one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Banco de dados sobre gêmeos pode ajudar na cura de doenças

Criado em 30/07/15 16h25 e atualizado em 30/07/15 17h05
Por Guilherme Coura, Rádio UFMG Educativa Fonte:Radioagência Nacional

O Registro Brasileiro de Gêmeos é um projeto coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo é reunir diversas informações sobre gêmeos do país para contribuir com pesquisas na área de saúde.

Ouça no áudio da Radioagência Nacional:

Banco de dados sobre gêmeos pode ajudar na cura de doenças 

Segundo a pesquisadora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, Daniela Junqueira, O cadastro pode ter várias aplicações para os estudos na área da saúde. A pesquisadora ressalta que para fins de pesquisa é importante analisar os casos de gêmeos univitelinos (desenvolvidos a partir de um mesmo óvulo e um mesmo espermatozoide, quase idênticos) e bivitelinos (provêm de dois óvulos e dois espermatozoides diferentes) para se diferenciar os fatores genéticos dos ambientais.

Somente em 2013, mais de 50 mil dos nascimentos no Brasil foram de gêmeos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda em fase inicial, o Registro Brasileiro de Gêmeos, por enquanto conta com 100 indivíduos cadastrados. A expectativa é que dentro de três anos, o projeto tenha três mil. O cadastramento é voluntário, e pode ser feito no site www.gemeosbrasil.org

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário