one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O método com o eletrodo é considerado pouco invasivo, tendo em vista que o dispositivo é instalado por um pequeno furo e o risco de sangramento diminui de 2% para 0,05%

Imagem:

Compartilhar:

Dia Mundial da Doença de Parkinson é lembrado com campanha de conscientização no Rio

Criado em 11/04/13 14h19 e atualizado em 11/04/13 14h52
Por Da Agência Brasil Edição:Juliana Andrade

Mal de Parkinson
Uma equipe distribuiu materiais informativos e esclareceu dúvidas da população sobre a doença, que atinge pelo menos 300 mil brasileiros (Namlhots / Creative Commons)

Rio de Janeiro – No Dia Mundial da Doença de Parkinson, lembrado hoje (11), profissionais da saúde, voluntários e pessoas que convivem com a doença promoveram uma campanha de conscientização na Estação Central do Brasil do metrô, no centro da capital fluminense. Uma equipe distribuiu materiais informativos e esclareceu dúvidas da população sobre a doença, que atinge pelo menos 300 mil brasileiros. A campanha “Viva bem com Parkinson” é uma parceria entre a Academia Brasileira de Neurologia, a Associação de Parkinson Carioca (APC) e o Metrô Rio.

De acordo com a presidenta da APC, Wilma Costa Souza, “a ideia da ação é trazer o portador de Parkinson para um grupo de pessoas que também tenham a doença, e mostrar a ele que é possível ser feliz, ter qualidade de vida, embora tenha uma enfermidade crônica, sem cura, mas com muitas possibilidades de tratamento”. APC é uma instituição que inclui cuidadores, profissionais de saúde, pacientes e parentes, e oferece tratamentos gratuitos a pessoas com a doença.

Diagnosticado com Parkinson há cinco anos, o vice-presidente da APC, Carlos Ney Vitório, 59 anos, disse que existe muito preconceito e distanciamento em relação aos pacientes. “A gente que tem a doença, que treme involuntariamente, não vai se curvar diante dessas indiferenças. Estou aqui enfermo, mas lúcido. O Poder Público deveria se mobilizar, com políticas de saúde coerentes e afirmativas. Se eu não tivesse o apoio da minha esposa, família e associação, seria muito difícil viver com a doença.”

A mulher de Carlos Ney, Luciene Ferraz, disse que os gastos da família com medicação e tratamento são elevados. “Mas e as pessoas que não tem condições financeiras? A gente treme por causa da doença, mas temos tremido por falta de apoio. Em casa eu tenho que ajudá-lo a tirar meia, sapato, vestir camisa e calça, dar banho, porque ele não tem mais mobilidade da cintura para baixo. A alimentação e o humor mudam. Acima de tudo, temos que ter muito carinho pelo paciente”.

Conheça a história de James Parkinson, médico inglês que foi responsável pelo estudo e descrição da doença de Parkinson ou Mal de Parkinson:
 



Segundo o neurologista Flávio Costa, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a doença é muito comum no mundo todo e a estimativa é que afete cerca de 1% das pessoas acima de 60 anos de idade. “Com o processo de envelhecimento da população, vai ser cada vez mais comum o diagnóstico dessa condição nas famílias do país. A doença não tem cura, mas com o tratamento é possível manter uma excelente qualidade de vida para essas pessoas”.

O mal de Parkinson é uma doença crônica e progressiva que ocorre devido à perda de neurônios do sistema nervoso central. A causa ainda é desconhecida, porém alguns especialistas acreditam que fatores ambientais e genéticos estejam ligados ao seu surgimento. Os principais sintomas são motores e se manifestam por meio de rigidez muscular, tremor, lentidão dos movimentos e alteração do equilíbrio. Podem ocorrer também depressão, alterações do sono, diminuição do olfato e constipação intestinal. 

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário