one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Comprimidos de remédio

Imagem:

Compartilhar:

Você sabe como descartar remédios vencidos?

Criado em 12/06/15 09h14 e atualizado em 12/06/15 09h22
Por Rádios EBC

Em entrevista ao programa Falando Francamente, da Rádio Nacional da Amazônia, o farmacêutico Daniel Jackson Pinheiro Costa falou sobre os perigos do descarte incorreto dos medicamentos vencidos.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Você sabe como descartar corretamente medicamentos vencidos?

Segundo ele, os cuidados começam desde o armazenamento correto dos medicamentos nos laboratórios, nas farmácias e nas residências. Sem esse cuidado, o medicamento pode sofrer alterações que podem resultar em graves consequências para a saúde.

Daniel Jackson cita exemplos de como guardar os medicamentos em locais longe da luz solar e da umidade (por isso, o banheiro não é o local certo para colocar remédios) e dá dicas para deixá-los longe do alcance das crianças. Outra recomendação do farmacêutico é comprar medicamentos apenas com orientação médica ou do seu farmacêutico.
 
Para o descarte de medicamentos vencidos, o ideal seria, segundo ele, que cada município tivesse o seu gerenciamento de descarte de resíduos e não apenas de medicamentos. A população deve procurar a Vigilância Sanitária para obter a relação de locais onde esses produtos devem ser descartados e, também, as farmácias e os postos de saúde, que devem servir como locais de escape.
 
Daniel Jackson lembra, ainda, que não se deve jogar remédios vencidos no vaso sanitário ou na pia, porque eles podem contaminar o lençol freático, o que pode trazer sérios danos à saúde e ao meio ambiente. Ele ressalta: "Em cada esquina, a sociedade tem que ter a farmácia e o farmacêutico como guardiões da sua saúde".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário