one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Logo do Fórum Social Temático

Imagem:

Compartilhar:

Fórum Social volta a Porto Alegre e traz movimentos articulados pela web

Criado em 14/12/12 13h27 e atualizado em 21/12/12 19h13
Por Lauro Mesquita Fonte:Portal EBC


O Fórum Social voltou a Porto Alegre entre 24 a 29 de janeiro, sob o novo nome de Fórum Social Temático - FST 2012. O evento reuniu representantes de governos, movimentos sociais, organizações internacionais e ativistas para debater a crise financeira global e para preparar o debate da Rio+20. Para isso, o centro dos debates foi o chamado capitalismo verde, como explicou um dos principais nomes em Porto Alegre, Boaventura de Sousa Santos

Para o Comitê Organizador Local, o balanço foi positivo tanto em relação ao número de participantes, projetado em 40 mil, quanto das atividades realizadas (670). A Marcha de Abertura, por exemplo, contou com mais de  20 mil pessoas.Entre os inscritos houve representantes de 38 países dos cinco continentes, incluindo participantes de locais como o Nepal, Burquina Faso e Guiné Bissau, entre outros.


 

Na carta final, os ativistas citaram a construção de uma agenda e de ações comuns contra o capitalismo, o patriarcado, o racismo e todo tipo de discriminação e exploração. Entre as ações de destaque, os movimentos apontaram a democratização da comunicação, a violência contra as mulheres, o desenvolvimento sustentável e solidário, a reforma agrária, a agricultura familiar, o trabalho decente, a luta pela educação e pela saúde.



Conexões Globais 2.0

A maior novidade do FST foi a presença ativistas que foram protagonistas de movimentos como a Primavera Árabe, as manifestações estudantis chilenas, o Occupy Wall Street e os indignados da Espanha. Eles participaram principalmente das atividades do evento paralelo “Conexões Globais 2.0”. Temas como o ativismo digital e o direito à informação correlatos também ganharam espaço no Fórum de Mídia Livre.


Segundo o Comitê Organizador Local, o Fórum Social Mundial retornou a Porto Alegre definitivamente a partir de 2012 e terá edições internacionais em todos os anos pares, quando não houver fóruns centralizados. Em 2013, o Fórum Social Mundial acontece na Tunísia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário