one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Homens devem superar tabu sobre exame de próstata

Imagem:

Compartilhar:

Mutirão orienta o homem sobre a importância de ir ao médico

Criado em 15/07/13 17h58 e atualizado em 15/07/13 18h16
Por Flávia Albuquerque Edição:Aécio Amado Fonte:

Imagem - Homens devem superar tabu sobre exame de próstata
Homens devem superar tabu sobre exame de próstata (Foto: Renato Araújo/ABr)

São Paulo – Para comemorar o Dia do Homem, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) faz hoje (15) e amanhã (16) um mutirão na Estação Sé do metrô. Estão sendo feitos gratuitamente exames de glicemia, índice de massa corpórea, peso, pressão arterial, além de orientações sobre os cuidados básicos com a saúde e a prevenção de doenças. Os homens também são orientados a fazer anualmente exames de próstata e de contagem dos níveis de testosterona.

De acordo com uma pesquisa feita pela SBU, com 5 mil homens, para saber sobre o cuidado com a saúde, 44% não costumam ir ao urologista, 47% nunca fizeram o exame para detectar o câncer de próstata, 30% fizeram o exame apenas uma vez e 23% fizeram anualmente. O estudo da entidade mostra ainda que 51% dos entrevistados nunca fizeram exame para avaliar os níveis de testosterona, 22% fizeram uma vez, 15% fazem anualmente e 12% fizeram mais de uma vez. Quando perguntado sobre a andropausa, 63% desconheciam do que se tratava.

Segundo o diretor da SBU, Pedro Cortado, o ideal é que o homem vá ao médico uma vez por ano, a não ser que passe a ter algum tipo de sintoma específico. Ele ressaltou que, apesar de ainda haver preconceito em relação ao exame da próstata, melhorou o nível de conhecimento sobre a doença. Quanto a questão da diminuição da testosterona no homem, Cortado defendeu uma divulgação maior dos sintomas para quem estiver passando pelo problema procure um médico especialista. “A partir da terceira idade, já há um decréscimo das taxas desse hormônio masculino, o que pode causar sintomas como fraqueza muscular, cansaço excessivo, amnésia, falta de memória, quadros compatíveis com a idade, mas que se estivem ligados a essa baixa podem ser corrigidos com hormônios sintéticos”, disse.

Cortado considera importante campanhas públicas para estimular o homem ir ao urologista. “Com as mulheres há 30 anos foram feitas campanhas e hoje todas procuram seu ginecologista para fazer exames de rotina. O homem não tem esse conceito ainda, pois espera ter algum sintoma para procurar o médico”. Segundo ele, o exame da próstata feito por meio do toque retal ainda é enfrentado com resistência. “É preciso criar um conceito de rotina para os exames do homem”, ressaltou.

O aposentado Natalino de Melo Mendes, de 78 anos de idade, disse que sempre vai aos mutirões de saúde e não tem resistência em ir ao médico para fazer os exames preventivos. “O exame de próstata eu faço duas vezes por ano. Ofereço-me, inclusive, para pesquisas do Hospital das Clínicas. Sempre fui assim, nunca tive medo de ir ao médico e de fazer exames. Muitos homens são bobos por não ir ao médico porque há doenças que se não forem detectadas logo não têm cura”.

Afastado do trabalho por doença, Odilon Maritto, de 67 anos, viu na televisão que a ação estava sendo feita e resolveu ir até o metrô. Ele ressaltou ser fundamental para a saúde fazer os exames todo o ano. “Faz pouco tempo que comecei a fazer todos os exames, mas acho importante e não tenho medo ou preconceito”, declarou.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário