one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sistema de mamografia

Imagem:

Compartilhar:

Mulheres usaram mais os planos de saúde para exames preventivos no primeiro semestre de 2012

Criado em 14/03/13 16h02 e atualizado em 14/03/13 16h21
Por Vinícius Lisboa Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Ministério da Saúde cria programa Mamografia Móvel
Sistema de mamografia (Hospital da USP)

O número de mulheres que se submeteu a exames preventivos por planos de saúde no primeiro semestre do ano passado cresceu em relação ao mesmo período de 2011, divulgou hoje (14) a Federação Nacional de Saúde Suplementar, que representa 15 grupos de operadoras, com 37% do mercado e 25 milhões de clientes.

Mais de 562 mil mamografias foram realizadas nesse período, contra 519 mil em 2011, um aumento de cerca de 7,5%. Os exames de papanicolau subiram 4,7%, de 892 mil para 934 mil em 2012. Os dois exames são importantes para o diagnóstico do câncer de mama, no primeiro caso, e do câncer de colo de útero, no segundo.

Outros números trazidos pelo levantamento mostram que as mulheres foram ao ginecologista e ao obstetra quase 1,8 milhão de vezes. Apesar disso, o crescimento do número de consultas foi pequeno: cerca de 0,3%.

As consultas ao mastologista apresentaram uma alta maior: enquanto, no primeiro semestre de 2011, 51 mil mulheres procuraram os profissionais, em 2012, 61 mil se consultaram, um avanço de quase 20%.

Para o diretor executivo da federação, José Cechin, o aumento mostra que a saúde tem sido uma preocupação mais presente na vida das mulheres: "A consciência com sua própria saúde e com os hábitos adequados tem crescido, e isso pode ter levado mais pessoas a fazerem a mamografia, o papanicolau e outros exames importantes para a saúde da mulher. Da próxima vez, pretendemos fazer a mesma pesquisa sobre a saúde do homem".

Leia também:

Governo quer humanizar atendimento às vítimas de violência sexual

Cechin acha que os esforços não devem ser apenas para conscientizar as pessoas sobre os hábitos saudáveis e preventivos, mas também para se pensar como é possível ajudá-las a, de fato, a adotarem estas medidas: "Um exemplo é que as pessoas sabem que fumar faz mal. Têm esta consciência. O desafio é mostrar como parar de fumar, como melhorar a alimentação e outros hábitos".

Isabel d'Ávila, coordenadora da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, destaca que a preocupação com a saúde da mulher deve ser de toda a família e afirma que, apesar de positivo, o resultado não representa a situação em todo o país: "Em grandes centros, onde a mulher tem menos dificuldade de chegar aos locais de saúde e tem mais acesso às informações, o volume de exames por pessoa é maior, mas existem diferenças regionais importantes. Quanto menor é o acesso à saúde e às informações, menor é esse número".

Dados preliminares do Ministério da Saúde mostram que, no Sistema Único de Saúde, foram realizados 4,39 milhões de mamografias no ano passado, um aumento de quase 10% sobre as 3,95 milhões de 2011. Na faixa etária de 50 a 69 anos, foram quase 300 mil procedimentos a mais em 2012, chegando a 2,3 milhões, com aumento de cerca de 11,5%.

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário