one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Programa Mais Médicos

Imagem:

Compartilhar:

Estrangeiros inscritos no Mais Médicos estão otimistas na aprovação em exame de português

Criado em 13/09/13 20h10 e atualizado em 13/09/13 20h53
Por Mariana Tokarnia Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Médicos cubanos no Mais Médicos
Do total de médicos que passaram pela capacitação no Brasil, os cubanos são maioria, 400. (Ministério da Saúde/Flickr)

Brasília - Depois de fazerem o exame de português nesta sexta-feira (13), os médicos com diploma estrangeiro que participam do Programa Mais Médicos, estão otimistas. Em Brasília, apesar de alguns não dominarem a língua e terem estudado o português pela primeira vez, estão confiantes na aprovação e acreditam que com a convivência aprenderão o idioma e não terão problemas em fazer atendimentos.

Leia também:

Mais Médicos: 400 brasileiros confirmam inscrição no segundo mês de seleção

Conselho de Medicina do Ceará terá que registrar médicos estrangeiros

A prova feita hoje por 682 profissionais marca o fim da capacitação que teve a duração de três semanas e foi feita em oito capitais brasileiras. No período, os médicos estudaram português e tiveram aulas sobre o sistema de saúde público brasileiro, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e aprenderam a identificar as doenças mais comuns no país. O curso no Distrito Federal incluiu também visitas a centros de saúde nas cidades satélites, em locais carentes. Ao todo, 218 médicos participaram do curso em Brasília.

Segundo o Ministério da Saúde, os médicos reprovados serão desligados do programa. Médicos com baixo desempenho deverão passar por um curso de recuperação para aprimorar o conhecimento do idioma.

"Foram semanas muito puxadas, mas foram muito boas, nós aprendemos muito", disse a médica cubana Yaqueline Causelo, misturando o português com o espanhol. Ela é médica há 16 anos. Nesse tempo atuou por cinco anos na Venezuela, em acordo semelhante ao firmado pelo Brasil. "Estou preparada para atuar no Brasil", diz com confiança. Caso aprovada, a médica atuará na cidade de Goiatins, em Tocantins.

Do total de médicos que passaram pela capacitação no Brasil, os cubanos são maioria, 400. O também cubano Diego Matias mostrou mais dificuldade com o português. "Vim para o Brasil porque ouvi sobre o programa e me interessei por atender às pessoas mais pobres e necessitadas", respondeu em espanhol. Ele é médico há 22 anos e também atuou na Venezuela por sete anos. Passado o período de três anos, no qual deve atuar na atenção básica no país, ele tem planos de voltar à Cuba e continuar trabalhando. "É a minha profissão".

"Não falo português muito bem", alerta em português, o médico colombiano Welber Mosquera. Perguntado se terá condições de atender aos pacientes, ele responde: "Acho que tenho o suficiente para fazer uma consulta, tenho o português técnico, mas tenho que continuar me preparando. Nós médicos temos que estar em preparação todos os dias. Tanto na parte acadêmica quanto no idioma e no desempenho". Mosquera formou-se há quatro anos e atuou também na Venezuela. Ele está otimista. "Acredito que serei a aprovado".

Um dos coordenadores pedagógicos do curso em Brasília, João Cavalcante, diz que os profissionais estão preparados. "Eu não acredito que a língua vá ser uma barreira. A medida que vão aumentando a relação com a população, vão aumentar também a fluência. A gente sabe das dificuldades, inclusive dentro do próprio país com os regionalismos". Ele acrescenta que, com as aulas e com os estudos dos próprios médicos, "a barreira vai desaparecer".

Perguntados sobre seus objetivos no Brasil, os médicos respondem que querem "melhorar os indicadores de saúde e fazer um bom trabalho com a comunidade". O Ministério da Saúde disse que não houve nenhuma orientação para as entrevistas.

Os médicos com diploma do exterior aprovados no curso de avaliação do Mais Médicos seguem a partir deste fim de semana para as capitais dos estados onde vão atuar. O início do trabalho está previsto para o dia 23. Com o fim do curso, os médicos estão contentes e ansiosos para começar a trabalhar. Eles se despedem de Brasília com um lanche oferecido pelos professores e com muitas fotos.

Saiba onde vão trabalhar os médicos cubanos

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário