one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vigilância em Saúde investiga casos de bebês nascidos em uma mesma maternidade em Campinas que estão com tuberculose

Imagem:

Compartilhar:

ONU comemora cura de criança contaminada pelo vírus HIV

Criado em 04/03/13 17h10 e atualizado em 04/03/13 18h28
Por Renata Giraldi Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Brasília – O diretor executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/ Aids (Unaids), Michel Sidibé, comemorou hoje (4) a notícia sobre a cura de um bebê que nasceu com o vírus da aids. A cura foi divulgada por um grupo de cientistas norte-americanos e, segundo ele, “dá esperança” para um futuro de uma geração sem a doença.

Ouça reportagem da Radioagência Nacional:
- Pesquisadores anunciam primeiro caso de cura funcional de criança com HIV

A notícia “reforça a necessidade de investigação e inovação também na área de diagnóstico precoce", ressaltou Sidibé. A análise do diretor executivo está na página da Organização das Nações Unidas (ONU).

Pela pesquisa, a criança, hoje com 2 anos, nasceu com o vírus transmitido pela mãe doente. A criança foi curada depois de submetida a tratamento com medicamentos antirretrovirais por um ano e meio. O caso foi apresentado durante à 20ª Conferência Anual sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, nos Estados Unidos.

A médica Deborah Persaud, do Centro Infantil Johns Hopkins do Hospital Universitário de Baltimore, principal autora do estudo, disse que é fundamental que a terapia com medicamento antirretroviral seja introduzida no paciente o mais cedo possível para impedir o avanço dos chamados “estoques escondidos virais”.

A única cura completa de uma pessoa contaminada com o vírus HIV, oficialmente reconhecida, é do americano Timothy Brown. Ele foi declarado curado depois de um transplante de medula óssea, recebida de um portador de uma mutação genética rara, que impedia o vírus de penetrar nas células. O transplante foi concebido para tratar a leucemia.

Pelos dados da Organização Mundial de Saúde e do Fundo das Nações Unidas para a Infância, aproximadamente 330 mil crianças foram infectadas com o HIV em 2011. No mesmo ano, o Unaids e seus parceiros lançaram um plano global para a eliminação de novas infecções pelo HIV entre crianças até 2015.

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário