one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


vírus do HPV

Imagem:

Compartilhar:

Saiba o que é o HPV

Criado em 23/01/14 11h55 e atualizado em 23/01/14 12h03
Por Portal EBC *

Assunto recorrente quando o tema é prevenção, o HPV (Papiloma Vírus Humano) é transmitido principalmente por relações sexuais, mas também da mãe para o feto ou por objetos contaminados. Entre os sintomas que podem indicar a contaminação por HPV estão verrugas na pele das mãos, dos pés, nos lábios, na boca, na garganta e nas regiões anal e genital.

Confira vídeo da TV Brasil: 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

As lesões genitais podem causar tumores malígnos como câncer de pênis e de colo do útero. O diagnóstico é mais fácil nos homens, devido às lesões aparentes. Já no caso das mulheres, é preciso fazer exames como o papanicolau. Dependendo do diagnóstico, o tratamento pode ser feito com remédios, cauterização ou cirurgia – nos casos de câncer instalado.

Para se prevenir, o uso do preservativo nas relações sexuais é indispensável. É preciso estar atento, já que o vírus pode ser transmitido, inclusive, por sexo oral. Mulheres devem consultar o ginecologista regularmente, uma vez que o diagnóstico e o tratamento precoce ajudam a controlar a doença. Em caso de contaminação confirmada, o parceiro ou parceira deve ser avisado, já que ambos precisarão de tratamento.

De graça

A vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) contra o HPV ocorrerá, a partir de 10 de março,  nos 36 mil postos de saúde da rede pública e nas escolas públicas e privadas. A meta é imunizar mais de quatro milhões de meninas entre 11 e 13 anos. Para se vacinar é preciso apresentar documento com foto ou o cartão de vacinação. Nas escolas, as meninas deverão ter autorização dos responsáveis. São três doses da vacina. A primeira a partir de 10 de março, a segunda após seis meses e a terceira cinco anos após a primeira imunização.

* Com informações da TV Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário