one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fita métrica peso obesidade

Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

Compartilhar:

Entenda a relação entre obesidade e saúde ocular

Criado em 18/10/15 19h08 e atualizado em 18/10/15 19h24
Por Cotidiano/Rádio Nacional de Brasília Fonte:Rádios EBC

A obesidade pode interferir na saúde ocular? Para esclarecer essa dúvida, o Cotidiano conversou com o oftalmologista Ramon Barreto.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Entenda a relação entre obesidade e saúde ocular

Ele explica que a obesidade acarreta aumento da pressão arterial, e isso pode afetar o fundo do olho. É comprovado que a glicemina ou glicose no sangue pode aumentar o risco da diabetes, que traz várias alterações nos vasos sanguíneos da retina, causando a cegueira que, se não tratada em tempo pode ser irreversível.
 
Segundo o oftalmologista, quanto à pressão alta, essa também pode causar a perda da visão. Essas alterações, tanto a diabetes quanto a pressão alta são doenças mais comuns em obesos. Ramon Barreto diz que o colesterol e os triglicerídeos altos prejudicam a circulação sanguínea do fundo do olho e causam problemas de visão: "o corpo todo é afetado com a obesidade, e por isso é importante controlar a glicose, o colesterol, evitar alimentos gordurosos, evitar os fast foods, comer mais frutas e vegetais", aconselha.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário