one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

OMS quer erradicar doenças tropicais negligenciadas até 2020

Criado em 28/08/15 11h41 e atualizado em 28/08/15 11h47
Por Leda Letra Fonte:Rádio ONU

A Organização Mundial da Saúde, OMS, revelou nesta quinta-feira um plano global para eliminar as doenças tropicais negligenciadas, DTNs, até 2020. A proposta é integrar melhores serviços de água, saneamento e higiene em intervenções públicas de saúde.

A diretora de Saúde Pública da OMS explica que já existem soluções para combater as DTNs. Maria Neira cita como exemplos o acesso à água potável, o manejo adequado do esgoto, a melhoria das condições de higiene e um melhor manejo ambiental.

Creative Commons - CC BY 3.0 - OMS quer erradicar doenças tropicais negligenciadas até 2020

Comunidades Pobres

Doença de Chagas, leishmaniose, hanseníase, dengue e raiva fazem parte do grupo de 17 doenças tropicais negligenciadas. São causadas por vermes, protozoários, bactérias ou vírus. Segundo a OMS, 1 bilhão de pessoas pobres em 149 países são afetadas.

Um relatório recente da agência mostra que mais de 660 milhões de pessoas não têm acesso a fontes de água limpa. Além disso, o saneamento adequado não está disponível para 2,5 bilhões. Falta de higiene e esgoto a céu aberto são fatores de risco para a transmissão de várias DTNs.

Mortes

Mais de meio milhão de pessoas morrem, por ano, após contrair uma dessas doenças. Por isso, a OMS defende que intervenções para melhorar a higiene e o saneamento serão essenciais para eliminar as DTNs.

Outro benefício do projeto será a melhoria de vida nessas comunidades mais pobres. Além de promover boas condições de higiene e saneamento, a OMS tem outras quatro estratégias: quimioterapia preventiva, intensificação do manejo de doenças, controle de vetores e serviços públicos de saúde veterinária.

O projeto de cinco anos está em linha com uma resolução da Assembleia Mundial da Saúde, que pede a formulação de uma nova estratégia para promover melhores hábitos de saneamento e higiene.

Tags:  saúde, OMS, doenças
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário