one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Índio Yanomami

Imagem:

Compartilhar:

Ministério confirma exoneração da coordenadora de saúde indígena em Roraima

Criado em 03/01/14 20h38 e atualizado em 03/01/14 20h58
Por Paulo Victor Chagas Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Saúde confirmou a exoneração da coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena de Boa Vista, Joana Claudete Schuertz. Os índios da etnia Yanomami protestavam desde o início da semana pela saída de Joana do cargo, sob a reclamação de má gestão e falta de fornecimento de medicamentos.

Leia mais notícias

A decisão foi divulgada após reunião ocorrida hoje (3) na capital de Roraima entre a chefe de gabinete da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do ministério, Verbena Mello, e lideranças indígenas yonamamis. De acordo com a Sesai, a exoneração decorre depois que se avaliou “a gestão da saúde oferecida à população indígena yanomami”. Maria de Jesus do Nascimento, funcionária de carreira do distrito sanitário indígena de Boa Vista, assume interinamente a coordenação.

Dezenas de índios yanomami ocuparam o prédio da Sesai desde o início da semana protestando contra a administração de Joana Claudete. As alegações são de que, durante a gestão da agora ex-coordenadora, os investimentos e os remédios para a população indígena foram reduzidos, causando a morte de crianças por doenças simples como diarreia e pneumonia. Após a reunião, o prédio foi desocupado pelos índios.

Na segunda-feira (30), parte dos indígenas entraram a sala de Joana Claudete e a fizeram escrever o pedido de exoneração. Vídeo divulgado pela Associação Hutukara mostra que a ex-coordenadora foi retirada à força do prédio após assinar o documento.

A Sesai, secretaria criada para gerir a saúde indígena no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), não informou quando haverá uma nomeação definitiva para o cargo. A Fundação Nacional do Índio (Funai) se colocou à disposição da Sesai para auxiliar no caso.

 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário