one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Protesto de índios e ativistas sociais contra destruição de escola e prédio do antigo Museu do Índio para as obras do Maracanã

Imagem:

Compartilhar:

Conselho Nacional de Saúde publica regimento da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena

Criado em 27/12/12 17h34 e atualizado em 27/12/12 19h51
Por Mariana Tokarnia Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

saúde indígena médico
De acordo com a norma, os objetivos da conferência serão aprovar diretrizes que subsidiarão ações de saúde locais e distritais e formular a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (Sgt R. Rocha / Agência Força Aérea)

Brasília – O Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou hoje (27) no Diário Oficial da União o regimento da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena. A portaria estabelece, entre outras coisas, as etapas a serem realizadas antes do encontro nacional, os eixos temáticos que serão discutidos, as instâncias deliberativas, a estrutura e composição das comissões e a forma de financiamento.

De acordo com a norma, os objetivos da conferência serão aprovar diretrizes que subsidiarão ações de saúde locais e distritais e formular a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. O Ministério da Saúde também republicou hoje a portaria de convocação para a conferência, cuja etapa nacional vai ocorrer em Brasília, de 26 a 30 de novembro do próximo ano.

O tema de 2013 será Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada. A conferência terá como presidente o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e como vice a presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza. O coordenador-geral será o secretário especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves.

A comissão organizadora será formada por 24 membros, dos quais dez serão obrigatoriamente indígenas. Os demais serão conselheiros, gestores e profissionais que trabalham na área. A etapa nacional contará com 1.766 participantes, dos quais 1.536 serão delegados. Do total, 50% dos participantes serão representantes dos usuários indígenas, 25% dos profissionais de saúde e 25% dos gestores e prestadores de serviços de saúde.  

A portaria com o regimento do encontro estabelece também que caberá ao Ministério da Saúde arcar com as despesas com a organização geral para a realização da conferência e com as despesas com hospedagem, transporte e alimentação dos delegados que participarão da etapa nacional. Até a realização da etapa nacional, serão feitas as etapas locais, até o dia 30 de junho, e distritais, que irão até 30 de setembro do próximo ano.

A última conferência foi realizada em Rio Quente (GO), em 2006. Até essa data, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) era responsável pela saúde indígena. Em 2010, foi substituída  na função pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde, que passou a gerenciar diretamente a atenção à saúde dos 225 povos que vivem no país. Para 2013, a expectativa do secretario Antônio Alves é que o orçamento para o setor chegue a R$ 1,1 bilhão.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário