one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Menina Kaxinawá.

Imagem:

Compartilhar:

Governo levará para as aldeias kit de combate à desnutrição de crianças indígenas

Criado em 07/02/13 11h35 e atualizado em 07/02/13 11h58
Por Nayanne Santana Fonte:Agência Notícias do Acre

Protótipo do Kit de Combate à Desnutrição Indígena
Protótipo do Kit de Combate à Desnutrição Indígena que foi apresentado ao governador Tião Viana (Gleilson Miranda/Secom/ Agência Notícias do Acre)

O protótipo do Kit de Combate à Desnutrição Indígena foi apresentado na noite da última segunda-feira, (4), ao governador Tião Viana durante reunião com o diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), professor Pascoal Muniz; o assessor indígena Zezinho Kaxinawá, o secretário de Meio Ambiente Edgard de Deus e o diretor-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Eufran Amaral. A  entrega do kit nas aldeias está prevista para o mês de março, de acordo com o professor Pascoal Muniz.

"São 17 vitaminas e sais minerais, incluindo o sulfato ferroso. Com isso, a gente recupera as crianças indígenas da anemia, que é quase universal", detalha o diretor da Fapac.

Menina da tribo Kaxinawá
Menina Kaxinawá. (Angela Peres/Secom/ Agência Notícias do Acre / Creative Commons)

O governador Tião Viana disse que era com muita alegria que recebia a notícia da distribuição desse kit. "Isso me emociona muito, principalmente por saber que vai mudar a vida dessas crianças", declarou Tião.

Pascoal Muniz explica que também será agregado um kit de alimentação que terá leite, farinha e outros produtos básicos para as crianças. "Isso vai ajudar a recuperar da destruição e combater a mortalidade infantil. Essa tem sido uma grande preocupação do governador Tião Viana", disse.

Zezinho Kaxinawá observa que o programa de combate à desnutrição será de extrema importância para todas as aldeias que serão beneficiadas com o kit. "Esse conjunto de ações o governo vai promover entrando com o multivitamínico, o diálogo de fortalecimento e apoio à rodução rural nas terras indígenas com sistema agroflorestais, criação de pequenos animais e fortalecimento dos roçados. Tudo isso é para diminuir a mortalidade infantil", acrescentou Zezinho Kaxinawá.

O assessor indígena frisa que essa é uma ação para evitar que ocorram casos como o registrado em 2012 na aldeia indígena do Alto Purus, quando 12 crianças morreram vítimas da desnutrição.

*Com adaptações

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário