one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mulher faz auto-exame das mamas para previnir o câncer.

Imagem:

Compartilhar:

Progamas do governo federal oferecem exames gratuitos para mulheres

Criado em 23/01/13 14h41 e atualizado em 23/01/13 15h05
Por Agência Brasil Edição:Tereza Barbosa

Auto-exame das mamas
Para as mamografias e ultrassonografias é necessária a requisição médica. (Socolunistas/Creative Commons)

Brasília - O Programa de Mamografia Móvel, criado pelo governo em outubro do ano passado já está em andamento em Manaus (AM), Taubaté (SP) e em várias cidades do Distrito Federal. O serviço é feito durante o ano todo em locais considerados estratégicos pelas secretarias de Saúde. Além de oferecer exames de mamografia, as carretas também estão habilitadas para realizar ultrassonografias e o papanicolau, o preventivo do câncer de colo de útero.

Em Taubaté, no Vale do Paraíba, o programa existe desde novembro de 2012 e vai atender a população feminina todo este ano. Por dia, são feitos 25 atendimentos para exames de mamografia e papanicolau. Em Manaus, os atendimentos são feitos nas zonas Norte, Sul e Centro-Sul, das 7h às 17h. Para as mamografias e ultrassonografias é necessária a requisição médica. No local também se coleta material para o preventivo de câncer do colo do útero.

No Distrito Federal onde existe a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, o primeiro atendimento foi feito no dia 8 de março de 2012, na região Por do Sol em Ceilândia, região administrativa do DF. Dentro da unidade são oferecidos sete tipos de exames diferentes. A carreta já passou por 15 regiões administrativas, entre as quais: Ceilândia, Estrutural, Guará, Brazlândia, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião, Riacho Fundo II, Santa Maria e Sobradinho.

Em entrevista à Agência Brasil a subsecretária de Atenção Primária, Rosalina Sudo, informou que o número de exames realizados de março de 2012 até a última sexta-feira (18) é de 29.451. O serviço funciona durante todo o ano, nos dias uteis. “Priorizamos as cidades onde as mulheres têm mais dificuldade de realizar esses exames. A unidade móvel tem o objetivo de melhorar o acesso a exames que as mulher precisam fazer”, disse a médica.

Rosalina contou que o resultado tem sido positivo, principalmente quanto à prevenção do câncer de mama. “Na unidade móvel nos também fazemos exames preventivos para que as mulheres possam se cuidar e evitar o câncer de mama.”, disse. Segundo ela os exames são de “rastreamento para saber como está a situação da mulher. A mulher tem condições de repetir a cada dois anos, ou seja, ela vai poder saber se esse exame der alterado e quando se deu essa alteração”.

Até a próxima sexta-feira (25), a carreta estará em Taguatinga, região administrativa do DF a 21 quilômetros de Brasília. Mulheres com idade a partir de 40 anos devem fazer mamografia, enquanto a ecografia só é feita com o pedido médico em mãos. A previsão é de que sejam atendidas 50 mulheres por dia. O atendimento é das 8h às 17h com intervalo para almoço de 12h às 13h. É preciso levar apenas o documento de identidade e um comprovante de residência.

Edição: Tereza Barbosa
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário