one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Como os brasileiros se informam sobre o uso adequado de medicamentos?

Criado em 06/05/15 11h50 e atualizado em 06/05/15 11h56
Por Artemisa Azevedo Fonte:Rádios EBC

Em entrevista ao programa Falando Francamente, Rogério Hofler, farmacêutico hospitalar e pesquisador do Centro Brasileiro de Informações sobre Medicamentos, Sessão do Conselho Federal de Farmácia, fala sobre como e onde os brasileiros estão se informando sobre o uso adequado de medicamentos.

Hofler explica que a informação é tão importante quanto o próprio remédio porque se este for usado de forma errada, pode se transformar em um sério problema, ao invés de solução.

De acordo com o pesquisador, a informação no Brasil sobre medicamentos vai mal, pois as pessoas costumam procurar o " doutor vizinho". “A informação é importante porque o medicamento não faz o mesmo efeito em todas as pessoas, existem as contraindicações, a forma de tomar muda de acordo com cada medicamento, e tudo isso tem que ser orientado por um profissional capacitado” afirma.

Confira a entrevista completa no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Como os brasileiros se informam sobre o uso adequado de medicamentos?

O farmacêutico também alerta que é um equívoco é pensar que um remédio que não exige receita médica não é perigoso. E alerta que até mesmo as plantas medicinais podem trazer riscos.

A interação medicamentosa, ou seja, a mistura de remédios, é outro problema que acontece muito. Neste caso, um medicamento pode eliminar ou reduzir o efeito do outro. O certo é ter em mãos a lista dos remédios que toma, e procurar sempre verificar se a fonte de informação sobre medicamentos é confiável.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário