one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O mosquito da dengue picando um humano

Imagem:

Compartilhar:

Chikungunya: Venezuela eleva para 86 os casos confirmados de febre pelo vírus

Criado em 27/07/14 17h03 e atualizado em 28/07/14 13h15
Por Agência Lusa

As autoridades venezuelanas emitiram neste domingo (27) um comunicado confirmando a existência de 29 novos casos de febre causados pelo vírus Chikungunya o que eleva para 86 o número total de registros no país.

"Com estes novos pacientes, somam-se 30 casos de transmissão local registados na Venezuela e 56 os casos importados do Caribes", explica o médico Jesus Toro, diretor-geral de Saúde Ambiental, num comunicado do Ministério de Saúde.

Segundo ele oito dos 29 novos casos foram importados, principalmente da República Dominicana e do Haiti.

Leia também:

Rio registra dois casos de Chikungunya; circulação do vírus é descartada

Especialista recomenda atenção aos sintomas da chikungunya

Entre o total de casos, encontram-se ainda 21 pessoas infectadas "sem antecedentes de saída" da Venezuela, em três estados do centro do país - 17 em Arágua, duas em Guárico e duas em Carabobo -, estando em curso uma "investigação epidemiológica para determinar se há mais pessoas infetadas, e tratar de localizar os cidadãos que originaram a transmissão" do vírus.

A confirmação destes 86 casos quase duplica os números anunciados há duas semanas, em 12 de julho, quando as autoridades venezuelanas confirmavam a existência de 45 casos.

Entretanto, as autoridades intensificaram campanhas de alerta sobre a transmissão do vírus e de estímulo à fumigação e eliminação de eventuais locais que favoreçam a proliferação do mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue, mas cuja fêmea é vetor de transmissão do Chikungunya.

O que é o vírus Chikungunya?

O nome Chikungunya tem origem na língua Kimakonde, falada no norte de Moçambique e na Tanzânia, e significa "tornar-se contorcido", uma referência à aparência das pessoas infectadas, que se contorcem devido a dores nas articulações.

Identificada pela primeira vez na Tanzânia, no início de 1952, a doença tem causado surtos periódicos na Ásia e no continente africano, desde 1960.

Entre 2001 e 2011, diferentes países notificaram casos de Chikungunya, doença que só nos anos 2005-2006 infectou mais de 272 mil pessoas nas ilhas Maurícias e Reunião, onde se presume que se tenha sido detectado o vetor.

Em 2006, um surto da epidemia atingiu a Índia, que assinalou mais de 1,5 milhões de casos. No ano seguinte, a migração de pessoas infectadas terá introduzido o vírus numa aldeia costeira de Itália e que registou na altura 197 casos.

Os sintomas de Chikungunya aparecem entre o quarto e o sétimo dias, após o paciente ter sido picado por um mosquito infectado. Febre alta (até 40° C), dor e inchaço nas articulações (especialmente na parte inferior das costas, tornozelos, joelhos, pulsos ou falanges), aparecimento de pequenas pústulas na pele, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e fadiga são os sintomas que caraterizam a virose.

As autoridades venezuelanas desaconselham a auto-medicação e recomendam repouso, ingestão de abundante de água, para hidratação, e tratamento "somente com 'acetaminofén' [paracetemol]", supervisionado por um médico.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário