one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


CFM fixa regras para atuação de médicos brasileiros e estrangeiros em grandes eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.

Imagem:

Compartilhar:

Atendimento itinerante tenta suprir deficiências na saúde do Rio

Criado em 25/05/13 16h53 e atualizado em 25/05/13 19h27
Edição:José Romildo

Médico
O projeto Qualimóvel oferece serviços de oftalmologia, odontologia, massoterapia e clínica geral. (Marcos Santos/ USP Imagens )

Rio de Janeiro – Moradores do Rio que tenham dificuldades de acesso aos serviços das unidades de saúde da prefeitura vão poder contar com atendimento médico de quatro diferentes especialidades, neste sábado (25) e domingo (26), por meio de atendimento em ônibus itinerante.

A iniciativa da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, visa prestar atendimento à população carente dos bairros com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e encaminhar as pessoas com casos graves para as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto Qualimóvel oferece serviços de oftalmologia, odontologia, massoterapia e clínica geral. Hoje (25), o veículo esteve em Oswaldo Cruz, na zona norte da cidade e, amanhã (26), no Conjunto Merck, na Taquara, em Jacarepaguá, na zona oeste.

A partir das 9h foram distribuídas 468 senhas, sendo 110 para oftamologia, 55 para clínica geral, 50 para odontologia, 200 para tratamento dentário e 53 para massoterapia. O atendimento encerraram-se às 16h. O paciente atendido pelo oftamologista,  e que precisou de óculos, recebeu um modelo novo, feito na hora, com lentes bifocais.

Segundo a secretária do SESQV, Cristiane Brasil, o Qualimóvel tem por objetivo obter resultados positivos dos pacientes: em muitos casos são diagnosticados problemas como refração, catarata, glaucoma, retinopatia diabética, diagnóstico precoce de patologias cirúrgicas que levam a cegueira.

"Considerando a desigualdade social e a situação de fragilidade dos idosos, o ônibus itinerante traz benefícios à população acima de 40 anos de idade já no atendimento primário, promovendo melhor qualidade de vida, saúde e inclusão social", disse a secretária.

Os pacientes que tiveram acesso ao dentista se submeteram aos serviços de escovódromo, aplicação de flúor, limpeza de tártaro e pequenas restaurações.

Sobre as funcionalidades do serviço, a secretária Cristiane Brasil considera a prestação de serviço uma forma de melhorar a autoestima do idoso. Do contrário, o idoso entra em um processo de sedentarismo.

"Nós trabalhamos com idoso e sabemos que uma das principais causas da perda da autoestima é a cegueira. Então, em prol do melhoramento temos diversos projetos, como exemplo, as 140 academias, em praças públicas, distribuídas em diferentes áreas do Rio, comentou.

Edição: José Romildo
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário