one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A principal causa do câncer na laringe é o fumo, principalmente quando associado ao consumo de bebidas alcoólicas

Imagem: USP imagens

Compartilhar:

OMS afirma que consumo de tabaco caiu no mundo

Criado em 19/03/15 11h20 e atualizado em 19/03/15 11h25
Por Edgard Júnior Fonte:Rádio ONU

A Organização Mundial da Saúde, OMS, afirmou que o consumo de produtos derivados do tabaco caiu em todo o mundo e consequentemente houve um aumento do número de não fumantes.

A declaração consta do relatório Global da OMS sobre Tendências no uso de Tabaco, lançado esta quarta-feira na 16ª Conferência Mundial sobre Tabaco e Saúde, que está sendo realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Tabaco e Doenças Crônicas

O encontro tem como foco o controle do tabaco e as doenças crônicas, como câncer, diabetes e doenças no coração e nos pulmões.

Apesar da redução, a agência da ONU disse que os governos devem intensificar os esforços para combater a indústria do tabaco e reduzir drasticamente o consumo para proteger a saúde pública.

Creative Commons - CC BY 3.0 - OMS afirma que consumo de tabaco caiu no mundo

Segundo o relatório, em 2010 o número de não fumantes com 15 anos ou mais, era de 3,9 bilhões, aproximadamente 78% da população mundial nesta faixa etária.

A OMS calcula que esse número deve subir para 5 bilhões, ou 81% da população projetada para 2025, se a atual tendência permanecer a mesma até lá.

Movimento Global

A chefe do Secretariado da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, Vera Luíza da Costa e Silva, disse que "o movimento global contra a epidemia do tabaco é forte e os índices de queda no consumo comprovam esse fato".

A médica da OMS disse que os países estão avançando, mas muito ainda precisa ser feito para se alcançar a meta de cortar em 30% o consumo dos produtos derivados do tabaco nos próximos 10 anos.

O estudo revela que o índice de homens fumantes caiu em 125 países entre 2000 e 2012, no caso das mulheres, a queda foi registrada em 156 nações. A agência explica que seguindo o padrão atual, somente 37 países vão atingir a meta de redução de 30%.

Chave

O relatório mostra ainda que o controle sobre os produtos derivados do tabaco é uma das chaves para combater as doenças crônicas.

O último relatório da agência sobre o problema mostrou que 38 milhões de pessoas morreram de doenças crônicas no mundo em 2012, quase 75% delas em países de baixa e média rendas.

O tabaco é responsável por 10% desse total e os especialistas afirmam que metade dos fumantes atuais vai morrer dos efeitos do consumo do tabaco, isso representa cerca de 6 milhões de pessoas por ano.

Além disso, o relatório citou um aumento no número de mortes prematuras, quer dizer, pessoas que morrem antes dos 70 anos, que passou de 14,6 milhões em 2000 para 16 milhões em 2012.

A OMS diz que essas fatalidades poderiam ter sido evitadas combatendo quatro fatores de risco, que são: alimentação inadequada, sedentarismo e o consumo nocivo e exagerado de bebidas alcoólicas e de tabaco.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário