one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O mosquito da dengue também é conhecido como pernilongo rajado

Imagem:

Compartilhar:

Dengue: sintomas, formas de contágio e outras dúvidas sobre a doença

Criado em 07/05/15 19h34 e atualizado em 11/05/15 11h46
Por Fernanda Duarte* Edição:Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, na última segunda-feira (4), 745.957 casos de dengue foram registrados no país até meados de abril, dos quais 229 vieram a óbito. O número já é mais que o triplo do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 223.227 casos e 158 mortes em decorrência da doença em todo o Brasil.

Com o aumento do número de casos de dengue em todo o país, cresce também a preocupação da população em como se prevenir da doença. Para colaborar com a prevenção e combate à dengue, o Portal EBC reuniu as principais dúvidas sobre o assunto. Confira abaixo.

1. O que é a dengue?

2. Como a dengue é transmitida?

3. Quais são os sintomas da dengue?

4. Qual é o tratamento indicado para a dengue?

5. Como se prevenir contra a dengue?

6. Existe vacina contra a dengue?

7. O que é o Aedes Aegypti? Qual é o seu ciclo de vida?

8. Como o vírus da dengue age no corpo humano após a picada do Aedes?

9. A dengue pode matar?

10. Apenas quem tem dengue mais de uma vez desenvolve a forma hemorrágica?

11. Como diferenciar a dengue da febre chikungunya?

Confira também:

Febre chikungunya: saiba mais sobre a doença

O que é o Vírus Zika?

Saiba mais sobre a febre amarela, doença que pode ser evitada pela vacinação

 

1. O que é a dengue?

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus, muito comuns em áreas tropicais.

O mosquito Aedes aegypti, principal vetor da doença no Brasil, costuma se proliferar dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis), em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.) e, ao contrário do mosquito comum, que pica somente à noite, pica também durante o dia.

Em razão do seu grande potencial de disseminação, a doença é considerada um grave problema de saúde pública. Estima-se que 50 milhões de casos de infecções por dengue ocorram em todo o mundo anualmente.

2. Como a dengue é transmitida? Eu posso pegar dengue de uma outra pessoa?

Ao contrário de outras doenças virais, a dengue não é transmitida pelo ar ou por contato direto ou indireto com pessoas doentes. A dengue precisa de um vetor para passar de uma pessoa para outra e isso é feito exclusivamente pelo mosquito.

Como isso acontece? Quando a fêmea do mosquito Aedes pica uma pessoa com a doença, o vírus infecta o inseto. Após um período de oito a doze dias de incubação, o mosquito pode transmitir o vírus para outras pessoas ao picá-las, permanecendo infectado pelo resto de sua vida, que dura de 6 a 8 semanas.

O período de incubação do vírus homem varia em média de 5 a 6 dias. Após este período surgem os sintomas da doença.

Já foram registrados casos de transmissão vertical, da gestante para o bebê, e por transfusão sanguínea, mas essas ocorrências são consideradas muito raras.

3. Quais são os sintomas da dengue?

Os principais sintomas da dengue são febre alta, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido cutâneo, além de náuseas e vômitos.

Na fase inicial da dengue é difícil diferenciá-la de outras doenças como a gripe, por isso faz-se necessário o acompanhamento médico.

Entre o terceiro e o sétimo dia, alguns casos evoluem para a recuperação e cura da doença. Entretanto, alguns podem apresentar sinais da forma graves da doença, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, letargia, sonolência ou irritabilidade, hipotensão e tontura, entre outros, podendo levar o paciente à morte.

Em alguns casos, a doença não chega a manifestar sintomas e a infecção acaba sendo detectada mais tarde em exames laboratoriais que o paciente venha a fazer.

 

A dengue ameaça mais de 40% da população mundial. Saiba mais na reportagem:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Dengue ameaça mais de 40% da população mundial

4. Qual é o tratamento indicado para dengue?

Se estiver com suspeita de dengue, o mais indicado a fazer é procurar o serviço de saúde mais próximo. Também é recomendado fazer repouso, ingerir bastante líquido (água, sucos, soro caseiro ou água de côco) e evitar tomar qualquer medicamento sem prescrição médica.

Como não existem medicamentos específicos contra a dengue, o tratamento clínico é feito de modo a aliviar os sintomas da doença.

5. Como se prevenir da dengue?

Como ainda não há um medicamento específico contra o vírus causador da dengue, o melhor jeito de se prevenir contra a doença é combatendo a proliferação de seu vetor, ou seja, do mosquito transmissor, eliminando os possíveis criadouros do Aedes.

Para reduzir a possibilidade de picadas em ambientes fechados, o Ministério da Saúde recomenda o uso de inseticida doméstico em aerossol, espiral ou vaporizador, além da instalação de telas em janelas e portas.

O uso de repelentes com DEET, IR3535 ou Icaridin sobre a pele, de acordo com as orientações de uso do fabricante, pode ser utilizado como proteção às picadas dos mosquitos durante o dia.

6. Existe vacina contra a dengue?

Até o momento não existe nenhuma vacina contra a dengue sendo utilizada no Brasil, mas existem vários projetos de vacinas em testes.

Apenas a vacina desenvolvida pelo Laboratório Sanofi Pasteur acaba de passar pela fase de testes. O laboratório deve entrar com pedido de avaliação da vacina na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no primeiro trimestre de 2015, e a expectativa é que até o final do ano que vem ela esteja registrada no Brasil para ser vendida e até usada pela rede pública.

7. Como é o Aedes Aegypti? Qual o seu ciclo de vida?

O mosquito Aedes aegyptO Aedes aegypti é um mosquito que mede menos de um centímetro, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite.

Além da dengue, o mosquito também é vetor dos vírus que causam a febre amarela, a chikungunya e a febre zika.

O ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento, em que as fêmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos (por isso, elas picam), ocorre a transmissão da doença.

Os ovos do mosquito são extremamente resistentes e podem sobreviver vários meses em criadouros secos até que a chegada de água propicie a incubação. Uma vez imersos, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, das quais surgem as pupas, que, por sua vez dão origem ao mosquito adulto.

 

Pesquisadores da UFMG criam produto capaz de ajudar no combate à dengue e à febre chikungunya. Assista a reportagem:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Pesquisadores da UFMG criam produto capaz de ajudar no combate à dengue e à febre chikungunya

8. Como o vírus da dengue age no corpo humano, após a picada do Aedes?

O vírus da dengue invade alguma célula (pode ser do fígado ou um glóbulo branco, por exemplo) e inicia um processo de multiplicação, até que esta se rompa. A partir daí, outras células são invadidas, até que o sistema imunológico identifique a ação e crie anticorpos. Esse processo se dá, geralmente, no quinto ou sexto dia de doença.

9.  A dengue pode matar?

A morte por dengue acontece quando a pessoa sofre uma lesão muito grave no fígado, desidrata ou tem grande queda de pressão arterial ou do número de plaquetas.

10. Apenas quem tem dengue mais de uma vez desenvolve a forma hemorrágica?

Não. A maioria dos casos hemorrágicos ocorre na reincidência da doença, mas algumas pessoas podem desenvolver forma mais grave da doença já na primeira vez em que contrair a dengue. 

11. Como diferenciar a dengue da chikungunya?

A febre chikungunya é uma doença viral também transmitida pelo mosquito Aedes aegypt, além do Aedes albopictus. O vírus causador da doença é o CHIKV, do gênero Alphavirus. Há alguma décadas, a circulação do vírus se restringia a países do continente africano, mas nos últimos anos a disseminação se ampliou, inclusive com casos no Brasil. Os sintomas da doença são muito parecidos com os da dengue: febre alta, conjuntivite, dor e inchaço nas articulações (especialmente nas mãos e nos pés), além do aparecimento de pequenas pústulas na pele (exantema) e de outros sintomas característicos da virose como dor de cabeça, dor muscular, vômito e fadiga.

Em alguns casos, a dor nas articulações é tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.

Por todas as semelhanças com outras doenças, a confirmação do diagnóstico de chikungunya é feito a partir da análise clínica de amostras de sangue. As mortes relacionadas à infecção por CHIKV bastante incomuns.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário