one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Campanha contra a hepatite C

Imagem:

Compartilhar:

Avanços no tratamento da hepatite C no Brasil serão apresentados em congresso nos EUA

Criado em 01/11/13 19h53 e atualizado em 01/11/13 20h17
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Hepatite C
Campanha contra a hepatite C ( emtu_oficial/ Creative Commons)

Rio de Janeiro - Os bons resultados do tratamento de pacientes que sofrem de hepatite C com os inibidores da enzima protease é um dos temas que médicos especialistas na doença discutem no 64° Congresso da Associação Americana de Estudo das Doenças do Fígado, em Washington, nos Estados Unidos. O Brasil está incluído nos estudos e há pacientes atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS) recebendo os medicamentos.

“A chance de cura dos pacientes no Brasil hoje é um fato real, não é mais uma expectativa”, destacou o infectologista responsável pelo Ambulatório de HIV e Hepatites Virais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Paulo Abrão, em entrevista à Agência Brasil.

Leia também:

Novembro Azul alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Vítimas de violência sexual terão atendimento pelo SUS

Segundo o especialista, será apresentado no encontro um trabalho feito com quase 2.000 pacientes. Desses, cerca de 120 são brasileiros que utilizam, entre as medicações, o telaprevir. “Nesse trabalho vai ser mostrado que, no mesmo perfil de pacientes que a gente trata no SUS no Brasil, que são os com cirrose e fibrose 3 e 4, a chance de cura é altíssima, gira em torno de 70%. Esse trabalho vai ser mostrado corroborando as ações que os especialistas que trabalham no SUS implementaram”, ressaltou Abrão.

O médico explicou que atualmente, em todo o mundo, cerca de 170 milhões de pessoas têm hepatite C. No Brasil, há de 2 milhões a 3 milhões de casos. Muitos nem sabem que têm a doença, porque não houve o diagnóstico. O especialista acrescentou que, no Brasil, os pacientes em estado mais grave recebem, nos 130 centros de atendimento existentes no país, quatro medicamentos no tratamento da hepatite. “Além desses medicamentos que o Brasil já incorporou, estão vindo outros que vão permitir a erradicação da hepatite C no país. Estamos na vanguarda”, disse, ao acrescentar que o Brasil é um dos países mais avançados em termos de saúde pública e acesso às medicações.

Paulo Abrão informou que a evolução do tratamento caminha para a incorporação de novos medicamentos que também serão oferecidos no Brasil. “O que vai acontecer é que nos próximos anos essas medicações que estão dominando as pesquisas vão ser incorporadas nos Estados Unidos e Europa e em seguida devem chegar ao Brasil. O futuro é para todos os países desenvolvidos e os emergentes. Esperamos em cinco anos poder curar mais de 95% dos pacientes com hepatite C”, completou.

O médico chamou a atenção ainda para a importância das discussões que vão ocorrer no congresso em Washington sobre a esteato-hepatite, conhecida como doença gordurosa do fígado. Ele explicou que, com o avanço da obesidade no Brasil, essa é uma preocupação dos especialistas. “Como na população a obesidade tem sido cada vez mais frequente, a gordura também se concentra no fígado e às vezes pode levar o paciente também à cirrose”, esclareceu.

De acordo com o especialista, ainda não há um medicamento específico para combater essa doença, mas o começo do tratamento é redução do peso. “Hoje sabemos que esse indivíduo tem que perder peso, fazer atividade física, ter dieta saudável e talvez usar alguns medicamentos que estão sendo estudados, para reduzir o nível de gordura no fígado. No congresso, vão ser apresentados vários estudos sobre a doença. Já tem atendimento para esse tipo de paciente no SUS, embora o tratamento ainda esteja em estudo, mesmo nos Estados Unidos e na Europa não existe nada disponível ainda”, disse.

O 64° Congresso da Associação Americana de Estudo das Doenças do Fígado começou hoje (1°) e termina na terça-feira (5).

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário