one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Hangout câncer

Imagem:

Compartilhar:

Confira como foi o bate-papo sobre combate ao câncer

Criado em 26/11/12 18h50 e atualizado em 27/11/12 20h46
Por Sueli de Freitas Fonte:Portal EBC

 

Hangout câncer
Nesta terça-feira (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer, o Portal EBC promoveu mais um bate-papo virtual via hangout, sobre combate à doença

Nesta terça-feira (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer, o Portal EBC promoveu mais um bate-papo via hangout, ferramenta de videoconferência da rede social Google+. Desta vez, o apresentador do programa Ser Saudável, da TV Brasil, o médico Enrique Barros, debateu o combate ao câncer com especialistas da área. 

Também participou da conversa Joana Bastos, professora doutora do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas

Apesar de assustar menos que no passado, quando a expectativa de vida de pacientes com câncer era mínima, a doença ainda provoca muitas mortes, especialmente se o diagnóstico for tardio.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que o cuidado com a prevenção é mais do que necessário. Neste ano, o Inca aponta para o surgimento, no Brasil, de 52.680 casos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em relação ao câncer da próstata, são estimados 60.180  novos casos entre brasileiros em 2012.

Com o objetivo de agilizar o atendimento às vítimas de câncer e diminuir a mortalidade, foi aprovada a Lei 12.732, sancionada sem vetos da presidente Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (23). A lei fixa o prazo de até 60 dias para o início do tratamento de câncer maligno pelo Sistema Único de Saúde, contado a partir do diagnóstico da doença, mediante a realização de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, conforme a necessidade do paciente. A lei entra vigor em 180 dias.

Saiba mais

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença. A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, que regulamenta as comemorações, estabelece que a data seja uma oportunidade para "evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”.

Confira os programas Ser Saudável que já trataram do tema
 

Câncer infantil - As chances de cura do câncer em crianças são altas se tomadas as devidas providências

 

Câncer de intestino – A importância do exame de colonoscopia

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Câncer do colo do útero – Simples atos podem evitar a doença

 


Câncer de mama - mulheres devem fazer autoexame

 



Câncer de pele - riscos em país tropical são altos

 

Câncer de próstata – Segundo tipo de câncer mais comum em homens

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário