one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestante do movimento gay protesta na Praça dos Três Poderes

Imagem:

Compartilhar:

Casamento gay e outros temas controversos pautam leis no Brasil e no mundo

Criado em 12/12/12 09h57 e atualizado em 22/12/12 17h55
Por Luanda Lima Fonte:EBC

Manifestante do movimento gay protesta na Praça dos Três Poderes
Casamento gay pode ser reconhecido por lei no Brasil  (Marcello Casal Jr. ABr)

Saíram da gaveta em 2012 projetos de lei que versam sobre assuntos delicados e que dividem opiniões, tanto no Brasil quanto em outros países. Por 8 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em abril que o aborto de fetos anencéfalos (que possuem uma má-formação no cérebro) não é crime. Até então, a interrupção da gravidez só era permitida no país em caso de estupro ou risco à vida da mãe. Em outubro, o Senado do Uruguai aprovou uma lei que suspende a pena de mulheres que desejem interromper gestações de até 12 semanas, quando o aborto for realizado sob supervisão do Estado. O presidente José Mujica defende a realização de um plebiscito para ratificar a decisão.

Direitos LGBT

Também no Uruguai, a união de casais homossexuais foi aprovada em dezembro pela Câmara de Deputados, o que pode levar o país a se tornar o segundo na América Latina em que o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo é reconhecido por lei. Nos Estados Unidos, Barack Obama se tornou em maio o primeiro presidente norte-americano a declarar publicamente apoio ao casamento gay. Em novembro, um referendo aprovou no país a união de pessoas do mesmo sexo nos estados do Maine, de Maryland e de Washington. O direito já havia sido conquistado em outros estados, mas esta foi a primeira vez em que isso ocorreu por meio de uma consulta popular.

No Brasil, apesar de os ministros do STF terem reconhecido, por unanimidade, a equiparação da união homossexual à heterossexual  em 2011, a decisão ainda não se tornou lei. Em maio, foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado um projeto de lei para a união estável de pessoas do mesmo sexo, de autoria da atual ministra da Cultura, Marta Suplicy. Para se tornar lei, o projeto ainda precisa passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, pelo plenário do Senado e pela Câmara dos Deputados.

O movimento gay, no entanto, ainda encontra muitas vozes discordantes. Entre elas, está a do deputado João Campos (PSDB-GO). Campos é autor do Projeto de Decreto Legislativo 234/2011, que pretende alterar a Resolução 1/99 do Conselho Federal de Psicologia, a fim de suspender a proibição de tratamentos de reversão da homossexualidade. A primeira audiência pública para debater o projeto, promovida em junho, provocou reações acaloradas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário