one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Esteatose hepática: saiba como prevenir o excesso de gordura no fígado

Criado em 27/08/15 14h49 e atualizado em 27/08/15 15h10
Por Amazônia Brasileira- Rádio Nacional da Amazônia Fonte:EBC Rádios

A esteatose hepática, doença que é o excesso de gordura depositada no fígado foi tema do Amazônia Brasileira desta quinta-feira (27). O programa conversou com o hematologista Paulo Soares, sobre as causas, complicações e as formas de prevenção da doença. 

De acordo com o hematologista, que é médico do Hospital do Coração do Brasil, as causas mais comuns são a obesidade e o excesso de ingestão de álcool. O paciente obeso possui excesso de gordura corporal, e consequentemente, o fígado acumula essa gordura, afirma.
 
Segundo ele, o risco de desenvolver a esteatose hepática aumenta quando o paciente obeso ingere álcool em demasia.
 
Fatores genéticos também podem desenvolver o problema, como afirma Paulo Soares:

“Em uma população obesa, 70% das pessoas vão ter algum grau de esteatose hepática. Entre as pessoas que não tem excesso de peso, menos de 20% apresentam esteatose hepática. Essas pessoas magras com esteatose hepática, possuem fatores genéticos que propiciam isso, que são os mesmos que causariam diabetes nessas pessoas, inclusive a esteatose hepática pode preceder um diabete tipo II.”

Ouça a entrevista na íntegra e entenda melhor sobre a Esteatose Hepática:

Esteatose hepática: saiba como prevenir o excesso de gordura no fígado

A esteatose hepática possui três níveis: leve, moderado e grave. O hematologista explica que caso o paciente chegue a um nível como o moderado ou grave, a esteatose hepática pode causar uma inflamação no fígado que pode levar a uma falência hepática ao longo dos anos. “Ele pode ter uma cirrose secundária por esteatose hepática, sem nunca ter bebido, só pela lesão direta da gordura inflamando aquele fígado cronicamente”, diz.
 
O médico alerta que, por não apresentar sintomas na fase inicial, esta é uma doença difícil de ser percebida, sem os exames adequados: “É uma doença silenciosa, ela só vai dar os sintomas nas fases muito avançadas ou quando o paciente apresenta falência hepática”. O exame está disponível no SUS.
 
Sendo assim, a alimentação e o sedentarismo tem influência direta nesse acumulo, ressalta, ao dizer que caso o paciente perca 5% do peso corporal, a diminuição da esteatose hepática será significativa. Para se controlar a esteatose hepática o médico orienta uma dieta adequada e a prática de exercício físico.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário