollemberg disputam 2° turno para governo do DF

Os candidatos Ibaneis (MDB) e Rodrigo Rollemberg (PSB) disputarão o segundo turno das eleições para o governo do Distrito Federal, no dia 26 de outubro. Com 99,87% das urnas apuradas, Ibaneis teve 41,97% dos votos válidos e Rollemberg, 13,94%.

Eleições no Amapá: Capiberibe obtém liminar no TSE para validar votos

Até o momento, nenhum voto foi contabilizado ao candidato, que aparecia como líder nas pesquisas. Uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) rejeitou, ontem (6) a candidatura do vice na chapa, Marcos Roberto (PT), o que fez com que os votos a Capiberibe fossem tratados como nulos.

Jungmann critica os que põem em dúvida o sistema eleitoral brasileiro

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, criticou os que põem em dúvida a legitimidade do sistema eleitoral, questionando o uso de urnas eletrônicas. Sem citar nomes, Jungmann equiparou políticos e eleitores que “tentam passar a noção de fraude” aos que efetivamente agem para fraudar as eleições.

Eleições estaduais: Mauro Carlesse é reeleito governador do Tocantins

O atual governador Mauro Carlesse (PHS) venceu a disputa para o governo do Tocantins, com 57,27% dos votos válidos. O prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), ficou em segundo lugar, com 31,23% dos votos válidos. Até agora foram apurados 97,55% das urnas. Os votos brancos somam 1,74% e os nulos, 13,43%. A abstenção está em 20,02%.

Segurança é reforçada em hotel onde Bolsonaro pode falar

A expectativa de uma entrevista coletiva na noite de hoje (7) do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, mobilizou agentes de segurança em torno de um hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Desde que sofreu um atentado há um mês e um dia, Bolsonaro evita exposições públicas.

Renato Casagrande é eleito em primeiro turno para governo do ES

Eleito em primeiro turno, Renato Casagrande (PSB) conquista pela segunda vez o governo do Espírito Santo. Com 97,59% das urnas apuradas, ele está com 55,34% dos votos válidos, portanto, matematicamente eleito.

Estado de São Paulo tem 24 ocorrências com 28 prisões nas eleições

Entre os casos, está o de um eleitor que arremessou a urna ao chão, em Guarulhos (SP). Ele foi preso em flagrante. Um local de votação, em Santo Antonio do Jardim (SP), foi trancado, pelo lado de fora, com corrente e cadeado, configurando impedimento de acesso, segundo o TRE. O local foi liberado antes do início do horário de votação.

Surpresas na boca de urna apontam desgaste generalizado da política

Os resultados de pesquisa de boca de urna divulgados pelo Ibope nos três principais colégios eleitorais do Brasil estão destoando das últimas pesquisas realizadas às vésperas do pleito deste domingo (7). 

Analista fala de cenário político no 2º turno e perspectivas para futuro

Na cobertura especial das eleições 2018, a Rádio Nacional entrevista Thiago Vidal, analista político da Prospectiva Consultoria. Ele fala sobre o cenário político diante dos resultados do 1º turno e analisa as perspectivas para o futuro.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Analista fala de cenário político no 2º turno e perspectivas para futuro

TRE-MG: vídeo em que voto é processado antes do fim é falso

O Tribunal Regional de Minas Gerais (TRE-MG) informou que são falsos os vídeos e mensagens sobre votos processados antes que se pressione a tecla confirma na urna eletrônica. As informações falsas foram veiculadas nas redes sociais e aplicativos de bate-papo neste domingo (7).

Com 90,89% das urnas apuradas no DF, Ibaneis lidera disputa ao governo

Rodrigo Rollemberg (PSB) aparece com 13,97% e Rogério Rosso (PSD), com 11,26%.

Jornalistas estrangeiros tentam entender as eleições no Brasil

O complexo processo eleitoral brasileiro e as eventuais surpresas nos resultados chamam a atenção da imprensa internacional. Os olhos estão voltados para o Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro – centros político, econômico, turístico e cultural do país. Apenas na capital federal 760 jornalistas se credenciaram para acompanhar as apurações, dos quais 25 são estrangeiros.

Número de urnas eletrônicas substituídas chega a 1.695, informa TSE

Até o momento, apenas um município, Três Coroas (RS), passou a adotar a votação manual, segundo o tribunal.

TSE inicia apuração de votos na maior parte do país

Às cinco horas da tarde, o TSE começou a divulgar o balanço da contagem das urnas na maior parte do país, onde as eleições já terminaram. Outros estados continuam em votação, por conta do fuso horário. A maior diferença de horário está no Acre, com duas horas a menos que o horário de Brasília.

Após reforço na segurança, eleições no CE ocorrem em clima tranquilo

O Ceará tem reforço na segurança para o primeiro turno das eleições. O efetivo conta com 3.300 militares do Exército, 10.804 policiais civis e bombeiros e 40 cidades com videomonitoramento

Voto nulo e voto em branco. Quais as diferenças?

O advogado especialista em direito eleitoral e doutor pela Pontifícia Univesidade de São Paulo (PUC-SP), Alberto Rollo, explica a diferença entre voto nulo e voto em branco:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Voto nulo e voto em branco. Quais as diferenças?

Eleições: sobe para 1.285 numero de urnas eletrônicas com defeito

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou, há pouco, para 1.285 o número de urnas eletrônicas que apresentaram defeito e precisaram ser substituídas em todo o país até as 16h. O número representa 0,025%  do total de urnas utilizadas no pleito deste ano. Uma cidade, Três Coroas, no Rio Grande do Sul, passou a adotar a votação manual, segundo informações do tribunal.

Eleitores do Acre reclamam de filas; TRE diz que é normal em uma eleição geral

Seguro o Tribunal Regional Eleitoral do Acre, o tempo de espera é normal para uma eleição geral, em que cada eleitor tem que votar seis vezes: para deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente.

Quase mil urnas já foram substituídas em todo o país; Minas lidera com 252 trocas

Segundo o boletim mais recente divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o país inteiro já conta com 964 urnas substituídas, devido a problemas técnicos - equivalente a 0,19% do total. 

Eleições 2018: TRE-RJ alerta eleitores contra falsos relatos de fraude

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) divulgou uma nota de esclarecimento na tarde de hoje (7) em que afirma que há falsos relatos de fraudes nas urnas circulando nas redes sociais. Entre esses relatos, segundo o TRE, há pessoas que questionam que as fotos de seus candidatos não aparecem quando seus números são digitados.

Eleições: superando limites, eleitores escolhem os rumos do país

Anna Paula Feminella, 45 anos, saiu para votar pouco depois do horário de almoço, acompanhada da filha Amy Lianna, de 6 anos, e uma amiga. Cadeirante há 15 anos, Anna Paula conta que o percurso para chegar ao local de votação não é dos mais fáceis, já que ainda falta acessibilidade até mesmo em faixas de pedestres. 

Índio Kaiapó é detido com 70 títulos de integrantes de sua etnia no MT

Um indígena Kaiapó foi detido neste domingo (7) no interior do estado do Mato Grosso portando 70 títulos de outros índios de sua etnia. Ele pretendia votar por todos os indígenas de sua aldeia. O fato ocorreu na zona eleitoral da cidade de Guarantã do Norte, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

Eleições: cariocas enfrentam dificuldades e atrasos para votar

Relatos de demora em seções onde antes se votava em poucos minutos e passou a mais de hora de atraso foram frequentes nas redes neste domingo. Um dos motivos foi uma tentativa de se cadastrar eleitores pela biometria no momento do voto, o que fez triplicar o tempo de espera.

Autoridades destacam tranquilidade da eleição e o combate a fake news

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann; a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e a advogada-geral da União, Grace Mendonça, visitaram na tarde de hoje (7) o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), onde as ações de segurança pública de vários órgãos são monitoradas, como parte da Operação Eleições 2018. Os três destacaram a tranquilidade das eleições.

PM detém pessoas fazendo boca de urna em eleições no Rio de Janeiro

No Complexo do Alemão, militares apreenderam um veículo com grande quantidade de material de campanha eleitoral. O carro estava estacionado no lugar onde diversas pessoas realizavam boca de urna e panfletagem, o que é proibido pela lei eleitoral. O carro foi encaminhado à delegacia policial da Penha, onde ficará à disposição da Justiça Eleitoral.

Plantão da AGU não identifica ações que prejudiquem as eleições

O órgão mobilizou uma força-tarefa de 300 advogados para monitorar todos os tribunais do país em regime de plantão até o fim do processo eleitoral, em 28 de outubro, quando ocorrerá o segundo turno do pleito.

São Paulo registra 19 prisões por boca de urna
No estado de São Paulo, 19 pessoas foram presas hoje (7) fazendo boca de urna, segundo balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em quatro ocorrências, 11 pessoas foram detidas em Jandira, a oeste da Grande São Paulo. Em outro caso, foram efetuadas quatro prisões em Parelheiros, extremo sul da capital. Em Santa Bárbara do Oeste, no interior do estado, outra pessoa foi presa. Até o momento, foram contabilizados 12 casos de propaganda irregular.


TRE-RJ vai distribuir senhas para quem estiver na fila às 17h

Com longas filas de espera, a votação no Rio de Janeiro deve contar com senhas para garantir que quem estiver na fila às 17h possa votar, mesmo após o horário de encerramento. Eleitores de diversas zonas eleitorais do estado se queixam da demora para chegar à urna eletrônica, o que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro explicou como uma combinação de fatores como a validação da biometria.


Brasileiros lotam seções eleitorais para votar no Paraguai

Brasileiros que vivem no Paraguai lotaram hoje (7) as três seções eleitorais montadas em Assunção, capital do país, para votar. Apesar da chuva que cai em Assunção, várias filas eram registradas perto do Consulado Geral do Brasil na capital paraguaia.

Cumprindo resolução do TSE, candidatos se mantêm em silêncio nas redes

Depois de um sábado intenso de muitas postagens, neste domingo (7) os presidenciáveis se mantêm em silêncio em suas redes sociais. De acordo com a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que trata da propaganda eleitoral, no dia da votação, manifestações na internet configuram crime punível com detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano ou prestação de serviço por igual período e multa.

Eymael vota em SP e diz que escolher dirigentes é dever da cidadania
O candidato à Presidência da República pela Democracia Cristã (DC), José Maria Eymael, votou hoje (7) no Colégio Palmares, em São Paulo. Ele ressaltou que votar é um dever da cidadania.

Amoêdo vota no Rio de Janeiro e vai acompanhar a apuração de casa
O candidato à Presidência pelo partido Novo, João Amoêdo, votou hoje (7) por volta das 10h na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no Rio de Janeiro. Segundo sua assessoria, Amoêdo vai acompanhar a apuração dos votos em sua casa.
 

TSE registra substituição de 964 urnas eletrônicas com defeito

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou há pouco para 964 o número de urnas eletrônicas que apresentarem defeito e precisaram ser substituídas em todo o país até as 14h. Segundo o tribunal, o número representa 0,019%  do total de 454,4 mil urnas utilizadas no pleito deste ano. Até o momento, não foram registrados locais com votação manual.

Cerca de metade dos eleitores no exterior não deve ir votar

Apesar do aumento no número de brasileiros que se dispuseram a votar mesmo morando no exterior, o comparecimentoaos locais de votação ainda é baixo. A explicação está na dificuldade de deslocamento às seções eleitorais. No pleito de 2018, 500.727 eleitores estão habilidados a votar em 99 países. A previsão, no entanto, é de que pouco mais da metade compareça. A diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior do Itamaraty, embaixadora Luiza Lopes da Silva, afirmou à Agência Brasil que foi possível aumentar o número de seções eleitorais fora do Brasil, mas ainda há desafios a superar.

Sergipe teve mais de 500 pedidos de candidaturas; 64 consideradas inaptas

Sergipe contabilizou 526 pedidos de registros de candidatura nestas eleições, sendo que 64 foram considerados inaptos para a disputa do pleito pela Justiça Eleitoral.

Validação da biometria e quebra de urnas atrasam votação no Rio

A validação da biometria e casos de quebra de urnas têm atrasado a votação em zonas eleitorais do Rio. Um dos locais onde há problemas é a Escola Municipal Barão Homem de Mello, em Vila Isabel, zona norte. Lá, eleitores têm esperado até uma hora votar.

Total de urnas substituídas no estado do Rio chega a 241

O município com maior número de urnas substituídas é o da capital, com 113 urnas substituídas, 37 a mais do que no primeiro boletim o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

Mais de 4 milhões de maranhenses estão aptos a votar

Quatro milhões 537 mil 237 eleitores maranhenses estão aptos a votar. É o que informou o Tribunal Eleitoral do Estado. Dos 217 municípios do estado, em 92 a identificação por biometria é obrigatória.

Vera Lúcia vota e diz que PSTU decide dia 10 quem apoiará no 2º turno

A candidata à Presidência da República pelo PSTU, Vera Lúcia (PSTU), votou hoje (7) na Escola Juscelino Kubitschek, em Aracaju, em Sergipe. Acompanhada de correligionários e apoiadores, a candidata afirmou que o partido se reunirá amanhã e até quarta-feira (10) anunciará quem vai apoiar em um eventual segundo turno.

TRE-MT registra 17 ocorrências no estado

Dois candidatos foram presos, um na região oeste do estado e outro na capital, Cuiabá. Uma pessoa também foi presa por transporte irregular de eleitores em Primavera do Leste; oito pessoas foram presas por desobediência em razão da Lei Seca em um município; e houve ainda 7 ocorrências de boca de urna.

Creative Commons - CC BY 3.0 - TRE-MT registra 17 ocorrências no estado

Rosa Weber reafirma confiabilidade das urnas eletrônicas

Durante a primeira entrevista à imprensa para fazer um balanço da manhã de votação, a ministra também destacou o combate à divulgação de notícias falsas, as chamadas de fake news, e a tranquilidade da votação, que obteve 310 urnas substituídas com defeito até o momento.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Ministra Rosa Weber reafirma veracidade da urna eletrônica

Ex-ministro do STF afirma que Brasil é um país já consolidado na democracia

A Rádio Nacional, em sua programação especial no dia das eleições, entrevista o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Francisco Rezek. O jurista e magistrado brasileiro foi procurador da República, ministro das Relações Exteriores e juiz da Corte Internacional de Justiça. Rezek fez um apanhado desde as eleições de 1989 até os dias de hoje.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Ex-ministro do STF afirma que Brasil é um país já consolidado na democracia

Boca de urna é crime eleitoral de maior incidência até o momento

A boca de urna é o crime de maior incidência até o momento, de acordo com boletim parcial divulgado pelo Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições Gerais de 2018 (CICCE), em Brasília. Até as 12 horas foram registradas 71 ocorrências em todo o país.

Em Buenos Aires, brasileiros votam na embaixada em clima tranquilo

Quando as portas da Embaixada do Brasil na Argentina abriram, às 8h deste domingo (7), já havia uma pequena fila do lado de fora, de brasileiros habilitados para votar. Mas o maior número de pessoas chegou por volta das 10h. A consul geral Claudia Buzzi disse que aumentou a quantidade de eleitores brasileiros em Buenos Aires, de 5.100 em 2014 para 6.210 este ano, mas que estavam preparados para acolher os que chegarem na última hora.

Todos os candidatos à presidência votaram na manhã deste domingo

Não era nem meio-dia e todos os 13 candidatos à presidência já haviam votado. Os líderes nas pesquisas se disseram confiantes nas urnas:

Juiz fala de propaganda eleitoral proibida e fake news

O juiz Pedro Yung-Tay, do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, explica as regras para a propaganda eleitoral e dá exemplos de condutas proibidas pela Justiça. O magistrado também orienta os cidadãos que queiram denunciar irregularidades, tanto pelo aplicativo Pardal, disponibilizado gratuitamente pelo Tribunal Superior Eleitoral, quanto pelos formulários eletrônicos de denúncia.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Juiz fala de propaganda eleitoral proibida e fake news

São Paulo tem três prisões por boca de urna

Duas ocorrência foram em São Carlos e uma em Santa Adélia, municípios do interior paulista. Em Birigui, foi registrada uma ocorrência de divulgação, contrariando a lei, pelo uso de alto-falante. Também foi registrado um caso de boca de urna em Itapetiniga.

Eleitores da Rocinha esperam até duas horas para escolher candidatos

Segundos os fiscais da Justiça Eleitoral, além da demora para escolher os candidatos, há muitos eleitores confusos devido à mudança de locais de votação nesta eleição.

Polarização na eleição é destaque na imprensa internacional

A eleição presidencial no Brasil voltou a ser destaque na imprensa internacional hoje (7), dia de primeiro turno. Portais de notícias de diversos países tratam da polarização entre eleitores e abordam expectativas para o pleito. O desempenho do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, nas últimas pesquisas eleitorais também é amplamente citado na cobertura.

Brasileiros nos EUA votam a favor de mudanças

Na maioria dos centros de votação há filas, mas a votação transcorre sem problemas, segundo autoridades consulares. A Agência Brasil conversou com eleitores que votam em Atlanta, Georgia, centro de votação com 10,6 mil eleitores. A maoria diz que espera que o país melhore e que não ocorram retrocessos.

Fernando Henrique lamenta falta de união entre candidatos de centro

Após votar em São Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declarou hoje (7) voto no PSDB e criticou os adversários políticos da legenda. Também lamentou o fracasso da tentativa dele em unir os candidatos de centro à Presidência da República. Segundo ele, preocupa um país polarizado.

Saiba o que é quociente eleitoral e cláusula de barreira

O advogado e doutor em Direito Eleitoral, Renato Ribeiro de Almeida, explica o que é o quociente eleitoral, método pelo qual se distribuem as cadeiras nas eleições pelo sistema proporcional de votos. O especialista fala também sobre a cláusula de barreira, dispositivo que restringe ou impede a atuação palamentar de um partido que não alcança percentual de votos. 

Creative Commons - CC BY 3.0 - Saiba o que é quociente eleitoral e cláusula de barreira

Após votar, Marina diz que violência ameaça eleições

A candidata à Presidência da República da Rede, Marina Silva, votou hoje (7) às 9h40, horário do Acre (11h40, horário de Brasília), na sede do Incra, em Rio Branco. Acompanhada do marido Fábio e de uma das irmãs, ela reiterou que o “Brasil não precisa ficar entre a cruz da corrupção e a espada da violência”.

Setenta e uma urnas apresentaram problemas em Sergipe

A maioria das ocorrências foi na capital, Aracaju. O TRE informou que 31 equipamentos foram consertados de imediato nos locais de votação e voltaram a funcionar normalmente.

TRE diz que poucas urnas foram substituídas em São Paulo

O índice de urnas eletrônicas que apresentaram problemas no estado de São Paulo foi mínimo, segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin. “Foram substituídas de 20 a 30 urnas”, informou, em entrevista coletiva na manhã de hoje (7). A votação no estado conta com um total de 114 mil urnas distribuídas em 96 mil sessões.

Manhã de votação no Rio é marcada por longas filas

A manhã de votação no Rio de Janeiro está marcada por longas filas em muitas seções eleitorais. Diversos eleitores que não fizeram o cadastro biométrico na Justiça Federal podem votar pela biometria a partir de um convênio feito com o Detran ao apresentar a carteira nacional de habilitação. A informação, entretanto, não foi divulgada com antecedência pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro e tem causado dúvidas entre os eleitores e atraso na votação.

Polícia Militar do DF prende oito pessoas por boca de urna

Até o meio-dia deste domingo (7) pelo menos nove pessoas foram detidas no Distrito Federal, durante a votação. Segundo o Centro de Comunicação Social da Polícia Militar, oito delas por boca de urna e uma por tentativa de homicídio.

Com Bíblia nas mãos, Daciolo vota no Recreio dos Bandeirantes

Acompanhado da esposa, Cristiane, dos três filhos, de pais, irmãos e de colegas bombeiros, Daciolo evitou falar sobre os possíveis cenários do segundo turno.

Eleitores em trânsito justificam ausência de votação nos aeroportos

O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, é um dos 17 terminais aéreos do país que, neste domingo (7), estão com sessões para o eleitor justificar a ausência de votação. O serviço vai funcionar até as 17h.

Seis foram detidos por crimes eleitorais no Maranhão e em Pernambuco

Seis pessoas foram detidas por crimes eleitorais em cidades do Maranhão e de Pernambuco, entre as 19h de sábado (6) e as 10h de hoje (7), segundo balanço do Centro Integrado de Comando e Controle, subordinado ao Ministério da Segurança Pública. No Rio Grande do Norte, um candidato a deputado estadual sofreu um atentado na noite de ontem (6). Saiba mais.

Em duas horas de votação 310 urnas eletrônicas foram substituídas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou há pouco que 310 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas nas primeiras duas horas de votação no país. Segundo o tribunal, o número representa 0,06% do total de 454,4 mil urnas utilizadas no pleito deste ano. Até o momento, não foram registrados locais com votação manual.

Após auditoria, ministro reitera confiança na urna eletrônica

Acompanhado de técnicos e auditores da Justiça Eleitoral, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Og Fernandes participou hoje (7) de mais uma auditoria para verificar a autenticidade e a integridade do sistema da urna eletrônica. Fernandes reiterou confiança no sistema.

Depois de votar, presidente do TSE deseja eleição tranquila

Depois de votar, a presidente do TSE manifestou o desejo de uma eleição tranquila. “Desejo uma excelente eleição para nós e um dia muito tranquilo”, disse.

“Hoje é o dia maior da democracia", diz Alckmin após votar em SP

O candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB) votou às 10h40 no Colégio Santo Américo, bairro do Morumbi na capital paulista. Ele chegou acompanhado do candidato ao governo de São Paulo, João Doria, da esposa, dos filhos e de apoiadores.

Convênio com o Detran permite que mais eleitores usem biometria no Rio

Mais de 12,4 milhões de eleitores do estado do Rio de Janeiro devem ir às urnas no dia de hoje (7). Desse total, 2.319.134 eleitores fizeram o cadastro biométrico no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Entretanto, mais de 4,6 milhões vão poder votar pela biometria, desde que apresentem como documento com fotografia a carteira nacional de habilitação. Um convênio com o Detran, que cedeu o banco de dados, vai permitir que mais eleitores depositem o voto na urna biométrica.

João Goulart Filho vota e diz que dia 9 dirá quem apoiará no 2º turno

O candidato à Presidência da República pelo PPL, João Goulart Filho, votou hoje (7) pela manhã, em uma escola infantil em Brasília. Segundo ele, caso não siga para o segundo turno, na próxima terça-feira (9) haverá uma reunião partidária para definir quem a legenda apoiará na disputa do dia 28.

Alvaro Dias vota e diz que campanhas eleitorais são injustas

Segundo o candidato, a forma como se faz política no Brasil privilegia apenas alguns em detrimento de outros. De acordo com ele, a campanha é “antidemocrática, desonesta e injusta”, porque nem todos os candidatos têm as mesmas oportunidades para participar de entrevistas e debates.

População de quatro cidades brasileiras também decide sobre questões municipais

Em Petrópolis (Rio de Janeiro), Augusto Severo (Rio Grande do Norte), Fortaleza do Taboão (Tocantins) e Fernando de Noronha (Pernambuco), a população também vai decidir sobre questões municipais. Saiba mais:

Mais de 30 pessoas foram presas em Sergipe por suspeita de compra de votos

Trinta e duas pessoas já foram presas, nas últimas 24 horas, em 15 municípios de Sergipe por suspeita de crime eleitoral:

Seis estados da Amazônia Legal contam com forças federais de segurança

Neste domingo, seis estados da Amazônia Legal contam com forças federais de segurança: Acre, Maranhão, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Tocantins. A atuação das tropas federais nas eleições está prevista no Código Eleitoral, com a finalidade de garantir a normalidade do pleito e o bom andamento da apuração dos resultados.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Seis estados da Amazônia Legal contam com forças federais de segurança

Votação no Japão já está encerrada

Com fila de três quilômetros e sob um calor de 32º graus, cerca de 15 mil brasileiros residentes no Japão foram às urnas neste domingo (7).

Creative Commons - CC BY 3.0 - Votação no Japão já está encerrada

Amazônia tem mais de 18 milhões de eleitores aptos a votar neste domingo

Neste domingo (7), mais de 147 milhões de eleitores devem ir às urnas em todo o país para escolher os cinco ocupantes dos cargos eletivos no Executivo e Legislativo brasileiros. Nos nove estados da Amazônia Legal são mais de 18 milhões de eleitores aptos a votar.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Amazônia tem mais de 18 milhões de eleitores aptos a votar neste domingo

Estados do Norte têm esquema de transporte público diferenciado neste domingo

Em Rio Branco, no Acre, as linhas circulam com os horários de sábado (6) e com oito carros extras. As operações do transporte público coletivo começaram às 5h e terminam às 23h30. Saiba mais:

TRE em Mato Grosso estará de plantão até às 19h

Os cidadãos podem efetuar a sua denúncia de quatro formas: via aplicativo de smartphones, o chamado Pardal; pelo site do TRE-MT; e-mail, ou por telefone.

Brasília tem início de manhã com céu nublado e votação tranquila neste domingo

Confira com o repórter Lucas Pordeus Lleon:

Após votar, Meirelles diz que confia no povo brasileiro

O candidato à Presidência da República pelo MDB, Henrique Meirelles, votou por volta das 9h40 da manhã, no Colégio Rio Branco, no bairro de Higiénópolis, região central da capital paulista. Ele estava acompanhado do candidato a governador do estado de São Paulo, Paulo Skaf. Depois de registrar seu voto na urna eletrônica, Meirelles fez o sinal de vitória e disse que isso representava a confiança no povo brasileiro e na democracia.

Aplicativo Emergência RJ recebe denúncias de crimes eleitorais

Em um pleito marcado pela presença dos candidatos nas redes sociais, o eleitorado do Rio de Janeiro tem à disposição um canal on-line para informar crimes eleitorais. Trata-se de uma funcionalidade incorporada ao aplicativo Emergência RJ, com a qual qualquer cidadão pode registrar denúncias, que são, em seguida, encaminhadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado.

Boulos vota em São Paulo acompanhado da família

O candidato do PSOL à Presidência da República, Guilherme Boulos, votou na manhã (7), no bairro de Perdizes, em São Paulo. Acompanhado da mulher Natália Szermeta e das filhas, Boulos foi recebido na entrada da PUC São Paulo por correligionários e apoiadores.

Haddad vota em São Paulo e diz que segundo turno fará bem ao país

O candidato à presidente Fernando Haddad (PT) votou às 9h50 de hoje (7), na Brazilian International School, em Indianópolis, bairro da zona sul de São Paulo. Ele foi recebido com aplausos e gritos de apoio por cerca de 50 militantes. Haddad estava acompanhado da esposa, Ana Estela, além dos candidatos petistas ao Senado por São Paulo, Eduardo Suplicy e Jilmar Tatto e outros correligionários. Com forte esquema de segurança, o candidato teve um pouco de dificuldade para acessar a sala de votação.  

Chefe da missão da OEA visita locais de votação em Brasília

Durou cerca de dez minutos a visita feita pela chefe da missão da Organização dos Estados Americanos (OEA), Laura Chinchilla, a um dos locais de votação em Brasília. Com mais de 40 integrantes distribuídos por 12 estados e o Distrito Federal, a comitiva está no Brasil para observar o funcionamento das urnas eletrônicas, a organização do processo eleitoral, bem como o acesso dos eleitores aos locais de votação.

Votação no exterior é encerrada em 18 países

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou há pouco que a votação para eleitores que estão no exterior foi encerrada em 18 países. De acordo com o TSE, o balanço se refere aos locais de votação, em geral as próprias embaixadas do Brasil, nos quais o pleito foi fechado às 10h, horário de Brasília, e que estão cerca de dez horas à frente no fuso horário.

Em 3º nas pesquisas, Ciro vota no Ceará e diz que acredita na vitória

O candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), votou hoje (7) pela manhã em Fortaleza. Na chegada à zona eleitoral, Ciro foi recebido por sua neta Maria Clara e disse estar confiante de ir ao segundo turno das eleições. Em pesquisa divulgada neste sábado (6) pelo Instituto Datafolha, o candidato aparece em terceiro lugar com 15% das intenções de votos válidos, atrás de Bolsonaro (40%) e Haddad (25%).

Após votar, Temer diz acreditar em eleições tranquilas em todo o país

O presidente Michel Temer votou no início desta manhã no colégio Santa Cruz, na zona oeste da capital paulista. Após depositar seu voto na urna eletrônica, Temer disse à imprensa que está “otimista” com o exercício democrático. “Tenho absoluta convicção de que teremos eleições tranquilas em todo o país. Não vamos ter problema nenhum”, afirmou.

Eleitores em trânsito podem justificar ausência até as 17h

Os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral precisam informar à Justiça Eleitoral o motivo de não terem votado. Essa justificativa deve ser feita em um formulário - Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) -, que deve ser preenchido e entregue no dia da eleição.

Começa a votação em grande parte do país

Nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Roraima, que estão uma hora a menos em relação ao fuso horário diferente em relação ao horário de Brasília, a votação começará às 9h, horário de Brasília. Os eleitores poderão comparecer às seções eleitorais para votar até as 17h, horário local.

Como denunciar irregularidades na hora da votação

No primeiro turno das eleições neste domingo (7), há vários caminhos para os eleitores denunciarem irregularidades, como, por exemplo, compra de votos, transporte irregular de eleitores e boca de urna. Veja como denunciar uma irregularidade.

Como no Brasil, eleitores de Camarões e da Bósnia vão às urnas

Eleitores da Bósnia e de Camarões também vão às urnas hoje (7) para definir o futuro de seus países. Porém, nesses locais, as votações duram mais de dois dias e envolvem questões históricas de política, como o separatismo entre regiões.

EUA: alta de eleitores brasileiros leva à chamada de mais voluntários

O aumento de  41% no número do eleitorado brasileiro no exterior, registrando 500.727 pessoas, em comparação às eleições de  2014, fez com que as autoridades diplomáticas convocassem mais voluntários para o trabalho hoje (7), sobretudo, nos Estados Unidos. Somente em cidades norte-americanas, a previsão é que 160 mil brasileiros compareçam às urnas.

Saiba quem são os 13 candidatos a presidente da República

A votação começa às 8h e termina às 17h (horário local) em todo o país.

Brasileiros em Paris acordam cedo para votar

Até às 17h deste domingo (7), pelo horário de Paris, quem transferiu o título de eleitor para a seção eleitoral parisiense poderá participar das eleições presidenciais de 2018.

Alçado por Lula a candidato, Haddad teve carreira meteórica

Oficialmente escolhido para concorrer a vice na chapa do PT, Haddad foi confirmado como candidato a presidente somente no dia 11 de setembro. O programa de governo sintético que entregou ao TSE prevê medidas emergenciais para gerar empregos. Ele defende a revogação da reforma trabalhista e do teto dos gastos, medidas aprovadas no Congresso pelo governo Temer, e quer "enquadrar os bancos" com uma reforma bancária.

Chuvas e segurança preocupam autoridades do Acre neste domingo de eleições

Seis urnas terão a confiabilidade inspecionada no Acre. O sorteio ocorreu nesse sábado (6), na capital Rio Branco, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TER-AC). Saiba mais:

Líder, Bolsonaro tem trajetória controvertida

Com apoio até de defensores da monarquia, o capitão da reserva, nascido em Campinas (SP) há 63 anos, fez uma campanha popular, que reuniu grandes grupos de simpatizantes nas ruas, mas também foi alvo de muitas críticas e contraofensivas.

Campanha presidencial de 2018 foi atípica

Candidato esfaqueado, candidato preso substituído por outro na última hora – e  ambos líderes da disputa.  A campanha presidencial de 2018 chega ao fim inscrevendo esses e outros fatos inéditos na crônica da história recente. Confira.

Confira o que você precisa saber para votar neste domingo

A Agência Brasil preparou um guia com informações para ajudar o eleitor.

Mais de 147,3 milhões de eleitores podem votar no primeiro turno

Em um país de tamanho continental, os números das eleições gerais são tão grandes quanto os desafios dos eleitos. São 147.302.357 brasileiros aptos a escolher o presidente da República, os governadores de 26 estados e do Distrito Federal, 54 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais. Neste ano, 29.090 candidatos pediram registro na Justiça Eleitoral, mas somente 26.938 foram autorizados a concorrer.

Argentinos acompanham atentos eleições no Brasil

No total existem 7.161 eleitores brasileiros habilitados para votar na Argentina. Aqui foram montados três centros votação: um na embaixada brasileira em Buenos Aires e outros dois nos consulados, em Mendoza e Córdoba. Saiba mais:

Em pronunciamento, presidente do TSE pede "tolerância" nas eleições deste domingo

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, destacou neste sábado (6), em pronunciamento nacional de rádio e televisão, a necessidade de cada brasileiro fazer valer a força de seu voto. Segundo a ministra o voto de cada brasileiro tem o mesmo peso.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário