one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bolsas feminas

Imagem:

Compartilhar:

Maioria dos micro-organismos presentes em mochilas e bolsas é inofensiva

Criado em 26/05/13 11h17 e atualizado em 26/05/13 11h41
Por Alana Gandra Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – Por ser um ambiente fechado, as mochilas favorecem à proliferação de micro-organismos mais que os sanitários que são ambientes abertos e com constante processo de limpeza, disse à Agência Brasil o professor Mário Henrique de Barros, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Ele destaca, entretanto, que a maioria deles é inofensiva à saúde humana.

Leia também: Bolsas femininas têm mais micróbios do que maioria dos vasos sanitários

“Embora o despejo de micro-organismos lá [no banheiro] seja maior, há sempre uma remoção deles, enquanto na bolsa ou mochila, eles ficam mais confinados e não têm muita chance de serem incomodados”. O professor assegurou, entretanto, que a maioria desses micróbios é inofensiva. “Mais de 90% dos micro-organismos têm a vida deles livre. Eles conseguem subsistir com os seus próprios meios. Uma pequena fração causa doença. E esses são mais difíceis de encontrar no ambiente. Precisam de um hospedeiro. Mas, de modo geral, é tranquilo”.

Mário Henrique de Barros ressaltou, inclusive, que é saudável que nós tenhamos contato com micro-organismos. “Porque isso estimula a nossa capacidade de resposta àqueles que são patogênicos de verdade. A gente vai ativando o nosso sistema imune para quando aqueles micro-organismos que tiverem um arsenal de virulência maior vierem nos atacar, a gente estar mais preparado”.

Na avaliação feita à Agência Brasil pelo biomédico Roberto Figueiredo, a fase da vida das mulheres em que as bolsas apresentam maior índice de micróbios é na faixa dos 16 ou 17 anos até 22 anos. “É a fase em que a bolsa feminina é mais contaminada. Porque é a fase em que a mulher vai mais às baladas, à noite, onde deixa a bolsa no chão do banheiro, coloca a bolsa no chão do carro. E quando vai para um 'shopping center', na praça de alimentação, coloca a bolsa em cima da mesa e põe a bolsa em cima da cama, quando chega [em casa]”, disse.

Nesses locais, enfatizou, pode haver germes. Figueiredo informou que pesquisas feitas indicaram até a presença da bactéria salmonella em algumas bolsas, que pode estar no ambiente e a bolsa transporta. Ele recomendou que as bolsas femininas devem ser higienizadas periodicamente. “Pelo menos uma vez por semana. Cada bolsa tem a sua técnica de higienização. A mochila de tecido, por exemplo, pode ser lavada”, ressaltou.

Outros cuidados, de acordo com o biomédico, são evitar deixar a bolsa no chão, trazer sempre consigo um cabide de metal para pendurar as bolsas nas mesas aonde a pessoa for. Para evitar colocar a bolsa no chão dos carros, a recomendação é deixá-la no porta-malas. Deve-se evitar ainda deixar as bolsas em cima da mesa e, principalmente, pô-la sobre a cama, “porque ela pode estar trazendo todos esses germes para sua casa e para seus filhos. É dessa forma que eles são transportados”.

 

Edição: Aécio Amado

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário