one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Teste rápido aids

Imagem:

Compartilhar:

Rio de Janeiro lança plano de combate à tuberculose

Criado em 20/08/13 10h55 e atualizado em 20/08/13 11h16
Por Vitor Abdala Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – Estado com o maior índice de tuberculose do país, o Rio de Janeiro lançou hoje (20) um plano de ação contra a doença. A estratégia, que também pretende combater a aids, prevê um pacto com os 92 municípios para reduzir os casos e melhorar o tratamento dessas doenças, segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

Entre as medidas previstas pelo plano está o apoio à elaboração de estratégias municipais para combater essas doenças, a fixação de prazos mínimos para resultados de exames e as primeiras consultas médicas e a ampliação de leitos nos hospitais.

Leia também:
Moradores de palafitas de Manaus expostos a doenças

Pessoas flagradas jogando lixo na rua no Rio poderão ser multadas

Anvisa proíbe distribuição de lote do Ketchup Heinz


Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, para a aids, por exemplo, o plano prevê o prazo máximo de 15 dias para o resultado do exame de detecção e uma semana após o resultado para a primeira consulta. No caso da tuberculose, está prevista a reforma de dois centros estaduais de referência, o Hospital Estadual Santa Maria e o Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras. Há ainda a previsão de triplicar os leitos para pacientes com tuberculose multirresistente.

“A ideia de pactuar isso com as prefeituras é dar visibilidade a doenças que estavam esquecidas. Não é incomum hoje as pessoas perguntarem se a tuberculose ainda existe. Na verdade, o que a gente quer mostrar primeiro é que essas doenças têm um impacto muito grande na saúde pública do estado”, disse Chieppe.

De acordo com a secretaria, a taxa de incidência da tuberculose é 68,7 casos por 100 mil habitantes, taxa 13 vezes maior do que a considerada aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 5 por 10 mil. As taxas são ainda maiores em cidades como o Rio de Janeiro (91,2 por 100 mil) e São João de Meriti (93 por 100 mil), cidade da Baixada Fluminense que é uma das mais povoados do país.

Todos os anos, cerca de 800 pessoas morrem da doença no estado. O bacilo de Koch, bactéria que provoca a tuberculose, é transmitida pelo ar. A Secretaria de Saúde acredita que um dos principais motivos da grande incidência da doença é o adensamento populacional, com casas pouco arejadas e ventiladas que ajudam a disseminar a bactéria.

Os principais sintomas são tosse persistente por mais de três semanas, cansaço, emagrecimento, perda de apetite e suor noturno. O tratamento dura pelo menos seis meses. Segundo a Secretaria de Saúde, pacientes com aids são mais suscetíveis à doença devido à queda da imunidade.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário