one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Marinha parabeniza atleta pela conquista do ouro nas Olimpíadas de Londres

Imagem:

Compartilhar:

Londres vira a capital dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Criado em 11/12/12 20h45 e atualizado em 22/12/12 14h16
Por Nathália Mendes Fonte:EBC

Os Jogos Olímpicos da era moderna desembarcaram em Londres pela terceira vez e encontraram uma Inglaterra em recessão. Apesar disso, os Jogos de Londres foram os mais caros da história, com gastos estimados em 9,4 bilhões de libras.

Os números dos Jogos Olímpicos de Londres:

A cerimônia de abertura, dirigida pelo cineasta Danny Boyle, contou a história da Revolução Industrial, fez a rainha Elizabeth II “saltar” de pára-quedas escoltada por James Bond e retratou a diversidade da música britânica. A tocha olímpica foi acesa no Estádio Olímpico no dia 27 de julho, e, durante os 17 dias de competição em 34 locais de prova, mais de 10 mil atletas brigaram pelas medalhas de ouro, prata e bronze.

Confira o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Londres

O Brasil encerrou sua participação olímpica com três medalhas de ouro, cinco de prata e nove de bronze, ficando com 17 medalhas e na a 22ª posição no quadro de medalhas. Os resultados superaram as expectativas do Comitê Olímpico Brasileiro. O maior medalhista do torneio foram os Estados Unidos, seguido pela China. Sarah Menezes, no judô, Arthur Zanetti, nas argolas da ginástica olímpica e a seleção feminina de vôlei subiram no topo do pódio para o Brasil.

Judoca Felipe Kitadai ganha a primeira medalha do Brasil
Adriana Araújo faz história e traz 100ª medalha olímpica para o Brasil
COB lista oito modalidades com desempenho abaixo do esperado

Resultados esperados, como as medalhas de ouro no futebol masculino, no vôlei masculino, no vôlei de praia, com Alison e Emanuel e Juliana e Larissa, e nos 50m livre com César Cielo, não vieram. Por outro lado, o Brasil se surpreendeu com os irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão e Adriana Araújo, no boxe, além de Yane Marques, no pentatlo. O basquete masculino e o handebol feminino também fizeram boas campanhas nos Jogos.

Jornalistas da EBC analisaram os Jogos Olímpicos nos hangouts #AlemdosResultados. Reveja aqui e aqui
Sarah Menezes e Felipe Kitadai participaram de bate-papo exclusivo aqui no portal da EBC. Assista
Medalhistas em Londres, Arthur Zanetti e Bruno Prada foram os convidados do bate-papo #BRemLondres. Confira

As piscinas de Londres assistiram a história do esporte olímpico. Com 22 medalhas conquistadas em sua trajetória em Olimpíadas, o nadador Michael Phelps tornou-se o maior medalhista de todos os tempos. Esta edição dos Jogos foi a última disputada pelo fenômeno Phelps, que se aposentou logo depois da disputa. que  Outro ícone que brilhou em Londres foi Usain Bolt, que correu os 100m rasos em 9s63 e sagrou-se bicampeão olímpico da prova mais rápida do atletismo.

As Paralimpíadas (clique para ver o quadro de medalhas) começaram em 9 de agosto e terminaram em 9 de setembro. O Brasil chegou a Londres com status de potência paralímpica e alcançou resultados à altura desta condição: foram 43 medalhas, sendo 21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze. Foi o melhor resultado da história do esporte paralímpico.

Entre os atletas de destaque, Daniel Dias, que faturou seis medalhas de ouro e tornou-se o maior atleta paralímpico do Brasil, André Brasil, Alan Fonteles, Terezinha Guilhermina, as seleções masculinas de goalball e futebol de cinco e o esgrimista Jovane Guissone.

Não entendeu a mudança de nome de Paraolimpíada para Paralímpiada? A  gente explicou
Paralimpíadas tiveram 212 medalhas de ouro a mais em disputa. Saiba por que
Classificação funcional garante competição em igualdade de condições
Relembre as 21 medalhas de ouro que o Brasil ganhou nos Jogos Paralímpicos de Londres

Na cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos, a bandeira paralímpica foi oficialmente entregue ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Antes, na festa final dos Jogos Olímpicos, o símbolo olímpico já havia sido passado ao prefeito da capital carioca. A parceria entre os dois comitês organizadores, no entanto, ficou abalada com a divulgação da informação de que integrantes do Comitê Rio 2016 furtaram arquivos do Locog. Funcionários foram demitidos e os arquivos, devolvidos.

Leia também: Jogos Olímpicos empurram economia do Reino Unido para fora da recessão

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário