one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Médicos protestam na Avenida W3 Sul em Brasília contra Programa Mais Médicos, anunciado pelo governo federal

Imagem:

Compartilhar:

Profissionais protestam em 12 estados contra o Programa Mais Médicos

Criado em 23/07/13 07h14 e atualizado em 09/12/13 18h16
Por Aline Leal Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Médicos protestam em Brasília contra Programa Mais Médicos
Médicos protestam na Avenida W3 Sul em Brasília contra Programa Mais Médicos, anunciado pelo governo federal (Valter Campanato / Abr)

Brasília - A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) informa que médicos de pelo menos 12 estados vão fazer manifestações em protesto contra o Programa Mais Médicos. Haverá também paralisação no atendimento. As atitudes também são uma reação aos vetos da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei que regulamenta a medicina, conhecido como Ato Médico.

O Programa Mais Médicos prevê a contratação de profissionais estrangeiros para trabalhar nas periferias e no interior do país, além de obrigar estudantes de medicina a atuar por dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de 2015.

Leia mais:

Padilha diz que conversou com entidades sobre Mais Médicos, mas não houve consenso

CFM entra com ação na Justiça pedindo suspensão do Programa Mais Médicos

Governo conduz de forma "autoritária e arbitrária" debate do Mais Médicos, diz Unicamp

 

Os médicos da Bahia adiantam que vai haver paralisação do atendimento nas redes pública e privada. Profissionais do Distrito Federal anunciam que vão usar preto, como forma de demonstrar luto, e farão uma operação padrão no atendimento nas redes pública e privada.

Os sindicatos de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, do Paraná e do Rio Grande do Norte anunciaram que vão aderir à paralisação. No Piauí, os médicos decidiram manter o atendimento, mas para demonstrar a insatisfação com as medidas do governo, vão usar um adesivo com os dizeres “Orgulho de ser médico!”.

Além de diversas manifestações por todo o país, em reação às recentes medidas do governo, os médicos abandonaram as comissões técnicas federais, que discutem soluções para problemas relacionados à saúde. O Conselho Federal de Medicina ainda entrou com uma ação civil pública na sexta-feira (19) contra a União, representada pelos ministérios da Saúde e da Educação, para suspender o Programa Mais Médicos

Edição: Talita Cavalcante

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário