one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Caravela portuguesa

Imagem:

Compartilhar:

Especialista alerta sobre perigos da caravela-portuguesa

Criado em 25/01/15 16h10 e atualizado em 25/01/15 17h34
Por Joana Moscatelli Fonte:Radioagência Nacional

Uma menina de menos de 2 anos teve mais de 50% do corpo queimado por uma  caravela-portuguesa na praia Leblon, no Rio de Janeiro, no dia 16 de janeiro deste ano. O atendimento imediato e procedimentos corretos garantiram a recuperação da criança, que não terá sequelas. 

Ouça a reportagem da Radioagência Nacional: 

Creative Commons - CC BY 3.0 - Especialista alerta sobre perigos da caravela-portuguesa

A coordenadora do Centro de Intoxicações do Hospital Antonio Pedro, Lília Ribeiro Guerra, a gravidade do ferimento causado pelo animal marinho dependendo da extensão do contato a caravela-portuguesa.

"Ela tem veneno com efeito local e veneno com efeito sistêmico. Os acidentes pequenos, restritos a um local pequeno com pouca liberação do veneno, podem causar de uma inflamação até uma necrose. Quando o contato com a pele é em uma extensão muito grande e a liberação do veneno é maior, esse paciente tem que ser hospitalizado e observado durante um período maior porque a liberação sistêmica dessa toxina pode causar desde uma arritimia cardíaca até um edema pulmonar e levar o paciente a óbito", explicou. 

Guarda-vida mostra caravela portuguesa
Creative Commons - CC BY 3.0 - Guarda-vida mostra caravela portuguesa

Reprodução/ Facebook Guarda-Vidas Rio de Janeiro

Após o contato com a espécie, a principal recomendação é seguir para um unidade de saúde mais próxima. A área do contato deve ser lavada apenas com água do mar ou vinagre e as orientações médicas devem ser seguidas.

Semelhante à água-viva, a caravela-portuguesa e tem um corpo oval, de cor azul, violeta ou vermelha e mede de 10cm a 30 cm.

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário