one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cerca de 400 médicos de todo o Brasil se reúnem no Senado para debater algumas das principais questões que envolvem o exercício da Medicina e a qualidade da assistência na saúde

Imagem:

Compartilhar:

Programa Mais Médicos abrirá 10 mil vagas para atuar em áreas carentes

Criado em 08/07/13 14h10 e atualizado em 09/12/13 19h06
Por Aline Leal Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Médicos estrangeiros - Protesto na Avenida Paulista
A vinda de médicos com diploma estrangeiro sem a a aprovação no Revalida foi motivo de diversas manifestações em todo o país. Protesto fecha a Avenida Paulista contra vinda de médicos estrangeiros (Débora Agostini/Facebook)

Brasília – O governo federal vai abrir cerca de 10 mil vagas para médicos para atuação exclusiva na atenção básica em periferias de grandes cidades, municípios de interior e no Norte e Nordeste do país. O salário deles deve ficar em torno de R$ 10 mil. A carga horária e outros detalhes serão anunciados nesta tarde presidenta Dilma Rousseff, no lançamento do Programa Mais Médicos.

Entenda o que é o revalida

 

Inicialmente, as vagas serão destinadas a profissionais com diploma obtido no Brasil ou validado pelo Revalida. Caso esses profissionais não preencham todas as vagas do programa, o governo anunciará um “trâmite diferenciado” para trazer médicos diplomados em outros países.

Nesse caso, o Ministério da Saúde adiantou que o contrato será temporário, de, no máximo, três anos. Além disso, os diplomas estrangeiros devem ter origem em “universidades reconhecidas internacionalmente”.

“Se o exame fosse realizado, não poderíamos determinar onde esse profissional poderia atuar, o que, possivelmente, não resolveria o problema instalado de falta de médicos nas regiões mais carentes do país”, explicou, em nota, o Ministério da Saúde, para justificar a  dispensa do Revalida.

O médico estrangeiro, ao chegar ao Brasil, passará por três semanas de treinamento e avaliação, para capacitar-se em língua portuguesa e em saúde básica.

A vinda de médicos com diploma estrangeiro sem a a aprovação no Revalida foi motivo de diversas manifestações em todo o país. Para eles, é um risco para a saúde pública trazer médicos que não conhecem a realidade brasileira. “Nós não vamos permitir que a população brasileira seja atendida por médicos desqualificados e que não tiveram a sua competência avaliada”, disse Roberto d'Ávila, presidente do Conselho Federal de Medicina.

Para o Ministério da Saúde, faltam médicos no país, embora as entidades digam que os médicos brasileiros não preenchem vagas em determinados locais por falta de estrutura, e não porque estão em número insuficiente.

Confira a SÉRIE ESPECIAL SOBRE INTERIORIZAÇÃO DA SAÚDE:

- O que leva um médico brasileiro ao interior do país

- Governo amadurece política para trazer médicos estrangeiros ao Brasil

- O que esperar da demografia médica brasileira até 2030

- Classe médica diverge sobre contratação de estrangeiros

- CFM defende reformulação do Provab como alternativa

- Exportação de médicos é crucial para a economia de Cuba

Onde estão os médicos do Brasil?

 

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário