one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Marabá (PA) registra 19 casos de leishmaniose em humanos

Criado em 29/08/15 19h30 e atualizado em 29/08/15 19h35
Por Gabriel Silveira Fonte:Radioagência Nacional

O município de Marabá, no Pará, já registrou este ano 19 casos de leishmaniose em humanos. Destes, quatro casos resultaram em mortes. As ocorrências são exclusivas nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Araguaia, Quilometro 7 e Folha 8.  

Creative Commons - CC BY 3.0 - Marabá (PA) registra 19 casos de leishmaniose em humanos

O Departamento de Vigilância em Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses têm intensificado o combate à doença no município desde o mês de julho.

Segundo a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Vanice Silva, a ação abrange trabalhos educativos, limpeza e, mais recentemente, o controle químico por meio da borrifação de remédios.

A leishmaniose é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui, que, ao picar, introduz um protozoário que se reproduz dentro das células do sistema imunológico. Pode se manifestar de duas formas: tegumentar ou visceral.
 
Em Marabá, além dos 19 casos da doença em humanos, já foram registrados 400 casos do tipo visceral em cães.
 
A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses orienta que a melhor forma de se prevenir a doença é evitar ambientes propícios a reprodução do mosquito. Também é importante estar atento para o contagio em animais de estimação.
 
Para conter a proliferação da doença nos cães, o Centro de Controle de Zoonoses realizou um mutirão nos bairros Nossa Senhora Aparecida e Araguaia.
 
Além de orientações sobre cuidados para evitar a contaminação, a ação comunitária realizou a coleta de sangue dos animais a fim de detectar os infectados. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário