one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mãe e bebê em casa de parto

Imagem: Marcelo Casal /ABr

Compartilhar:

Além do zika vírus, microcefalia está associada a outras doenças na gravidez

Criado em 02/12/15 11h52 e atualizado em 02/12/15 13h02
Por Amazônia Brasileira Fonte:Rádios EBC

A confirmação feita pelo Ministério da Saúde da relação direta entre a microcefalia e o zika vírus, na maioria dos casos registrados nas últimas semanas, gerou alerta mundial.

Leia também: Entenda o que é a microcefalia e por que há um aumento dos casos em Pernambuco

O Amazônia Brasileira conversou com o neurocirurgião, Mauro Takau, que deu mais detalhes sobre o problema.

Ele explica que a Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça da pessoa é menor do que a de outros da mesma idade e sexo. O crânio não desenvolve corretamente, porque o tecido cerebral não cresce. O corte para a suspeita de microcefalia é a medida do perímetro cefálico abaixo de 33 centímetros, afirma Takau.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Além do zika vírus, microcefalia está associada a outras doenças na gravidez

Várias doenças podem estar relacionadas a microcefalia, além do zika vírus, a rubéola, outras infecções como por citomegalovírus, toxoplasmose e uso de drogas também podem levar à má-formação, lembra o neurologista.

A criança com microcefalia pode desenvolver alguns problemas como: retardo mental, distorções faciais, atraso no desenvolvimento psicomotor e de fala, dificuldade de sucção, hiperatividade, epilepsia, nanismo ou baixa estatura, dificuldades de coordenação e equilíbrio, alterações neurológicas, elenca o neurologista. “É importante ressaltar que algumas crianças com microcefalia terão a inteligência normal. Esses atrasos vão melhorando com a ajuda de uma equipe profissional, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, professores.” Ressalta.

Durante a entrevista, o médico ainda faz um alerta: “Pouco se sabe sobre a relação do desenvolvimento da microcefalia e o zika vírus. O que se sabe, por experiência de outras infecções no período de vida intrauterina, é que o primeiro trimestre, são os meses mais importantes no desenvolvimento do sistema nervoso central, ou seja, seria a época da gravidez em que a gestante estaria mais suscetível a ter algum problema intrauterino que afete o desenvolvimento neuronal do seu bebê”.

Quer saber mais sobre o programa que é a voz da região? Ouça o Amazônia Brasileira, de segunda a sexta, às 8h, pela Rádio Nacional da Amazônia, e às 6h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário