one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A mostra conta com painéis fotográficos que contam os embates entre as organizações brasileiras ligadas à saúde pública e a indústria do fumo

Imagem:

Compartilhar:

Saiba quais são os riscos que o fumo traz ao organismo humano

Criado em 28/07/15 19h39 e atualizado em 28/07/15 19h47
Por Ser Saudável Fonte:TV Brasil

Desde que foram comprovados os malefícios do cigarro, fumar deixou de ser sinônimo de elegância. São mais de 40 doenças relacionadas ao tabagismo, que diminuem o tempo de vida dos homens em dez anos e, para as mulheres, esse número aumenta para 14. O tabaco é capaz de causar as mesmas doenças para qualquer pessoa que inala a fumaça, seja fumante ou não.

No Ser Saudável, a apresentadora Lívia Hartmann, que é médica, acompanha a história de quem conseguiu vencer a dependência do tabaco. Delmar da Silva, 58, fumava desde os 19 anos. Por conta de um princípio de infarto e histórico de morte na família, causado justamente pelo cigarro, Delmar buscou motivação para abandonar a dependência. A qualquer momento em que se decide parar de fumar, o risco de doenças relacionadas ao cigarro já começa a ser reduzido. Para Delmar, a decisão de abdicar do tabagismo foi determinante para melhorar sua qualidade de vida. Claro que o apoio da família e o tratamento com medicamentos foram fundamentais para a transformação.

O programa mostra por que o cigarro causa dependência e quais os efeitos no organismo. Além das formas de tratamento, que especialistas descrevem e esclarecem.

Entre os especialistas estão a médica e chefe do programa de tratamento do tabagismo INCOR/USP, Jaqueline Issa; e o psiquiatra do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre, Ângelo Campana. Este episódio foi produzido sob orientação do professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unisinos, Rogério Horta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário