one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Casos de microcefalia no Brasil aumentam 20 vezes e OMS emite alerta

Criado em 03/12/15 11h22 e atualizado em 03/12/15 11h30
Por Leda Letra Fonte:Rádio ONU

A Organização Mundial da Saúde, OMS, e a Organização Panamericana da Saúde, Opas, divulgaram um alerta sobre o vírus zika nas Américas. Segundo o informe, até terça-feira, nove países confirmaram a circulação do vírus: Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai, Suriname e Venezuela.

Os primeiros casos no Brasil foram confirmados em maio e até agora, a circulação está comprovada em 18 estados, de todas as regiões do país. A enfermidade viral transmitida pelo zika causa febre, dores nas articulações, nos músculos e na cabeça, mal-estar geral e conjuntivite.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Casos de microcefalia no Brasil aumentam 20 vezes e OMS emite alerta

Microcefalia

Segundo a OMS, os sintomas aparecem de três a 12 dias após a picada do mosquito vetor. No comunicado, a agência nota que recentemente o Brasil detectou um aumento incomum de recém-nascidos com microcefalia.

Até 30 de novembro, foram 1.248 casos registrados no país, 99,7 para cada 100 mil nascimentos. A OMS/Opas fala em sete bebês que não sobreviveram.

No ano 2000, a prevalência de microcefalia no Brasil foi de 5,5 casos por 100 mil nascidos vivos e em 2010, a média era de 5,7 casos. Os dados demonstram um aumento de 20 vezes da taxa observada nos anos anteriores.

Relação

Na semana passada, o Ministério da Saúde do Brasil estabeleceu uma relação entre o aumento dos casos de microcefalia e a infecção pelo vírus zika. A confirmação da presença do genoma do vírus num recém-nascido com microcefalia foi feita pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém, Pará.

No comunicado conjunto, OMS e Opas confirmam que a hipótese de relação entre o vírus e os casos de microcefalia não pode ser descartada e apresentam recomendaçãoes para as autoridades de saúde.

É feito um apelo aos países onde circula o mosquito Aedes aegypti, para que implementem uma estratégia eficaz de controle do vetor. Ao detectar o vírus zika em uma área, a OMS pede que seja monitorada a dispersão da infecção e vigilância sobre a presença do vírus em novas regiões.

Precauções

Outro pedido aos países é sobre a vigilância do surgimento de problemas neurológicos em adultos e crianças, para que os profissionais de saúde possam dectecar a relação dos sintomas com o zika. Como não há vacina, o tratamento tem como foco o alívio dos sintomas.

A OMS reafirma a importância de garantir que grávidas tenham acesso ao pré-natal e para as mulheres que residem em áreas com o vírus zika, a recomendação é que tomem precauções para evitar o contato com o vetor.

Algumas medidas que podem ser tomadas são o uso de mosquiteiros, de roupas que cubram as extremidades, como camisas com manga e calças, para reduzir o risco de picada e a utilização de repelentes.

As autoridades de saúde pública também precisam passar essas recomendações aos viajantes que seguem para locais onde há circulação da dengue e do vírus zika.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário