one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Médicos param em protesto aos planos de saúde

Imagem:

Compartilhar:

Mais Médicos treina 118 profissionais estrangeiros para trabalhar no Rio

Criado em 30/10/13 20h08 e atualizado em 30/10/13 20h44
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os cento e dezoito médicos estrangeiros da segunda etapa do Programa Mais Médicos no estado do Rio de Janeiro estão fazendo a última etapa de treinamento para começar o atendimento nas unidades municipais de Saúde. Eles chegaram ao estado no fim de semana e estão sendo treinados no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Antes do Rio, os médicos passaram por quatro cidades, entre elas Brasília e Fortaleza, onde, durante três semanas, fizeram testes de português e receberam informações sobre a legislação brasileira na área de saúde e sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)

Leia também:

Termina nesta sexta-feira inscrição para audiência pública sobre o Mais Médicos no STF

Cremerj busca informações sobre os profissionais do Programa Mais Médicos

Segundo o assessor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Rodrigo Oliveira, no Rio, os profissionais estão sendo informados sobre o sistema de saúde do estado. “No primeiro momento eles receberam informações sobre o cenário da saúde no Rio de Janeiro, quais são as doenças mais frequentes e como funciona a rede pública no estado. Eles ficaram sabendo também como funciona o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], o Programa de Vigilância da Dengue e hoje (30) tiveram uma palestra sobre o controle da aids”, disse à Agência Brasil.

O ministério informou que os 118 médicos ainda estão sem o registro provisório para atuar no Brasil, mas a previsão é que a lista de registros seja publicada no Diário Oficial da União (DOU) até sexta-feira (1º). Neste mesmo dia, os profissionais estarão nos municípios onde trabalharão para um primeiro contato. Eles começarão a atuar na segunda-feira (4). 

Conforme a legislação do Programa Mais Médicos, o aluguel das casas onde os profissionais vão morar será pago pelas prefeituras.

Ao todo o Rio de Janeiro receberá 153 médicos, destes 25 são brasileiros. Segundo Rodrigo Oliveira, a primeira turma está trabalhando desde setembro.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário