one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

DF faz primeiro transplante de medula a partir de um doador

Criado em 25/01/15 15h30 e atualizado em 25/01/15 15h41
Por Karol Assunção Fonte:Radioagência Nacional

Pacientes que necessitam de transplante de medula óssea não precisam mais sair do Distrito Federal para fazer o procedimento. Em dezembro do ano passado, o Instituto de Cardiologia do DF realizou o primeiro transplante alogênico, quando há a necessidade de um doador.

 

Ouça reportagem da Radioagência Nacional:

Creative Commons - CC BY 3.0 - DF faz primeiro transplante de medula a partir de um doador


 
O transplante foi necessário porque a paciente tinha um problema imunológico e a medula deixou de produzir células sanguíneas. A jovem de 18 anos, recebeu, no dia 30 de dezembro, a medula de uma das irmãs. As duas estão bem.
 
Esse foi o primeiro transplante de medula óssea alogênico realizado no DF. Antes, o Instituto de Cardiologia realizava apenas o transplante autólogo, quando a medula é do próprio paciente. É o que explica o coordenador da unidade de transplante de medula óssea do Instituto de Cardiologia do DF, Gustavo Bettarello.
 
Segundo o médico, quatro pessoas esperam na fila para o transplante alogênico aqui no DF. Duas delas já devem fazer o procedimento nas próximas semanas.
 
O transplante de medula óssea é indicado para algumas doenças que atingem as células do sangue, como leucemia aguda, linfomas e anemias graves. Em alguns casos, é preciso buscar um doador compatível, tarefa muitas vezes difícil, como destaca Bettarello:
 
Por isso, é importante conseguir mais doadores. Pessoas entre 18 e 55 anos de idade com boa saúde podem ir ao hemocentro mais perto de casa e colher sangue para o cadastro.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário