one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Para psiquiatras, o “retrocesso” acabou por ganhar respaldo com o anúncio do financiamento governamental das chamadas comunidades terapêuticas.

Imagem:

Compartilhar:

Internação involuntária de usuários de crack no Rio é exceção, diz secretário

Criado em 19/02/13 17h50 e atualizado em 20/02/13 13h54
Por Isabela Vieira Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Crack
Na operação, também foram recolhidas oito crianças e adolescentes, que foram encaminhados para um abrigo da prefeitura (Tânia Rêgo/ABr)

Rio de Janeiro - A internação involuntária de dependentes de crack faz parte da política de enfrentamento a droga no município do Rio, mas como exceção, disse hoje (19) o secretário de Assistência Social e vice-prefeito do Rio, Adilson Pires, que coordenou nesta terça-feira o acolhimento de 99 de dependentes químicos, dos quais 29 foram internados contra a vontade, entre eles, duas grávidas. Todos estavam em um ponto às margens da Avenida Brasil, em Bonsucesso.

“Não temos a proposta de fazer o que foi feito hoje na cidade inteira. O caso da Avenida Brasil é um caso específico, não podíamos ficar sem tomar essa atitude, drástica”, disse. “A linha da política da prefeitura não é a internação involuntária, mas sim o tratamento e acompanhamento para esse dependente da droga”. Reforçou que esta é uma medida de exceção, no âmbito da política de enfrentamento às drogas no Rio. Segundo ele, os dependentes químicos que faziam ponto na Avenida Brasil colocavam em risco a vida deles e dos motoristas, pois a todo instante atravessavam a via sem qualquer orientação.

Ouça reportagens da Radioagência Nacional:
- Operação no Rio faz internação involuntária de 29 usuários de crack

- DF dispõe de 92 vagas para tratamento de usuários de crack

De acordo com o secretário, todos que foram acolhidos passaram por uma triagem em um abrigo no bairro de Paciência, na zona norte. Uma equipe médica constatou a necessidade de alguns serem internados involuntariamente em quatro hospitais do município. O estado de saúde de um deles era tão grave que teve que receber um atendimento de emergência, pois chegou a apresentar uma parada respiratória, revelou.

Além dos hospitais do município, oito foram encaminhados para uma clínica conveniada com a prefeitura e 30 manifestaram o desejo de receber tratamento espontaneamente. Eles não apresentavam necessidade de internação urgente e serão encaminhados para unidades como os centros de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas. Os que foram liberados receberão um acompanhamento de uma equipe de assistentes sociais.

Durante o balanço da operação, Adilson Pires explicou que a situação na Avenida Brasil, onde os usuários, desorientados, atravessavam as pistas da via, era insustentável. Ele ainda esclareceu que a internação compulsória, ocorre por determinação do juiz, em um processo judicial, o que não foi necessário na operação desta madrugada.

Para tratar dos usuários de crack, segundo ele, o objetivo da prefeitura é ampliar a rede para o tratamento, investindo não apenas em leitos hospitalares como em vagas em Caps, além de consultórios de rua e unidade terapêuticas, conforme sugere o Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj). “Todas as pessoas que foram internadas, abordadas e acolhidas hoje e, provavelmente 100% delas têm um problema social gravíssimo, serão acompanhadas individualmente pela nossa equipe de assistentes, que vai às casas, atrás de qualquer nexo para dar esperança a elas”, disse o secretário.

Na operação, também foram recolhidas oito crianças e adolescentes. Eles foram encaminhados para um abrigo da prefeitura no centro da cidade, onde também passaram por uma triagem médica e de assistência social, que deverá tentar reaproximá-los de suas famílias.

A prefeitura pretende melhorar a iluminação pública na região da Avenida Brasil onde os dependentes químicos se concentravam e manter equipes da Polícia Militar na área para evitar que eles voltem para o local. Um plano estruturado, pactuado com organizações de direitos humanos, o Ministério Público e o Ministério da Saúde, organizando a política da secretaria também deve ser lançado.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário