one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dia D de Mobilização da Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação no Rio

Imagem: Fernando Frazão/ABr

Compartilhar:

Campanha de vacinação no Rio pretende atender a 293 mil crianças hoje

Criado em 24/08/13 15h36 e atualizado em 27/08/13 08h42
Por Akemi Nitahara Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

 Dia D de Mobilização da Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação no Rio
Até 17 horas, 3 mil funcionários do município do Rio de Janeiro vão atender a crianças com até 5 anos no Dia D de Mobilização da Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação (Fernando Frazão/ABr)

Rio de Janeiro – Até 17 horas, 3 mil funcionários de 215 unidades básicas de saúde do município do Rio de Janeiro vão atender a crianças com até 5 anos no Dia D de Mobilização da Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação. A expectativa é que 293 mil crianças tenham a caderneta revisada.

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Nadja Greffe, explica que a campanha é orientada pelo Ministério da Saúde e todas as crianças menores de 5 anos devem ser levadas aos postos de vacinação. “A convocação é que todos os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos de saúde com a caderneta de vacinação, para que nossos profissionais possam fazer a avaliação. Identificando alguma vacina em atraso ou em falta, a atualização então vai ser feita com a aplicação dessas vacinas do calendário”.

No Rio de Janeiro, a campanha continua até dia 30. De acordo com Nadja, a estratégia das campanhas nacionais mudou. “Antigamente se fazia a campanha de vacinação da poliomielite em duas etapas, com uma em junho e outra em agosto. Desde o ano passado, o Ministério da Saúde orienta que a vacinação da pólio seja feita em apenas uma etapa, que foi feita em junho. Esse momento agora em agosto tem um outro objetivo, não é o segmento da paralisia, é uma campanha para atualização da caderneta para vacinas que estejam em atraso ou em falta, então é um momento de oportunizar a vacinação”.

A administradora Lívia Andrade levou o filho Jonilson, de 5 meses, ao Posto de Assistência Médica 13 de Maio, no centro, e aproveitou para se vacinar também. “Na semana passada tinha que ter tomado uma vacina, mas como ele teve uma bronqueolite, teve febre, não pôde tomar. Então o pediatra orientou que a gente viesse hoje. É bom ser no sábado porque é mais tranquilo, não tem que faltar ao trabalho. Eu e o pai dele estamos até aproveitando para atualizar a nossa vacina, de pneumocócita e meningocócita”.

A dona de casa Ana Célia Amorim do Nascimento levou a filha Camila, de 3 anos, ao mesmo posto, apesar de a caderneta estar em dia. “Está tudo certinho, eu acompanho sempre, mas hoje ela vai tomar uma vacina que mudou a data. Estava em dia, mas falaram que mudou a idade da tríplice viral, que antes era com 4 anos e agora faz com 3”.

Durante toda a semana, as unidades básicas de saúde terão disponíveis todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança, como BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite inativada (VIP), poliomielite oral (VOP), rotavírus oral, DTP e tríplice viral.

De acordo com a SMS, a cobertura vacinal infantil no Rio está entre 90% e 95%, como recomendado pelo Ministério. “Quanto mais se aproximar dos 100% mais protegida estará a nossa população infantil”, diz a coordenadora.

Os locais de vacinação podem ser consultado no site da prefeitura do Rio  ou pelo telefone 1746, que funciona 24 horas.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário