one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cinco casos de dengue são confirmados em Tabatinga

Imagem:

Compartilhar:

Rio tem 35 cidades com epidemia de dengue, diz Secretaria de Saúde

Criado em 15/03/13 20h25 e atualizado em 15/03/13 20h37
Por Agência Brasil Edição:Fábio Massalli

Mosquito da dengue
O mosquito da dengue (James Gathany/ Creative Commons)

Rio de Janeiro - O estado do Rio tem 35 municípios com registros de epidemia de dengue e 41.109 casos suspeitos da doença, segundo dados da Secretária Estadual de Saúde. As informações estão no relatório da 10ª semana epidemiológica e referem-se ao período de 1º de janeiro a 9 de março. Devido à situação epidêmica,  46 centros de hidratação foram implantados em 30 municípios do estado. A capital do estado está fora do plano de contingência .

De acordo com o superintendente de Vigilância Epidemiológica da secretaria, Alexandre Chieppe, o aumento no número de casos suspeitos de dengue na Baixada Fluminense e no noroeste do estado era esperado por causa das chuvas e da falta da imunidade contra a dengue tipo 4.

"No ano passado [2012] houve aumento no número de casos no Rio, porque as pessoas não eram imunes à dengue tipo 4. Agora, acredito que entre maio e junho a situação da baixada fluminense e noroeste fluminense, que estão no grau de risco epidêmico, possa ser controlada, assim como aconteceu no ano passado na capital fluminense. O nossos 46 centros de hidratação são usados para o atendimento em que as pessoas necessitem de urgência. Por meio do nosso efetivo esperamos que o índice de casos por dengue diminua", disse Chieppe.

Segundo Chieppe, com o plano de contingência, se houver necessidade, vão ser deslocados os técnicos, os enfermeiros e os médicos para os centros de hidratação e para as unidades de pronto atendimento (UPAs). "Peço que mantenha o cuidado com as suas casas e o acúmulo de água", disse o superintendente de vigilância epidemiológico.

Em Itaboraí, na região metropolitana do Rio, 1.287 casos foram notificados, o que é considerado um alerta de epidemia para a população de 218 mil habitantes. Também estão na lista de risco Itaguaí e Tanguá. O aumento foi 40% em todo estado.

Na Baixada Fluminense, de janeiro até março 2.965 casos foram notificados. O noroeste fluminense também está com epidemia, com exceção do município de Varre Sai. No mesmo período de 2012, o dado epidemiológico registrou 33.261 casos de dengue em todo o estado, com um óbito.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário