Digite sua busca e aperte enter


Conselho Regional de Medicina do Rio proíbe médicos de participarem de parto em casa

Imagem:

Compartilhar:

Conselho Regional de Medicina do Rio proíbe médicos de participarem de parto em casa

Criado em 27/07/12 10h44 e atualizado em 27/07/12 11h15
Por Bernardo Menezes Fonte:Repórter Brasil

Rio de Janeiro -  O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) proibiu os médicos obstetras do Estado de auxiliarem, ou mesmo ficarem de sobreaviso, para auxiliar partos domiciliares. Esse tipo de parto é realizado geralmente por enfermeiras obstetras ou por parteiras. A decisão do Conselho também restringe a participação de médicos em partos realizados em casas de parto e proíbe parceiras e doulas de atuar dentro de hospitais no Estado. A opção do parto em casa está relacionada com uma intenção das mulheres de terem o nascimento de seus filhos com menos intervenções, seguindo a linha  de partos humanizados defendida pelo Governo Federal.

O Conselho Regional de Enfermagem do estado considerou medidas abusivas e vai entrar na justiça contra a decisão do Cremerj. Assista à matéria do Repórter Brasil, que traz também entrevista com o obstetra Marcos Dias, que apresenta preocupação com a decisão do Conselho Regional de Medicina. Para ele, proibir o médico de dar assistência é uma decisão que aumenta o risco das mulheres que optarem por este tipo de parto:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Movimentos sociais e de mulheres do Rio de Janeiro estão preparando um ato de repúdio às resoluções do Conselho Regional de Medicina do Estado do estado (Cremerj) que proíbem a participação de médicos obstetras em partos domiciliares e a presença das doulas (acompanhantes) em ambientes hospitalares. A causa é apoiada pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa (Gama), cuja coordenadora, Ana Cristina Duarte, receia que a medida possa se espalhar por todo o país. A manifestação está programada para o dia 5 de agosto, no Posto 9, em Ipanema.

Saiba mais na Agência Brasil:

Mulheres organizam protesto contra decisão do Cremerj de proibir partos em casa e doulas em hospitais

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário