one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mulher grávida

Imagem:

Compartilhar:

Partos normais deveriam ser prioridade, diz OMS

Criado em 24/07/13 12h01 e atualizado em 25/07/13 12h10
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

A duquesa de Cambridge, Kate Middleton, deu à luz na última segunda-feira (22), em Londres. O bebê atraiu os holofotes da mídia internacional por ser o terceiro na linha sucessória do trono inglês. Mas o que também chamou atenção da imprensa foi a opção da duquesa pelo parto normal. Embora não recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as cesáreas ainda são feitas em maior número no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, no Sistema Único de Saúde (SUS) os partos normais correspondem a 63,2% dos partos realizados. Já na rede privada, a porcentagem de partos normais chega a menos de 20%. Além do número representar a opção de muitas mulheres, o dado também abrange gestantes que desejam um parto normal mas encontram empecilhos por parte dos convênios.

O elevado número de cesarianas coloca o Brasil na primeira posição deste tipo de cirurgia. Na Inglaterra, país de Kate, 92% das mulheres fazem parto normal, na França, cerca de 80% e, na Argentina, cerca de 78%. As porcentagens se aproximam da recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo a qual cesáreas não devem passar de 15% em um país.

Assista reportagem sobre partos no Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Além do medo da dor, da violência obstétrica e da possibilidade de o pai não poder estar presente no momento do parto, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) diz que o alto índice de cesáreas é motivado por fatores econômicos e culturais, como mitos de que o bebê vai sofrer ou a mãe vai perder muito sangue. Estas ideias contrastam com dados do Ministério da Saúde, que mostram que as mulheres submetidas à cesariana têm 3,5 vezes mais probabilidade de morrer e cinco vezes mais chances de ter infecção no aparelho genital depois do parto. Além disso, a prática de agendamento do parto aumenta o risco de nascerem bebês prematuros.

Para a obstetra Rachel Reis, especialista em parto humanizado, o que falta para o país sair da posição número um em cirurgias cesarianas é mais atenção nas universidades. “A gente precisa mudar desde o ensino nas escolas de medicina, incentivando mais o parto natural, o parto vaginal, o parto normal”. Segundo a médica, o profissional tem que dar suporte para a paciente, para que ela vença o medo.

(Parto normal não é sinônimo de parto humanizado . Entenda)

O parto normal pode significar menos dor do que a cesárea. Técnicas de alongamento, massagens e caminhadas realizadas desde o pré-natal ajudam a gestante a dar à luz com mais facilidade. Além destes recursos, a rápida recuperação da mãe e a produção de hormônios que preparam o corpo mais rapidamente para a amamentação são outras vantagens do parto escolhido por Kate. “Os benefícios são inquestionáveis. Além da possibilidade de menor sangramento e de infecções, a gente tem uma possibilidade de vínculo mãe/bebê muito mais precoce, aleitamento materno facilitado, índice de depressão pós-parto menor, fora a emoção de receber o seu bebê”, conclui Rachel. 

Assista entrevista do Repórter Brasil com a médica Rachel Reis:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário